book_icon

Akamai anuncia novos sites, serviços e recursos de computação em Nuvem

Os novos sites marcam o primeiro grande passo no esforço da Akamai para colocar computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços no mesmo backbone

Akamai anuncia novos sites, serviços e recursos de computação em Nuvem

A Akamai Technologies, a empresa de Nuvem que alimenta e protege a vida online, anunciou nesta quarta-feira (12/7) que inaugurou três sites de computação em Nuvem que dão vida à visão da empresa para uma novo tipo de Nuvem projetado para atender às necessidades de aplicativos modernos, que exigem maior desempenho, menor latência e verdadeira escalabilidade global que as arquiteturas atuais não foram criadas para fornecer. Outros dois sites devem ser abertos no fim deste trimestre.

Os novos sites marcam o primeiro grande passo no esforço da Akamai para colocar computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços no topo do mesmo backbone subjacente que alimenta sua rede hoje – uma pegada massivamente distribuída, abrangendo mais de 4,2 mil locais em 134 países.

Os novos sites e recursos de computação em Nuvem fazem parte do Akamai Connected Cloud, uma plataforma de Borda e Nuvem amplamente distribuída para computação em Nuvem, segurança e entrega de conteúdo

“Cargas de trabalho distribuídas requerem infraestrutura distribuída”, disse Adam Karon, diretor de Operações e gerente-geral do Cloud Technology Group da Akamai Technologies. “Arquitetura de Nuvem legada e centralizada não foi projetada para as demandas de desenvolvedores e empresas desafiadas a oferecer melhores experiências de usuário que exigem cada vez mais colocar aplicativos e dados mais próximos do cliente”, comentou.

A Akamai está adotando uma abordagem fundamentalmente nova para a computação em Nuvem, que muda a forma como os desenvolvedores e as empresas criam, implementam e protegem aplicativos e dados em toda a continuidade da computação, do núcleo à Borda. Para o lançamento dos novos sites, a Akamai reinventou os princípios convencionais de design de Data Center. Além de dimensionar seus principais serviços de computação em Nuvem, a Akamai também usou sua experiência de entrega de conteúdo para conectar cada site ao massivo backbone global da empresa. Ao fazer isso, a Akamai traz a simplicidade, acessibilidade e acessibilidade de seus serviços de computação em Nuvem baseados em Linode para clientes comerciais maiores em uma arquitetura construída para a próxima década, não a última.

Cinco novos sites

Estrategicamente localizados em Paris (França, Washington, DC (EUA) e Chicago (EUA), com abertura em Seattle (EUA) e Chennai (Índia) no final deste trimestre, os novos locais da Akamai apresentam um novo design de arquitetura e configuração de hardware para permitir recursos de Nuvem escalonáveis ​​e de alto desempenho para usuários comerciais no mercado global da Akamai.

O novo sitel da Akamai em Washington, DC, coloca uma aposta no que é frequentemente considerado o centro de Data Center do mundo. A Virgínia do Norte contém mais da metade do estoque total do mercado de Data Centers primários nos Estados Unidos .

O novo site da empresa em Chicago oferece aos clientes da Akamai acesso a serviços de computação em Nuvem no quinto maior mercado de Data Centers do mundo. É uma opção de replicação atraente para cargas de trabalho Multicloud sensíveis à latência em execução na Filadélfia e Washington .

A presença da Akamai em Seattle dá à empresa acesso a uma crescente comunidade de desenvolvedores e clientes iniciantes. Seattle é o oitavo maior mercado dos Estados Unidos e se tornou um importante centro de Data Center para empresas no noroeste do Pacífico.

Seu novo site em Paris posiciona a Akamai para ajudar as empresas na União Europeia a enfrentar os crescentes desafios de soberania de dados. Paris tem a capacidade de data center de maior densidade da Europa .

O novo local da Akamai em Chennai dará à empresa maior acesso a um dos maiores hubs de TI da Índia. Em uma pesquisa de abril de 2023 com seus parceiros, a Akamai descobriu que 48% dos entrevistados na Índia estimaram que entre 21% e 40% dos orçamentos de TI seriam gastos na Nuvem.

“Aplicativos de próxima geração exigem infraestrutura de Nuvem que forneça latência drasticamente menor e melhor saída do que é possível atualmente com os provedores de Nuvem legados de hoje”, disse Karon. “O que estamos construindo é projetado para esse novo mundo. Temos uma vantagem exclusiva de ver a Nuvem de uma perspectiva diferente da maioria, dada a natureza de nossos negócios e base de clientes. E o feedback que ouvimos cada vez mais, não apenas de nossos próprios clientes, mas os clientes de nossos concorrentes, é que nossa visão de ponta resolve muitos dos desafios de escala e portabilidade que eles enfrentam com as atuais opções de Nuvem centralizada disponíveis para eles”, afirmou.

Novas instâncias Premium

A empresa também anunciou novas instâncias Premium que oferecem desempenho consistente, recursos previsíveis e alocação de orçamento e gerenciamento de SKU mais simples para cargas de trabalho comerciais maiores. Os novos tipos de instância garantem a atribuição à combinação de processador e hardware de melhor desempenho disponível. Eles também podem facilitar o gerenciamento de várias implantações e atualizações sem correspondência complicada de SKU, que geralmente pode gerar mais de 100 mil alterações por mês nos três principais provedores legados de hiperescala. O novo serviço premium, disponível em cada um dos sites recém-lançados da empresa, complementa as ofertas compartilhadas e dedicadas existentes da Akamai.

Duplicando a capacidade de armazenamento de objetos

Além disso, a Akamai anunciou que dobrou a capacidade de seu produto de armazenamento de objetos para 1 Petabyte e 1 bilhão de objetos por bucket. A atualização permite que as empresas acessem volumes de dados mais altos para criar aplicativos e soluções de análise escaláveis, de alto desempenho e nativos da Nuvem de baixa latência. Os clusters com os limites aumentados estarão disponíveis nos novos sites anunciados hoje.

Novo balanceador de carga global

Por fim, a empresa anunciou planos para lançar o Akamai Global Load Balancer no final deste trimestre, o primeiro de vários serviços integrados planejados após a aquisição da Linode pela Akamai. Os novos recursos globais de balanceamento de carga garantem nenhum ponto único de falha, roteando as solicitações de tráfego para o data center ideal para minimizar a latência.

O Akamai Global Load Balancer une a funcionalidade existente dos Linode Node Balancers para balanceamento de carga de tráfego local, com os serviços Akamai Global Traffic Manager e Application Load Balancer existentes. A integração resultante permite que os clientes selecionem entre o balanceamento de carga local e global na rede da Akamai e o número de sites em rápida expansão. A introdução do Akamai Global Load Balancer é um componente crítico da visão de nuvem conectada da Akamai.

Os novos sites e recursos de computação em Nuvem fazem parte do Akamai Connected Cloud, uma plataforma de Borda e Nuvem amplamente distribuída para computação em Nuvem, segurança e entrega de conteúdo que mantém os aplicativos e experiências mais próximos e as ameaças mais distantes. Anunciado em fevereiro, o Akamai Connected Cloud se baseia em 25 anos de experiência em dimensionamento e proteção da Internet para as maiores empresas do mundo.

Serviço
www.akamai.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.