Desde o início de 2020, o Governo Federal Brasileiro publicou o Decreto nº 10.278, que define os requisitos técnicos para a digitalização de documentos públicos e privados. Nele, há todos os apontamentos necessários para que documentos digitalizados tenham o mesmo valor jurídico que os físicos. Sendo assim, é necessário atender a cinco requisitos básicos:
Integridade e confiabilidade
É necessário que o documento digitalizado esteja exatamente igual ao físico e que haja um meio de comprovação de identidade e autoria;
Rastreabilidade e audibilidade
Os procedimentos executados e o histórico dos materiais digitalizados no sistema utilizado devem ser informados;
Qualidade da imagem, da legibilidade e do uso: é necessário seguir normas técnicas estabelecidas no decreto, que incluem resolução mínima, cor, tipo original e formato do arquivo;
Confidencialidade do documento
É necessário que a ferramenta ou sistema utilizado na digitalização dos documentos conceda níveis distintos de acesso, conforme os parâmetros de confidencialidade;
Interoperabilidade entre sistemas informatizados
A interoperabilidade refere-se à capacidade que dois sistemas informatizados têm de se comunicar de maneira transparente e eficaz. Assim, é necessário que ambos os sistemas atuem de maneira integrada e que os arquivos sejam salvos em formato aberto. O Decreto 10.278 estabelece o padrão no formato PDF/A, pois este modelo de arquivo permite que o documento seja sempre reproduzido da mesma maneira que foi salvo.
Neste cenário, contar com ferramentas como o software Info Input, da Kodak Alaris, é indispensável para realizar o processamento inteligente de documentos de forma alinhada com a lei, já que o mesmo atende a todos os requisitos, inclusive inserindo metadados em PDFs sem modificá-los. A utilização do software ainda resulta em aumento na eficiência de processos, permitindo a captura de documentos mais rápida e o acesso às informações onde quer que esteja, por meio de um aplicativo de captura móvel e via web, fácil de usar e implementar. Com recursos inteligentes, como indexação avançada e extração especializada, é possível fornecer informações aos processos de negócios mais rapidamente.
Além disso, a Kodak Alaris ainda disponibiliza scanners como é o caso do S3000 Max, que pode digitalizar a 600 dpi, atendendo ao item 1 e 3.
Sobre a divisão Alaris da Kodak Alaris
A Kodak Alaris é uma provedora do setor de soluções de captura de informações que simplificam os processos de negócios. A empresa trabalha para ajudar o mundo a entender as informações com soluções conectadas e inteligentes, habilitadas por décadas de inovação na ciência da imagem. As premiadas linhas de scanners, software e serviços estão disponíveis em todo o mundo e através de uma rede de parceiros de Canal.
Serviço
www.alarisworld.com/pt-br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo