A Hewlett Packard Enterprise – HPE fez importantes anúncios: a próxima geração da solução de gerenciamento de rede nativa em Nuvem, a HPE Aruba Networking Central – extremamente importante para o futuro da companhia –, e recursos de rede como serviço – NaaS. É inegável a importância do anúncio do NaaS, especialmente para os parceiros que vendem Clearpass Network Access Control da Aruba, contudo a nova geração do Aruba Central é vital para a companhia.
Além disso, a fabricante passou orientações para os parceiros adquirirem, implementarem e gerenciarem na plataforma HPE GreenLake. Os anúncios foram feitos no Aruba Atmosphere 2023 e o diretor-geral da HPE Aruba, Antenor Nogara, esteve lá e contou mais detalhes para Infor Channel.
O Atmosphere deste ano evidenciou como a fabricante está desenvolvendo e capitalizando mais sinergias entre as divisões da HPE – que deseja consolidar todas as suas operações – e relacionando suas ofertas no modelo como serviço. Aqui entra a Green Lake como a plataforma unificadora. “HPE é a nossa principal marca, para onde todas as demais convergem com ofertas no modelo como serviço”, diz.
O executivo destaca como ponto alto, a visão de que a companhia está avançando cada vez mais e os parceiros de negócios avançando com a HPE Aruba. Há vários avanços na plataforma Green Lake para facilitar proposição como serviços também para redes. “Desenvolvemos o Edge to Cloud, para entregar sempre uma solução integral da Borda à Nuvem”, adianta.
Próxima geração
Com novos recursos, a HPE Aruba Networking Central estabelece grande potencial para criar mais e gerenciar redes complexas com muito mais facilidade para atender às necessidades das empresas.
Durante o Atmosphere foi apresentada a nova geração do sistema integrado de gestão de rede. Apoiada na tecnologia de Inteligência Artificial e em recursos de Automação, inclusive automação de Segurança, “o Aruba Central agora é executado na plataforma de Nuvem HPE Green Lake e traz a filosofia de facilidade”.
Por sua vez, a criação da Time Travel permite a um administrador de rede voltar sete dias em um minuto, algo que de acordo com Nogara não foi visto, nesta escala, em nenhum outro lugar na indústria de rede. “Via Telemetria é possível visualizar como está determinada área da rede de uma determinada filial e visualizar toda a situação”, exemplifica o executivo, que complementa: “o profissional volta no tempo, vê o que aconteceu e com a ajuda de IA faz o diagnóstico, avalia o impacto e faz recomendações”.
Um ponto ressaltado por ele é que, com a atual carência de profissionais, esta é uma boa oportunidade para o parceiro oferecer novos serviços.
Mais destaque
A atuação em Data Center Network é reforçada no evento de 2023. Com o lançamento do CX 10000, switch de segurança distribuído, a companhia trouxe outras soluções para esse segmento, com reforço do Fabric Composer para configurar todo o ambiente e serviços de aplicativo, análise e desenvolvimento para a HPE GreenLake, plataforma edge-to-cloud que permite que as organizações gerenciem uma primeira estratégia de modernização para cargas de trabalho – workloads, de produção em ambientes de Nuvem híbrida.
Existe um espaço enorme a ser conquistado, conforme Nogara, já que essa ferramenta permite adoção gradativa. “Antes era concentrado em dispositivo de inspeção e distribuído para cada rack e hoje, alivia a carga e traz a análise mais próxima do workload, evitando vazamento”, detalha.
Não muda nada em relação à oferta de WiFi, que é um mercado muitas oportunidades.
Empresa de Segurança
As recentes aquisições, a exemplo da israelense Axis Security que se baseia em Zero Trust, são de importância estratégica e dão o tom às novas direções e avanços, inclusive no que diz respeito ao Aruba Central. “Esse movimento enriquece as nossas ofertas e fortalece o portfólio de SDWan, propondo a solução de verticalização de único fabricante”, destaca. Nesse sentido, houve uma estruturação dos fluxos de trabalho, do uso e da análise e, em seguida, tudo foi migrado para a plataforma Greenlake. “Isso prepara o terreno para o crescimento e para novas funcionalidades, tudo o que o ecossistema esperava: maiores e melhores oportunidades e espaço para crescer”, diz Nogara.
Ele adianta que outra aquisição em breve deverá ser confirmada: a Athonet, especialista em 5G privado. Esta é mais uma iniciativa que trará oportunidade de negócios para o Canal brasileiro, diante da dimensão territorial e de segmentos como Agronegócio, Mineração, Logística. De acordo com o diretor-geral da fabricante no Brasil, toda essa inovação, atualizações, ampliação do portfólio e simplificação da gestão mostram como a HPE Aruba se diferencia dos concorrentes.
“Ganhamos outra dimensão ao saltarmos para outro espectro de rede, somada à jornada de agregar valor e a novos serviços. Crescemos e carregamos nosso ecossistema para cima”, conclui Nogara.
Atmosphere 2023
Com mais de quatro mil participantes, sendo cerca de 700 da América Latina e 280 do Brasil, entre parceiros e atuais e potenciais clientes, o Aruba Atmosphere 2023 – The Edge Conference, foi realizado nos Estados Unidos, Las Vegas, de 23 a 28 de abril.
O conteúdo apresentou as perspectivas e uso da Aruba em relação à Inteligência Artificial, Segurança integrada, serviços de rede baseados em Nuvem, monitoramento, automação, iniciativas de sustentabilidade e modelos de implementação como serviço.
Foi um momento para o encontro e a troca de experiências entre desenvolvedores da Aruba e parceiros de venda.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo