A Inteligência Artificial e o ChatGPT têm influenciado diretamente o mundo dos profissionais remotos e freelancers. Atualmente, milhares de empresas têm utilizado a tecnologia para o desenvolvimento e a criação de projetos voltados às áreas de inovação, redação e marketing, por exemplo. Em algumas situações, a ferramenta é vista como um concorrente direto dos trabalhadores remotos. No entanto, há alguns riscos no seu uso indiscriminado.
Por ser uma ferramenta gratuita, algumas companhias ficam tentadas a adotá-lo no lugar de profissionais capacitados, mas existem grandes chances de projetos gerados por ele não serem originais, ou se parecerem significativamente com outros produtos. Isso porque o ChatGPT é uma inteligência baseada em aprendizado, desenvolvida para entregar resultados a partir do que já existe.
“A Inteligência Artificial e o ChatGPT são tecnologias inovadoras, fazem parte desta nova revolução, que tem brilhado os olhos do mercado, empresas e pessoas no mundo inteiro. Sua utilização vem numa crescente diária, mas a humanização dos processos ainda é um fator essencial para o sucesso de um projeto e a execução de planejamentos. A tecnologia é uma aliada, mas tudo precisa ser feito por meio de muito estudo e estratégias, para que não seja generativo e repetitivo, sem identidade”, declara Juan Zaragoza, cofundador e CCO da Crowd, plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 25 mil profissionais.
Para ser capaz de contribuir significativamente na humanização das entregas, o profissional remoto precisa acompanhar as mudanças do mercado de inovação e suas novas tendências, por meio de cursos, graduações e investimentos na capacitação profissional. O estudo Futuro do Trabalho, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, mostra que 23% das ocupações devem se modificar até 2027.
“É necessário realizar essa constante atualização curricular por parte dos profissionais que desejam manter-se no mercado e receber boas propostas de contrato. Somente assim os freelancers podem continuar contribuindo com ideias inovadoras e se preparar para as novas necessidades dos negócios e as demandas de trabalho”, conclui Juan.
Sobre a Crowd
A Crowd é uma plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 25 mil profissionais e squads remotos, entre desenvolvedores, UX/UI designers, gestores de tráfego, redatores e diversos outros especialistas em marketing e tecnologia. Com mais de 6 anos de atuação, a Crowd oferece recursos completos para atender às diversas demandas de marketing e tecnologia das empresas.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo