book_icon

Inmetrics melhora extração de dados da Orizon em 10 vezes

Foco da companhia é defender a saúde de mais de 12 milhões de pessoas, ligadas a 140 mil prestadores e a mais de 11 mil farmácias
Inmetrics melhora extração de  dados da Orizon em 10 vezes

A Orizon, empresa de soluções para conectar e simplificar o relacionamento entre operadoras de planos de saúde, prestadores (como médicos, laboratórios, farmácias) e usuários, tem como foco defender a saúde de mais de 12 milhões de pessoas, ligadas a 140 mil prestadores e a mais de 11 mil farmácias, controlando cerca de 150 milhões de transações por ano.

Com o desafio de migração de todo sistema de controle, era imprescindível a acurácia do processo. E para garantir que essa migração causasse o menor impacto possível (por exemplo, um erro poderia levar a não autorização de uma cirurgia, colocando em risco a saúde de pacientes), a Orizon recorreu à Inmetrics para automatização de testes de um processo crucial nesse movimento que é migração de novos Jobs ETL (do inglês Extract, Transform, Load, que são ferramentas de extração, transformação e carregamento de dados de um sistema para outro).
Com esse cenário, após avaliação inicial e sabendo da extrema importância de acelerar a implementação dos Jobs ETL em prol do benefício de milhões de pacientes, o time Inmetrics identificou que, aplicando a metodologia de testes ágeis, a migração seria mais rápida e mais eficiente.

Como resultado, a migração de novos Jobs ETL caiu de dois meses para 4 dias, o que significa, 10 vezes mais eficiência na migração. Essa velocidade de execução permitiu que mais testes fossem feitos, aumentando ainda mais a assertividade de todo o processo da migração.

“A parceria com a Inmetrics no projeto de Migração de Jobs ETL ajudou a alavancar as práticas de DevOps implantadas na Orizon, fomentando a cultura ágil com colaboração e automação de testes, entregando valor mais rápido para nosso cliente e melhorando o clima da equipe com o aumento de produtividade e melhores resultados. Vantagens como essas contribuem diretamente para o sucesso da companhia em um mercado cada vez mais digital”, avalia Leandro M. Gomes, Superintendente de Desenvolvimento de Sistemas.

A Orizon controla cerca de 150 milhões de transações por ano na área da saúde

E para garantir que essa migração causasse o menor impacto possível (por exemplo, um erro poderia levar a não autorização de uma cirurgia, colocando em risco a saúde de pacientes

Um em cada 4 usuários de planos de saúde privados no Brasil são beneficiados pela Orizon, empresa líder em soluções para conectar o relacionamento entre operadoras, prestadores e usuários. São milhares de informações processadas em tempo recorde, em menos de um segundo, desde autorizações para simples atendimento ou cirurgia até conciliação de faturas e pagamentos.

Mais do que o escopo inicial da migração de solução de uma ferramenta já em produção para uma nova, a Inmetrics entendeu que, além de fazer a migração com mais segurança, implantar a metodologia ágil no desenvolvimento do trabalho seria fundamental para trazer ganhos ainda mais robustos para a Orizon e, consequentemente, para seus clientes.

A primeira entrega do projeto no modelo praticado pela Orizon, o waterfall, cujos testes são realizados já com o software desenvolvido, levou dois meses para migração de quatro Jobs.

Foi nessa etapa que a Inmetrics propôs trocar o waterfall pela metodologia ágil para acelerar o processo e garantir uma migração mais rápida. “Sabíamos que poderíamos entregar mais empregando técnicas ágeis e utilizando o mesmo time. Apesar de o contrato estipular testes automatizados, colocamos em prática o mindset ágil. Os ganhos foram crescentes e a própria gerência da Orizon formalizou o documento para que o projeto se tornasse ágil de verdade”, explica Adilson Ferreira, especialista Inmetrics.

Por meio de soluções de teste open source (Java, SQL, Cucumber), a segunda entrega de Jobs foi feita em 24 dias e a terceira, em 4 dias. Com essa metodologia, a Inmetrics chegou a atingir o resultado de 1 Job por dia para migração.

Todo o processo de migração foi realizado em conjunto com a Inmetrics e diversas frentes do time da Orizon, além de fornecedores de desenvolvimento e de arquitetura, que assimilaram o mindset ágil para entregas com mais sinergia e parceria, onde a Inmetrics foi responsável pela transformação na própria cultura de trabalho da companhia.

Diante desse resultado, a Inmetrics foi chamada para implementar a automatização de testes ágeis com foco nas aplicações que a Orizon possui, possibilitando à empresa reforçar ainda mais seus valores de gerar mais eficiência para serviços de saúde, seguros e benefícios.

Adilson Ferreira

Inmetrics

Leandro M. Gomes

Orizon

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento