Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, dia 04 de outubro, na Futurecom, evento de inovação, conectividade e Transformação Digital da América Latina, Ari Lopes, gerente sênior da Omdia, apresentou um estudo inédito, desenvolvido pela consultoria, sobre o mercado de telecomunicações no Brasil. A apresentação também contou com a presença de Hermano Pinto, diretor do Futurecom.
A pesquisa mostrou que o Brasil é o 3º maior mercado de telecomunicações das Américas. E mesmo com as redes privativas incipientes no Brasil, o País ocupa, atualmente, a 8ª posição no mundo. De acordo com o analista, as redes privativas são uma oportunidade de monetização efetiva. “No 5G, as teles investiram muito na construção das redes, agora é a hora de focar em inovação na parte de serviços. Essa virada de chave precisa acontecer”, destaca o executivo.
Entretanto, quando o assunto é o 5G, o estudo apresenta que o Brasil está iniciando neste segmento e, atualmente, apenas 5,3% das conexões são 5G. Mundialmente, a tecnologia atingiu 1,4 bilhão de conexões no 2º trimestre de 2023 – apenas 11,4 milhões estão no Brasil.
Segundo a Omdia, existem no Brasil muitas oportunidades de crescimento no segmento empresarial, já que a previsão é que o número de assinaturas 5G móveis para as indústrias em todo o mundo deverá aumentar de 48,8 milhões, no final de 2022, para 501,3 milhões no final de 2027. Já as receitas globais dos serviços móveis 5G empresariais deverão chegar a 134 bilhões de dólares em 2027. O setor de redes 5G privativas também deverá apresentar um crescimento sólido, com receitas globais de redes 5G privadas que deverão aumentar de US$ 548 milhões em 2022 para US$ 6,89 bilhões em 2027.
Fibra Óptica
A China, a Índia e o Brasil são os três países que mais adicionam clientes de Fibra Óptica ano a ano, segundo dados da consultoria Omdia. O levantamento da empresa se baseia nos números do primeiro trimestre deste ano. A China é o país que mais adiciona fibra, crescendo 10% ao ano e alcançando uma penetração de 106%. O Brasil ainda é um mercado de grande potencial, já que a taxa de penetração da banda larga fixa por fibra óptica ainda é de 42%.
Até o final de 2022, o Brasil era o segundo país com mais adições, mas a Índia apertou o passo e superou o Brasil.
Sobre o Futurecom
O Futurecom é uma plataforma B2B que conecta as principais verticais de negócios o ano inteiro, apresentando soluções para o seu negócio, por meio de conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e híbrido. O Futurecom conta hoje com uma base de Dados qualificada, com mais de 141 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma de negócios, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdo exclusivo.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Anote em sua agenda:
Futurecom 2023
Quando: 3, 4, 5 de outubro
Local: São Paulo Expo
Para mais informações e novidades acesse o site e o Canal do Futurecom.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo