book_icon

Sustentabilidade é oportunidade para 69% dos CEOs, aponta Gartner

A sustentabilidade continua consistentemente sendo uma das 10 principais prioridades de negócios este ano, superando até mesmo a produtividade e a eficiência

Sustentabilidade é oportunidade para 69% dos CEOs, aponta Gartner

De acordo com um recente levantamento do Gartner com CEOs e executivos sêniores, 69% dos líderes empresariais veem a sustentabilidade como uma oportunidade de crescimento de negócios em 2024. “À medida que os CEOs redefinem suas estratégias de longo prazo, a sustentabilidade ambiental continua sendo um dos principais fatores que enquadrarão a concorrência”, disse Kristin Moyer, distinguished VP analyst do Gartner. “Apesar de muito greenwash corporativo, as condições econômicas recentes podem ter desencadeado uma reversão ao cinismo ambiental, social e de governança (ESG) e um foco no lucro a todo custo. No entanto, o compromisso geral dos CEOs parece inabalável”, completou.

A Pesquisa de CEOs e Executivos de Negócios Sêniores do Gartner de 2024 foi realizada de julho a dezembro de 2023 com mais de 400 CEOs e outros executivos de negócios sêniores na América do Norte, Europa, Ásia/Pacífico, América Latina, Oriente Médio e África do Sul, em diferentes setores, receita e tamanhos de empresas.

Os CEOs estão percebendo que as mudanças climáticas estão causando mudanças nos padrões do clima que já estão impactando diretamente suas operações de negócios

“A sustentabilidade continua consistentemente sendo uma das 10 principais prioridades de negócios, superando até mesmo a produtividade e a eficiência este ano”, disse Moyer. “Líderes e investidores sabem que o comportamento corporativo ambientalmente cavalheiresco é um risco de médio a longo prazo para os resultados do negócio, com um grande preço a ser pago quando os fatores ambientais são ignorados como externalidades. No entanto, CEOs inteligentes percebem que grandes desafios de sustentabilidade criam novas áreas de oportunidade de negócios”, observou.

De acordo com a pesquisa anual do Gartner, as principais maneiras pelas quais os CEOs estão usando a sustentabilidade para impulsionar o crescimento dos negócios são por meio de produtos e serviços sustentáveis (33%), práticas empresariais sustentáveis (18%), engajamento de stakeholders (18%) e descarbonização (18%). Os investimentos digitais e a inovação ocupam o nono lugar, com 8%.

“A tecnologia digital pode acelerar o progresso em direção às metas de sustentabilidade, indo além da conformidade para ajudar as empresas a atingir metas, habilitar novos modelos de negócios e liberar fluxos de receita”, disse Moyer.

De acordo com o Gartner, a tecnologia digital desempenha um papel importante na condução de resultados financeiros e de sustentabilidade. Por exemplo, a Internet das Coisas (IoT), dados e análises podem otimizar turbinas eólicas, o que reduz custos e emissões de gases de efeito estufa. IA e IoT podem reduzir custos de perda de alimentos e desperdício; enquanto um mercado de economia circular pode criar novas receitas e reduzir o desperdício.

A pesquisa do Gartner ainda revelou que 54% dos CEOs dizem que seus negócios são afetados pela mudança dos padrões climáticos, pelo menos moderadamente. Mais da metade (51%) reconhece que as mudanças nos padrões climáticos estão fazendo com que planejem mudanças na forma como operam ou já o fizeram.

“Os CEOs estão percebendo que as mudanças climáticas estão causando mudanças nos padrões do clima que já estão impactando diretamente suas operações de negócios”, disse Moyer. “Essas operações devem ser adaptadas, com a tecnologia desempenhando um papel vital na condução dessas mudanças, especialmente na dinâmica das cadeias de suprimentos”, completou.

A pesquisa do Gartner mostrou que o maior impacto das mudanças nos padrões climáticos citados pelos CEOs é a dinâmica operacional (30%), particularmente as mudanças na logística, como armazenamento, cronograma e roteirização de entregas. As realocações (incluindo nearshoring) vêm em segundo lugar (14%), seguidas por automação, tecnologia e dados (13%).

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.