book_icon

Ericsson anuncia fatiamento de rede 5G para dispositivos Android 14

Os provedores de serviços podem oferecer a seus assinantes a opção de desempenho aprimorado para aplicativos por meio de uma fatia de rede 5G

Ericsson anuncia fatiamento de rede 5G para dispositivos Android 14

Uma nova funcionalidade na próxima versão do Android 14, suportada pelo software de rede principal da Ericsson, permitirá que os usuários solicitem uma fatia (slicing) de rede 5G para melhorar o desempenho em horários específicos para qualquer aplicativo que possa usar uma fatia de rede 5G fornecida pelo provedor de serviços de comunicação (PSC).

A nova funcionalidade, habilitada com a versão mais recente da rede principal da Ericsson, bem como a versão mais recente do Android, destina-se a provedores de serviços para oferecer a seus assinantes consumidores a opção de desempenho aprimorado para aplicativos por meio de uma fatia de rede 5G como parte de seu 5G Standalone equipado planos de assinatura.

Aprimorar o slicing de rede com essa funcionalidade sob demanda dá aos provedores de serviços de comunicação mais opções e mais flexibilidade quando se trata de desenvolver serviços novos e empolgantes para assinantes

Para dispositivos com Android 12 ou superior, o Android já oferece suporte para fatiamento de rede 5G. A partir do Android 13, os desenvolvedores de aplicativos podem incluir funções e recursos em seus aplicativos para alinhar com determinadas características de rede (como menor latência, maior largura de banda ou outras características) oferecidas por uma fatia de rede provisionada por CSP.

Se o CSP oferecer uma fatia com essas características específicas e a capacidade de usar a fatia estiver incluída no aplicativo, o assinante poderá adquirir acesso a ela para uma experiência 5G exclusiva. Desde que o Android começou a oferecer suporte ao recurso de fatiamento de rede, a Ericsson e seus parceiros entregaram vários projetos pioneiros de fatiamento de rede usando o ecossistema de dispositivos Android.

O anúncio traz um elemento adicional de flexibilidade para o que é possível com fatiamento de rede em dispositivos Android, permitindo que uma fatia solicitada seja fornecida a um assinante mediante solicitação e por um período limitado de acordo com seu plano de assinatura. A fatia de desempenho aprimorada capacita os CSPs e desenvolvedores a adicionar flexibilidade aos aplicativos para atender melhor às necessidades dos assinantes e usuários, tornando mais fácil para eles obter a experiência que desejam, quando desejam, por quanto tempo desejam.

“Aprimorar o slicing de rede com essa funcionalidade sob demanda dá aos provedores de serviços de comunicação mais opções e mais flexibilidade quando se trata de desenvolver serviços novos e empolgantes para assinantes. Além disso, simplifica a integração dos assinantes para experimentar o verdadeiro valor do 5G. A Ericsson tem impulsionado uma experiência de serviço superior e também a monetização 5G desde o início.”, disse Monica Zethzon, chefe da Área de Soluções Core Networks da Ericsson

As características da fatia de rede e outros elementos da fatia de rede 5G, como duração, custo e disponibilidade, serão determinados e provisionados pelos CSPs que oferecem a função premium como parte do plano do assinante. Dependendo do que os desenvolvedores incluem em seus produtos, os CSPs podem capacitar os usuários a escolher, por exemplo, uma melhoria de desempenho para todos os aplicativos no dispositivo, uma fatia de desempenho aprimorada contínua para aplicativos habilitados ou desempenho adicional quando um aplicativo é iniciado (por exemplo, um jogo para celular).

A funcionalidade é suportada no dispositivo pela tecnologia User-Equipment Route Selection Policy (URSP), que permite que um dispositivo selecione dinamicamente uma fatia, ou várias fatias , fornecidas por um CSP. Ele é ativado no lado da rede por meio da evolução da rede Ericsson 5G Core, principalmente por recursos aprimorados no Ericsson Cloud User Management, Policy control and Service Activation and Secure Entitlement Server (SES), que permitirá que os CSPs notifiquem e informem os assinantes com informações sobre termos e condições, preço do recurso e métodos de pagamento, entre outros itens, e ajudam a gerenciar a elegibilidade do assinante, controle de qualidade do serviço, validade do tempo e atualizações de assinatura quando necessário.

Serviço
www.ericsson.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.