book_icon

Nokia amplia portfólio AirScale e leva inteligência para as redes móveis

As soluções incluem duas placas de capacidade de banda base 5G-Advanced de última geração chamadas Levante e Lodos, além de um novo cartão de controle de banda base chamado Ponente

Nokia amplia portfólio AirScale e leva inteligência para as redes móveis

A Nokia anunciou o lançamento global de novos produtos para aprimorar ainda mais seu portfólio de banda base AirScale, que combina desempenho e capacidade ultraelevados com extrema eficiência energética. As soluções incluem duas placas de capacidade de banda base 5G-Advanced de última geração chamadas Levante e Lodos. Também foi anunciado um novo cartão de controle de banda base de ultradesempenho, chamado Ponente, com capacidade de processamento sem precedentes. Esses novos produtos são alimentados pela última geração da tecnologia ReefShark System-on-Chip (SoC) da Nokia para permitir capacidade, conectividade e processamento de células de banda base líderes do setor.

Essas placas de banda base são otimizadas para arquitetura autônoma 5G como parte da solução de banda base AirScale modular e altamente escalável da Nokia, que oferece suporte à evolução da rede a longo prazo, garantindo a proteção do investimento. A banda base AirScale da Nokia é compatível com O-RAN e será implementada com os produtos de rádio da própria Nokia e de terceiros. Também será operado em futuras redes híbridas com Cloud RAN. Levante, Lodos e Ponente serão testados ainda este ano, com embarques comerciais começando no primeiro semestre de 2024.

Todas as soluções estão prontas para O-RAN e compatíveis com Cloud RAN, suportando a evolução da rede de longo prazo para 5G-Advanced e além

A Nokia apresentou o Levante, um cartão de capacidade 4G/5G que oferece ultradesempenho. O Levante dobra o número de células Massive MIMO suportadas e ainda reduz o consumo de energia em até 60%. Ele também oferece escalabilidade exponencial, permitindo configurações de site até três vezes maiores. A Nokia também adiciona Lodos ao seu portfólio de banda base, um cartão de capacidade 4G/5G de alto desempenho que oferece escalabilidade aprimorada e reduz o consumo de energia em até 30%.

A Nokia também lançou o Ponente, um cartão de controle 2G-5G para ultradesempenho com extrema eficiência energética. Ele oferece suporte ao aumento do crescimento do tráfego com capacidade de transferência até 100% maior, oferecendo conectividade local de alta velocidade. O Ponente também reduz o consumo de energia em até 80% e fornece evolução do site à prova de futuro para 5G Standalone e 5G-Advanced, bem como eficiência no refarming de espectro. Os cartões integram a tecnologia Trusted Platform Module (TPM), que usa chaves de segurança processadas por hardware que são mais seguras do que as chaves processadas por software.

A Nokia ainda anunciou a expansão de seu portfólio de rádios para O-RAN, Cloud RAN e cenários específicos com Pandion, a última geração de rádios remotos FDD da Nokia, suportando até três bandas FDD em um único fator de forma otimizado. A Nokia também anunciou o Shikra, que complementa o portfólio abrangente da Nokia com small cells de ponta para cenários externos e internos.

Outro lançamento da Nokia é o MantaRay, que traz o poder da Inteligência Artificial/Machine Learning (IA/ML) para dar suporte a operações RAN inteligentes, eficientes e cognitivas. O portfólio MantaRay inclui o MantaRay Network Management, a futura plataforma da Nokia para gerenciamento de RAN, Cloud RAN e rede principal, que pode escalar de um único servidor para pequenas empresas até implementações em grande escala; MantaRay SON (Self-Organizing Networks) com IA avançada e capacidades cognitivas para liderar a transformação das redes móveis; e MantaRay RIC (controlador inteligente de RAN quase em tempo real compatível com O-RAN da Nokia), que tem o potencial de se tornar um facilitador essencial para a programabilidade de RAN. A Nokia também lança o MantaRay Energy,

“Estamos entusiasmados em apresentar nosso portfólio aprimorado de soluções de rede de acesso por rádio de última geração. Nossa nova banda base oferece o dobro do desempenho com apenas metade da energia, ajudando nossos clientes a atingir suas metas ESG”, disse Tommi Uitto, presidente de Redes Móveis da Nokia. “Habilitando capacidade ultra alta, nosso portfólio de banda base AirScale pronto para o futuro ajuda a gerenciar aumentos exponenciais no crescimento do tráfego. Com nosso portfólio de soluções MantaRay, nossos clientes podem aproveitar o poder da Inteligência Artificial em suas redes móveis. Todas essas soluções estão prontas para O-RAN e compatíveis com Cloud RAN, suportando a evolução da rede de longo prazo para 5G-Advanced e além”, finalizou.

Serviço
www.nokia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.