book_icon

Apenas 5% dos líderes de RH já implementaram a IA generativa, diz Gartner

Segundo a pesquisa, o setor de RH ​​espera assumir um papel de liderança na evolução da IA ​​generativa dentro das corporações e já estão colaborando com as áreas jurídicas e de TI

Apenas 5% dos líderes de RH já implementaram a IA generativa, diz Gartner

Uma pesquisa do Gartner com líderes de RH realizada no fim de junho revelou que apenas 5% dos líderes de RH relatam que já implementaram a IA generativa em suas atividades, enquanto outros 9% relataram que estão atualmente conduzindo pilotos de IA generativa. “Mais da metade dos líderes de RH entrevistados pelo Gartner disseram que estão atualmente explorando como podem usar a IA generativa sem nada definido ainda”, disse Dion Love, vice-presidente de Consultoria na prática de RH do Gartner. “Por outro lado, 14% dos líderes de RH não planejam usar a IA generativa no curto prazo”, afirmou o executivo.

Os líderes de RH que responderam à pesquisa do Gartner disseram que as operações de RH – tarefas administrativas, políticas, geração de documentos – e recrutamento, incluindo descrições de cargos, são os casos de uso mais priorizados em suas organizações atualmente.

Nossa pesquisa revelou que a maioria dos líderes de RH espera uma diminuição no número de funcionários na função de RH uma vez que a IA generativa, assim que implementada, irá proporcionar um aumento da eficiência

“As organizações progressivas começarão a ampliar a forma como usam a IA generativa – por exemplo, nossa pesquisa de 21 de junho revelou que mais de um quarto dos líderes de RH planejam usar a IA generativa para desenvolver planos personalizados de desenvolvimento de carreira”, disse Helen Poitevin, vice-presidente analista na prática de RH do Gartner.

A pesquisa do Gartner revelou que dos 167 líderes de RH que responderam, mais de 60% estão participando de discussões em toda a empresa sobre o uso de IA generativa em suas organizações. Cinquenta e oito por cento dos líderes de RH relataram que estão colaborando com os líderes de TI e 45% estão colaborando com a função jurídica e de conformidade de sua organização para explorar os possíveis casos de uso.

“O RH ​​espera assumir um papel de liderança na evolução da IA ​​generativa; 35% dos 133 líderes de RH que responderam à pesquisa do Gartner esperam liderar a abordagem de ética de IA em toda a empresa de sua organização”, observou Poitevin.

Entre 177 líderes de RH entrevistados, 84% acreditam que a IA generativa tornará as atividades de RH existentes mais produtivas, enquanto dois terços acham que a IA generativa eliminará atividades redundantes dentro da função.

“Nossa pesquisa revelou que a maioria dos líderes de RH espera uma diminuição no número de funcionários na função de RH uma vez que a IA generativa, assim que implementada, irá proporcionar um aumento da eficiência”, disse Love.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.