book_icon

Suse apresenta novos recursos em sua pilha de softwares de código aberto

Entre os destaques estão avanços no Suse Linux Enterprise e novas atualizações focadas em segurança para o Rancher by Suse, além de suporte de IA para clientes Rancher Prime

Suse apresenta novos recursos em sua pilha de softwares de código aberto

A Suse, provedora global de soluções de código aberto de nível empresarial, anunciou nesta terça-feira (20/6), em seu evento Susecon, novos recursos avançados para ajudar os clientes a acelerar a Transformação Digital como parte de sua missão de proteger melhor a infraestrutura de TI e acelerar a confiança digital.

“Toda empresa deve maximizar a resiliência de seus negócios para enfrentar ataques digitais cada vez mais sofisticados e potencialmente devastadores”, disse Thomas Di Giacomo, diretor de Tecnologia e Produto da Suse. “Isso significa que eles precisam levar a sério a postura de segurança de suas cargas de trabalho complexas, especialmente plataformas IA/ML, onde a proteção dos dados do cliente está sob intenso escrutínio. A abordagem da Suse para a segurança da cadeia de suprimentos, juntamente com os anúncios mais recentes, permite que aos clientes vantagens de um mundo nativo da Nuvem e proteção a seus negócios digitais”, completou.

O AI Assistant do Rancher Prime fornece assistência automatizada, precisa e em tempo real aos clientes e em breve estará disponível por meio do canal Slack do cliente Rancher Prime

Um novo relatório de tendências patrocinado pela Suse constatou que mais de 88% dos entrevistados relataram ter sofrido mais de um incidente de segurança relacionado à Nuvem no ano passado. O negócio da Suse é proteger os dados dos clientes e ajudá-los a ficar à frente das ameaças. Para lidar com essas preocupações, a empresa continua a desenvolver sua pilha de segurança de infraestrutura para garantir que clientes, parceiros e comunidades de código aberto possam executar com segurança suas cargas de trabalho de aplicativos, independentemente de estar na Nuvem, na Borda ou em Data Centers para fazer seus negócios mais resilientes.

Novo nível de segurança Linux para Nuvem

A versão mais recente da principal plataforma Enterprise Linux da Suse, o Suse Linux Enterprise 15 Service Pack 5 (SLE 15 SP5), foi projetada para fornecer recursos de computação de alto desempenho essenciais para cargas de trabalho de IA/ML e funciona em sintonia com o Rancher, sua plataforma Kubernetes. O SLE 15 SP5 amplia ainda mais os recursos do Live Patching, melhorando a continuidade, a segurança e a conformidade dos negócios, além de aprimorar ainda mais a reputação do SLE como a plataforma Linux mais segura do setor, com os mais altos níveis de certificações. Os destaques incluem:

Trazendo privacidade para ambientes de Nuvem e Borda com Computação Confidencial – o SLE 15 SP5 é a primeira distribuição Linux a suportar todo o espectro de Computação Confidencial, uma abordagem para proteger os dados do cliente sendo processados ​​na Nuvem pública e na Borda. Isso permite que os clientes executem máquinas virtuais (VMs) totalmente criptografadas, independentemente do ambiente. Como tal, o SLES 15 SP5 suporta as mais recentes inovações de chipset da AMD, Arm, IBM e Intel.

Proteger a infraestrutura SAP – o SLE 15 SP5 para aplicativos SAP é endossado pela SAP e melhora ainda mais a alta disponibilidade do sistema SAP e acelera a implementação por meio de automação aprimorada e ferramentas com recursos de segurança integrados. Esses aprimoramentos que incluem: descoberta automática e observação total de servidores, instâncias de Nuvem, bancos de dados SAP HANA, SAP S/4HANA, aplicativos e clusters NetWeaver. Os últimos aprimoramentos no SP5 permitem verificações contínuas de configurações de Alta Disponibilidade (HA) com visualização de possíveis problemas e aplicação de correções recomendadas.

Construindo resiliência para as propriedades do Linux – o Suse Manager 4.3.6 agora oferece suporte a mais de 15 distribuições Linux diferentes, incluindo sistemas Suse, bem como todas as variações do RHEL 9, como Rocky Linux, Alma Linux e RHEL 9. No início do outono (Hemisfério Norte), o Suse Manager estará disponível como uma oferta de pagamento conforme o uso no marketplace da AWS. Isso permitirá que os clientes gerenciem a infraestrutura da Nuvem, beneficiando-se do uso medido, escalabilidade e faturamento único do provedor de Nuvem. Por falta de tempo e habilidades internas, os clientes podem aproveitar as novas soluções Suse Manager, incluindo uma especificamente para clientes que executam cargas de trabalho SAP, que abrangem assinaturas, serviços e treinamento – acelerando o tempo de retorno.

Linux para um mundo nativo da Nuvem – o Suse Adaptable Linux Platform (ALP) traz o Enterprise Linux para ambientes de Nuvem modernos, evoluindo para um Linux modular, executando cargas de trabalho virtualizadas e em contêineres. O Suse ALP é um projeto de software livre que fornece autocorreção e autogerenciamento, executando tarefas que afetam o sistema operacional e a camada do contêiner. Isso permite que os usuários se concentrem em suas cargas de trabalho enquanto se abstraem do hardware e dos aplicativos.

Protegendo a empresa digital com segurança de contêiner de ciclo de vida completo para Kubernetes

O relatório da Suse também constatou que 88% dos entrevistados concordaram que suas equipes atenuariam mais cargas de trabalho na Nuvem e na Borda se soubessem que seus dados não poderiam ser adulterados. Para garantir que clientes e parceiros estejam protegidos, o Rancher by Suse aproveita seu lançamento recente com novas atualizações de produtos com foco em segurança que incluem armazenamento otimizado, suporte para VMs reforçadas e vulnerabilidade aprimorada e gerenciamento de conformidade.

Aumentando a proteção de dados, otimizando arquivos de backup e novos padrões de armazenamento otimizado do Kubernetes por meio de tecnologia de kernel avançada: o Longhorn 1.5,  projeto de incubadora CNCF do qual Rancher é o principal mantenedor, incluirá uma versão prévia do mecanismo de armazenamento baseado no Storage Performance Development Kit de próxima geração para melhorar o desempenho de entrada e saída de volumes persistentes usados ​​pelos aplicativos. Outros recursos recém lançados incluem a capacidade de controlar imagens de backup por meio da interface de armazenamento de contêiner (CSI) e suporte para ClusterAutoscaler por meio de orçamentos de interrupção de pod. Isso fornece aos operadores mais autoridade sobre seus custos de volume de armazenamento e suporte de implantação em Kubernetes de Nuvem pública.

Abordando a crescente interdependência de contêineres e VMs em pilhas de infraestrutura modernas: a Suse continua a fazer avanços na simplificação das operações de infraestrutura nativa da Nuvem com a próxima versão do Harvester 1.2. A partir de julho, os usuários terão acesso a recursos, incluindo suporte para armazenamento de terceiros por meio do CSI e a capacidade de executar sistemas operacionais otimizados para segurança. Os usuários Telco e Edge também se beneficiarão de novas alocações dinâmicas de funções de virtualização de E/S de raiz única em cargas de trabalho e poderão implementar uma nova estrutura modular que fornece melhor controle de funções operacionais em ambientes com recursos limitados.
Além disso, novos recursos experimentais incluem: a implementação do console de gerenciamento completo do Rancher incorporado ao Harvester para implementação mais rápida do Rancher, bem como o lançamento do ‘modo bare metal’ no Harvester, projetado para oferecer aos usuários a capacidade de executar e gerenciar VMs e contêineres em clusters Kubernetes.

Melhorando o gerenciamento de vulnerabilidades e simplificando a segurança do Kubernetes: a atualização Suse NeuVector 5.2 abrange segurança de nível empresarial, vulnerabilidade e gerenciamento de conformidade, bem como escalabilidade e prontidão empresarial. Os principais recursos incluem vulnerabilidades comuns e pesquisa no banco de dados de exposição, mapeamento de relatório NIST 800-53 que garante que nada importante seja esquecido, benchmarks do Center for Internet Security (CIS), faturamento integrado do AWS Marketplace, acesso à API baseada em token, banners de login personalizáveis ​​(RGS), e adaptador Harbour.

Melhorando a experiência do cliente com IA : o AI Assistant do Rancher Prime fornece assistência automatizada, precisa e em tempo real aos clientes e em breve estará disponível por meio do canal Slack do cliente Rancher Prime. Ao alavancar o poder da OpenAI e outras tecnologias de IA generativas de ponta, ela terá a capacidade de ter uma experiência de usuário autoatendida e fácil de consumir, ao mesmo tempo em que fornece informações precisas e úteis.
Melhorando a usabilidade e a segurança em ambientes distribuídos

O Suse Edge 2.0 obtém suporte ao adicionar o Akri como um componente do Suse Edge para descobrir e agendar cargas de trabalho para dispositivos de Internet das Coisas (IoT), incluindo sensores, sistemas de controle, câmeras e muito mais. Isso permite gerenciar dispositivos IoT industriais de forma declarativa junto com o restante da pilha. Isso melhora as integrações de TI/OT e a capacidade de reutilização da configuração, além de fornecer um caminho para um cluster de autocorreção.

Serviço
www.suse.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.