book_icon

Pesquisa feita por Nokia e EY: Metaverso Industrial tem boa aceitação entre empresas

A pesquisa The Metaverse At Work foi realizada em parceria com a consultoria EY em março de 2023 com 860 entrevistados de seis países, incluindo o Brasil. Bons parceiros de tecnologia são fundamentais para o sucesso da implementação

Pesquisa feita por Nokia e EY: Metaverso Industrial tem boa aceitação entre empresas

A pesquisa The Metaverse At Work foi realizada pela Nokia em parceria com a consultoria Ernst & Young com 860 líderes empresariais do Brasil, EUA, Alemanha, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul, divididos em quatro setores principais: Automotivo; Bens Industriais e Manufatura; Transporte, Suprimentos e Cadeia Logística; Energia e Utilities, em março deste ano. Também foram realizadas 22 entrevistas com especialistas em áreas temáticas e líderes dos quatro setores industriais listados, além de entrevistas com líderes em Segurança Pública e Defesa.

Segundo a pesquisa 58% das indústrias e companhias, que planejam ingressar no Metaverso, já realizaram ao menos um programa piloto. Apenas 2% dos entrevistados consideram a palavra “Metaverso” uma buzzword.

O Metaverso permite que as empresas aproveitem seus esforços de digitalização existentes para obter maior eficiência, sustentabilidade e melhorias de segurança em seus negócios. No setor empresarial a implantação do Metaverso é impulsionado pela demanda para melhorar a colaboração digital e as ferramentas de comunicação, envolvendo os atributos de produtividade. Já no setor industrial o Metaverso é usado para promover a fusão físico- digital, que aumenta a capacidade dos colaboradores, incluindo representações digitais de indústrias físicas, ambientes, sistemas, processos e espaços que os profissionais podem controlar, monitorar e interagir.

Também foram realizadas 22 entrevistas com especialistas em áreas temáticas e líderes dos quatro setores industriais listados, além de entrevistas com líderes em Segurança Pública e Defesa

Entre os entrevistados brasileiros 63% já realizaram ao menos um programa piloto ou implantaram um caso de uso. Isso coloca o País na terceira colocação entre os que já realizaram ao menos um programa piloto ou ao menos um caso de uso, atrás apenas dos Estados Unidos com 65% e Reino Unido com 64%. Já a média dos outros três países: Alemanha, Japão e Coreia do Sul é de 50%.

80% dos entrevistados, que já implementaram um projeto piloto ou um caso de uso, acreditam que o Metaverso terá um poder transformador em seus negócios. Entre aqueles que já utilizam o Metaverso as reduções de CAPEX chegaram a 15% e de OPEX 6%. Para 42% de entrevistados menos experientes, que têm interesse em usar o Metaverso, mas ainda não chegaram à fase piloto ou de implantação, o metaverso não é um conceito exagerado e 94% deste público planeja implantar um projeto piloto em até dois anos.

Metaverso empresarial e industrial no Brasil
Entre as empresas brasileiras apenas 1% dos entrevistados consideram o metaverso como uma buzzword e para 70% a capacidade de lançar novos modelos de negócios é o principal benefício. A percepção de risco legal para a adoção do Metaverso é menor entre as empresas brasileiras, apenas 20% dos entrevistados consideram haver algum risco contra 34% na média entre os outros países.

As empresas brasileiras também são as menos expostas a desafios orçamentários na implantação de casos de uso, apenas 15% enfrentam desafios orçamentários em comparação com 31% dos demais países. Os entrevistados brasileiros consideram a pesquisa e o desenvolvimento virtual, a otimização de instalações virtuais e o uso da robótica na operação, como os casos de uso com maior potencial de impacto.

Desafios de implementação
A Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) são considerados os facilitadores técnicos mais importantes pelos entrevistados do Brasil, para a implantação do Metaverso. Os parceiros mais importantes são de computação em Nuvem, equipamentos industriais, IA e ML.

Todos os entrevistados, independente do País e do setor, avaliam que a implantação do Metaverso empresarial e industrial requer um extenso conjunto de conhecimentos técnicos, que muitos ainda não estão familiarizados. Entre as principais tecnologias citadas está a computação em Nuvem, IA e a infraestrutura e conectividade de rede.

Outra dificuldade apontada incluem as preocupações com segurança cibernética e privacidade de dados, além da dificuldade de encontrar pessoas com a experiência certa, comprovação do ROI para impulsionar a adoção internamente.

Segundo os entrevistados, é necessário começar estabelecendo os recursos necessários, mapear os requisitos para os possíveis casos de uso e concentrar-se nas lacunas de capacidade mais cruciais. É mais fácil começar com um piloto de caso de uso específico ou a implantação com uma prova de conceito para gerar adesão e aprendizado com os erros iniciais. E até considerar a adoção de outro termo como ‘ambiente virtualizado 3D’ ou ‘experiência imersiva’ em vez de ‘Metaverso’ para separar os casos de uso de quaisquer equívocos.

Outros fatores a serem considerados são: a avaliação de como os atuais parceiros podem apoiar na solução de problemas inesperados e no crescimento da operação, como um caso de uso implantado pode expandir para integrar mais funcionalidades e mais adiante, como vários casos de uso implantados podem ser integrados para criar uma abordagem de ponta a ponta.

Vincent Douin, diretor Executivo de Consultoria e Transformação de Negócios da Ernst & Young LLP, disse: “Os Metaversos industriais e empresariais estão aqui, este estudo mostra o claro interesse por tecnologias como realidade estendida e gêmeos digitais, visando atingir os objetivos de negócios. Já estamos vendo muitas organizações indo além dos estágios de planejamento e reconhecendo benefícios tangíveis das implementações iniciais.”

Thierry E. Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research, Nokia, disse: “É ótimo ver que as empresas acreditam claramente no poder do Metaverso para a geração de valor de negócios em casos de uso empresarial e industrial. Isso está fortemente alinhado com nossa visão, construída durante os mais de 8 anos de pesquisa do Nokia Bell Labs, de que o Metaverso industrial é uma extensão da Indústria 4.0. Consequentemente, aqueles que já implementaram redes de comunicação de missão crítica para a Indústria 4.0 agora estão bem posicionados para experimentar os benefícios do Metaverso que algumas empresas já estão vendo.”

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.