book_icon

Estrategistas corporativos apontam IA e Analytics como essenciais, diz Gartner

Eles disseram que, em média, 50% das atividades de planejamento e execução estratégica podem ser parcial ou totalmente automatizadas, sendo que atualmente apenas 15% o são

Estrategistas corporativos apontam IA e Analytics como essenciais, diz Gartner

De acordo com uma nova pesquisa do Gartner, 79% dos estrategistas corporativos consultados disseram que tecnologias como Analytics, Inteligência Artificial (IA) e automação serão essenciais para seu sucesso nos próximos dois anos. Os estrategistas disseram que, em média, 50% das atividades de planejamento e execução estratégica podem ser parcial ou totalmente automatizadas, sendo que atualmente apenas 15% o são.

A pesquisa foi realizada de outubro de 2022 a abril de 2023 com cerca de 200 líderes de estratégia corporativa na América do Norte, Europa Ocidental, Ásia/Pacífico e Austrália/Nova Zelândia, em diferentes setores, receitas e tamanhos de empresas.

O Gartner recomenda primeiro mapear a funcionalidade existente para necessidades específicas e, em seguida, considerar como priorizar os diferentes casos de uso que a tecnologia avançada pode oferecer

“Alavancar Analytics e IA para decisões estratégicas mais eficientes e perspicazes é um dos maiores desafios e oportunidades que os estrategistas corporativos enfrentam este ano”, disse David Akers, diretor de Pesquisa do Gartner. “Durante anos, os estrategistas disseram a seus negócios: se você deseja se manter competitivo e eficaz, precisa se tornar digital. Agora, eles parecem prontos para aplicar essa orientação em seus próprios fluxos de trabalho”, observou.

Enquanto a maioria dos estrategistas corporativos disse que está usando análise descritiva e de diagnóstico, menos da metade disse que está usando ferramentas mais avançadas, como análise preditiva, prescritiva ou gráfica. Da mesma forma, apenas 20% dos estrategistas relataram usar ferramentas relacionadas à IA, como aprendizado de máquina ou processamento de linguagem natural, para sua função. No entanto, uma grande porcentagem de líderes de estratégia disse que está testando essas ferramentas ou explorando opções de uso. Por exemplo, 51% disseram que estão investigando aprendizado de máquina e 45% disseram o mesmo para análise preditiva.

Crie uma estratégia de caso de uso

Um dos maiores obstáculos à implementação é estabelecer um caso de uso claro para novas tecnologias. Cinquenta e dois por cento dos estrategistas relatam que este é um dos três principais desafios, sendo a resposta mais selecionada.

“Existem várias razões para isso. Os estrategistas enfrentam um mercado de fornecedores desconhecido, têm muitas opções para escolher e poucos precedentes para se basear”, disse Akers.

Grande parte da tecnologia avançada que os estrategistas disseram que pretendem implementar já está sendo usada com sucesso em outros lugares. Para criar um forte caso de negócios, o Gartner recomenda primeiro mapear a funcionalidade existente para necessidades específicas e, em seguida, considerar como priorizar os diferentes casos de uso que a tecnologia avançada pode oferecer, fazendo perguntas sobre a finalidade, impacto e adequação das novas ferramentas.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.