book_icon

Ninecon implementa ERP Oracle com sucesso na Copasul

Os processos que haviam no antigo sistema foram transferidos para o ERP Oracle de forma melhorada, reconstruída

Ninecon implementa ERP Oracle com sucesso na Copasul

A integradora de soluções multitech, Ninecon, foi a consultoria escolhida pela Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul) para realizar a implementação do novo sistema de ERP Oracle na organização. O Go Live foi dado durante uma cerimônia realizada na sede administrativa da Copasul no início do mês. A iniciativa marca uma evolução tecnológica da cooperativa por mais Compliance, segurança e confiança nos processos cotidianos em relação às exigências dos mercados em que atua.

A Transformação Digital da Copasul teve início em 2019 com a busca por uma tecnologia que pudesse sustentar o crescimento e a forma como a cooperativa interage com os associados, colaboradores, fornecedores e o mercado. Para a implantação do ERP foi criado o Projeto Evolution, formado por colaboradores da cooperativa e da Ninecon.

Com a escolha do ERP que nos atenderia, implantamos o Projeto Evolution e foi iniciada a trajetória de construção

“Treinamos, nos preparamos, fizemos muitas coisas e a expectativa é que agora vamos entrar no jogo. A partida começa agora. Vamos ver toda a construção de vocês em ação. Até aqui, só temos a agradecer e ressaltar algo interessante que aconteceu, que é o fato de termos criado um banco de talentos muito importante para o crescimento da cooperativa. A cooperativa só cresce se tiver pessoas e a implantação do novo ERP criou este banco de talentos”, celebra o presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti.

“Em 2019 até meados de 2020 buscamos informações sobre como seria o novo sistema. Era como se estivéssemos projetando uma casa. Visitamos empresas, fornecedores, cooperativas. Depois, com a escolha do ERP que nos atenderia, implantamos o Projeto Evolution e foi iniciada a trajetória de construção. Hoje, eu olho para o projeto, está tudo pronto. A base, as paredes, os cômodos, é uma casa robusta, funcional, mas ainda falta complementar, e esta complementação começa agora com o ERP da Oracle funcionando no dia a dia das nossas operações”, comenta Vanderson Brito, diretor de negócios da Copasul.

O projeto
Com início em 9 de fevereiro de 2021 e previsão de entrega em 2022, o projeto levou 2 anos e 7 meses para ser concluído. Foram 109 customizações, mais de 50 relatórios e 30 módulos implantados. Os mais de 30 profissionais da Ninecon envolvidos realizaram 26 organizações configuradas e testadas, 52 organizações de inventário, 7 negócios distintos e o backoffice e mais de 30 usuários-chave.

“Os números dão uma dimensão do tamanho e da complexidade desse projeto. Foram muitas horas de trabalho e dedicação de todos os envolvidos para realizarmos mais uma entrega que proporcionará uma melhor gestão e aumentará a competitividade da Copasul”, comenta Paulo André Ramos, diretor de serviços da Ninecon.

Em se tratando de tecnologia, o projeto trouxe para a cooperativa segurança, melhores práticas de Compliance, emissão de relatórios, auditabilidade entre outros pontos. Segundo Shin Iti Ariji Junior, gerente de TI da Copasul, a implantação do ERP Oracle consolida a conformidade da cooperativa com o mercado.

“A Copasul chegou a um ponto de crescimento que pediu um novo sistema. Nesta caminhada, o desafio foi reunir as pessoas e na migração de sistema levar todo o DNA da Copasul, que há 23 anos trabalha com outro ERP. Tudo novo, limpo, automatizado, segmentado, seguro. Enfim, é um marco”, comenta Shin.

Foram necessárias diversas customizações para se chegar às adequações necessárias ao dia a dia da Copasul. Os processos que haviam no antigo sistema foram transferidos para o ERP Oracle de forma melhorada, reconstruída. O conhecimento de processos administrativos acumulados ao longo da vida da cooperativa foi customizado dentro do novo ERP, considerando o que são as boas práticas do mercado.

O grande marco desta mudança de ERP é o fato de a Copasul mudar o sistema ao passo que crescia em faturamento, demanda e no número de funcionários. “A cooperativa manteve o crescimento tendo os usuários-chave dentro do Projeto Evolution, sem o apoio das áreas, já que elas estavam no turbilhão do dia a dia, e ainda tendo dado um Go Live de sucesso sem que fosse preciso parar a operação. É uma vitória do comprometimento de todos os envolvidos”, comentou Jackson Santana Cunha, da gestão do Projeto Evolution.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.