book_icon

Aposentadoria não é sinônimo de abandono de carreira no mercado atual

Adiamento da saída do mercado de trabalho faz alerta para que empresas estejam prontas e invistam no diferencial competitivo sênior

Aposentadoria não é sinônimo de abandono de carreira no mercado atual

O índice de idosos inseridos no mercado de trabalho pulou de 5,9% para 7,2% em sete anos, segundo a amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse aumento mostra como a aposentadoria tardia tem impactado positivamente as chances de as empresas se adaptarem e proporcionarem ambientes corporativos que estejam prontos para receber essa força de trabalho experiente e disposta a aprender novas tendências.

O desejo de uma rotina ativa e o fato de 52% dos idosos brasileiros serem considerados os principais responsáveis pelo sustento da casa, segundo Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, são alguns dos principais motivos da permanência dessa parcela da sociedade como funcionários ativos no mercado. Mesmo que existam inúmeras razões, a nova realidade pode servir de oportunidade para as pequenas, médias e grandes empresas ao redor do mundo utilizarem o conhecimento e maturidade desses profissionais.

Mesmo que existam inúmeras razões, a nova realidade pode servir de oportunidade para as pequenas, médias e grandes empresas ao redor do mundo utilizarem o conhecimento e maturidade desses profissionais

“A sociedade vem se transformando a todo instante com as novas tecnologias, inclusive na forma como o trabalho é visto atualmente – nem sempre como algo obrigatório para o sustento, mas uma ótima oportunidade de desenvolvimento e abertura de ciclos, amizades, convivência e rotina. Está nas mãos das empresas saberem a melhor forma de agregar toda essa experiência disponível a seu favor”, afirma Vera Thomaz, diretora comercial da Unentel.

Empresas estão prontas para investir nesse diferencial competitivo?
O que gera dúvidas nas pessoas é o fato de o cargo sênior muitas vezes ser preenchido por profissionais que ainda não chegaram aos 60 anos, faixa etária classificada como início da terceira idade pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, essas ocorrências ilustram que, mesmo com toda a experiência e mais anos de atuação, muitas vezes essa parcela da sociedade não encontra espaço para se manter ou se recolocar no mercado de trabalho.

Os profissionais idosos, das mais variadas áreas, demandam uma atenção especial do time de Recursos Humanos, que busca internalizar e integrar essa bagagem com o restante do time. Porém, o enriquecimento que a ação gera no nível de senioridade de uma empresa é o que gera diferencial competitivo no mercado.

“Uma das principais formas de inclusão é a oferta de processos seletivos que realmente foquem na busca de experiência e aprendizado, não apenas na idade. Além disso, ações internas de conscientização e integração do time tornam empresas e colaboradores capazes de incluir e contar com essa força de trabalho no dia a dia”, explica Vera.

“Um Senhor Estagiário”
Um bom exemplo para esclarecer esse processo no mundo atual é o filme “Um Senhor Estagiário”, dirigido por Nancy Meyers e lançado em 2015. Naquele ano, o tema já estava em alta, e o longa-metragem mostra como a integração entre diferentes faixas etárias é a chave para o sucesso. No enredo, o viúvo Ben Whittaker, personagem que ganhou vida pelo ator Robert De Niro, se candidata para uma vaga de estagiário em uma empresa que é estruturada em tecnologia, desafiando o comum e trazendo uma perspectiva de atuação que complementa a rotina dos trabalhadores mais jovens.

“Este filme elucida da forma mais pura possível o impacto de um profissional idoso e experiente em uma companhia. Acredito que a disposição para aprender e a capacidade de compartilhar conhecimentos anteriores são pilares valiosos para as empresas modernas manterem no radar”, indica Vera.

Imagem: reprodução Freepik.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.