book_icon

AMD EPYC série 7003 chega para agitar o mercado de servidores

Lançamento foi respaldado pelos maiores players dos segmentos de Nuvem, HPC e sistemas corporativos

A AMD anunciou os novos processadores para servidor da família AMD EPYC série 7003, cuja grande estrela é o EPYC 7763, o processador de servidor que a fabricante afirma ser a de maior desempenho atualmente. Os novos processadores de 3ª geração são voltados para clientes de sistemas HPC (computação de alto desempenho), Nuvem e empresas que precisam de alto desempenho, graças a uma CPU de servidor com até 19% mais instruções por clock.

“Com o lançamento de nossos processadores AMD EPYC de 3ª geração, estamos entusiasmados em oferecer a CPU de servidor mais rápida do mundo. Esses processadores estendem nossa liderança em data center e ajudam os clientes a resolver os desafios de TI mais complexos da atualidade, enquanto aumentam substancialmente nosso ecossistema”, disse Forrest Norrod, vice-presidente sênior e gerente geral de Data Center and Embedded Solutions Business Group da AMD. “Nós não apenas dobramos o desempenho em relação à concorrência em HPC, Nuvem e cargas de trabalho corporativas com nossas mais novas CPUs de servidor, mas junto com as GPUs AMD Instinct, estamos quebrando a barreira exascale em supercomputação e ajudando a resolver problemas que estavam além da humanidade alcançar”, afirmou.

Espera-se que o ecossistema do processador AMD EPYC cresça significativamente até o final de 2021 com mais de 400 instâncias de Nuvem usando todas as gerações de processadores EPYC e 100 novas plataformas de servidor usando processadores EPYC de 3ª geração

Disponíveis imediatamente, os processadores AMD EPYC série 7003 têm até 64 núcleos Zen 3 por processador e apresentam novos níveis de memória cache por núcleo, enquanto continuam a oferecer conectividade PCIe 4 e largura de banda de memória Classe 4, que define a 3ª geração de processadores AMD EPYC, que também incluem recursos de segurança AMD Infinito Guarda, apoiando um novo recurso chamado Secure Encrypted Virtualization-Secure Nested Paging (SEV-SNP). Este recurso expande os SEV existentes nos processadores EPYC, adicionando fortes recursos de proteção da integridade da memória para ajudar a prevenir ataques maliciosos baseados em hipervisor, criando um ambiente de execução isolado.

Todos esses recursos e capacidades se combinam para ajudar a acelerar o tempo para resultados e melhorar os resultados de negócios para HPC, nuvem e clientes corporativos.

Para clientes HPC que exigem mais rendimento de computação para fazer mais simulações em um determinado período de tempo ou usam conjuntos de dados maiores ou modelos mais complexos, os processadores AMD EPYC série 7003 permitem um tempo de descoberta mais rápido com mais I/O e rendimento de memória e poderosos núcleos Zen 3, que oferecem até o dobro do desempenho para cargas de trabalho HPC em comparação com a concorrência.

Para provedores de Nuvem que precisam de densidade de computação e recursos de segurança, os novos processadores oferecem a maior densidade de núcleo , recursos de segurança avançados e até duas vezes o desempenho inteiro em comparação com a concorrência.

Nas empresas, em que o desempenho e o tempo de obtenção de valor são essenciais para dar suporte ao novo ambiente de trabalho de qualquer lugar, os processadores AMD EPYC ajudam a melhorar a eficiência e fornecer valor e desempenho. Os novos processadores aumentam o processamento do banco de dados transacional em até 19%, melhoram as classificações analíticas de Big Data do Hadoop em até 60%, com 61% melhor preço e oferecem desempenho superior para infraestrutura hiperconvergente flexível, ajudando os CIOs a transformrem os dados em percepções acionáveis com mais rapidez.

Ecossistema

Espera-se que o ecossistema do processador AMD EPYC cresça significativamente até o final de 2021 com mais de 400 instâncias de Nuvem usando todas as gerações de processadores EPYC e 100 novas plataformas de servidor usando processadores EPYC de 3ª geração. As soluções baseadas no processador AMD EPYC Série 7003 estão disponíveis agora por meio de vários OEMs, ODMs, provedores de nuvem e parceiros de canal em todo o mundo.

A AWS adicionará os processadores AMD EPYC série 7003 às famílias de instâncias principais do Amazon EC2 ainda este ano; a Cisco apresentou os novos modelos de servidor em rack Cisco Unified Computing System (Cisco UCS) com os novos processadores AMD EPYC para suportar cargas de trabalho em Nuvem híbrida; a Dell Technologies já anunciou o novo servidor PowerEdge XE8545 com CPUs AMD EPYC série 7003, e a empresa dará suporte aos novos processadores em seu portfólio de servidores PowerEdge.

O Google Cloud anunciou que os novos processadores AMD irão alimentar uma nova VM otimizada para computação, C2D, e uma expansão da VM N2D de uso geral existente ainda este ano. O Google Cloud Confidential Computing estará disponível em C2D e N2D; a HPE afirmou que dobrará a linha de soluções com processador AMD EPYC, usando os processadores da série 7003 em novos servidores HPE ProLiant, sistemas HPE Apollo e supercomputadores HPE Cray EX; a Lenovo adicionou dez Lenovo ThinkSystem Servers e soluções ThinkAgile HCI construídas em processadores EPYC de 3ª Geração e alcançou mais de 25 novos recordes mundiais em um amplo conjunto de benchmarks padrão da indústria em áreas de carga de trabalho.

O Microsoft Azure fez novas ofertas de máquinas virtuais com processadores AMD EPYC série 7003. As máquinas virtuais Azure HBv3 para aplicativos HPC já estão disponíveis e as máquinas virtuais de computação confidencial que utilizam todos os recursos de segurança dos novos processadores estão em visualização privada; a Oracle Cloud Infrastructure está estendendo suas ofertas de máquina virtual flexível e computação Bare Metal com a nova plataforma E4 baseada em processadores AMD EPYC de 3ª geração; a VMware lançou o VMware vSphere 7, que é otimizado para aproveitar as vantagens do desempenho de virtualização dos processadores AMD EPYC, ao mesmo tempo que oferece suporte aos recursos avançados de segurança dos processadores, incluindo SEV-ES para aplicativos baseados em máquinas virtuais e em contêineres.

Serviço
www.amd.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.