Uma pesquisa recente da Gartner constatou que 47% dos trabalhadores digitais lutam para encontrar informações ou dados necessários para realizar seus trabalhos com eficiência. “Os funcionários lutam para se manter à tona enquanto as informações e os aplicativos inundam seu local de trabalho digital. Embora os trabalhadores digitais estejam se esforçando para tentar gerenciar com eficiência esse conteúdo para tentar reduzir a duplicação e/ou melhorar o compartilhamento e a retenção do conhecimento, muitas vezes pode ser um desafio encontrar as informações necessárias para realizar seus trabalhos”, disse Tori Paulman, analista e diretor sênior do Gartner. “Os líderes do local de trabalho digital precisam criar um processo para seus funcionários que lhes permita concordar com os aplicativos que usam para realizar o trabalho”, comentou.
A pesquisa do Gartner foi realizada de setembro a novembro de 2022 entre 4.861 funcionários em tempo integral que usam tecnologia digital para fins de trabalho, em organizações com 100 ou mais funcionários nos EUA, Reino Unido, Índia e China.
De acordo com a pesquisa, em média um funcionário administrativo, também conhecido como “trabalhador do conhecimento”, usa 11 aplicativos para desempenhar suas tarefas, em comparação com seis aplicativos em 2019. Quarenta por cento dos trabalhadores digitais estão usando mais do que o número médio de aplicativos e 5% dos trabalhadores usam 26 ou mais aplicativos no trabalho.
Em média, 66% dos entrevistados concordaram que melhores resultados de negócios poderiam ser alcançados se a TI fornecesse aplicativos e dispositivos aceitos e suportados universalmente para realizar o trabalho. Quando uma estratégia de aplicativos de local de trabalho digital tenta resolver todos os desafios com um novo aplicativo, o resultado é que os trabalhadores digitais lutam para encontrar informações, tomam decisões erradas devido à falta de conscientização, recebem notificações irrelevantes e perdem atualizações importantes em meio ao ruído.
Segundo a pesquisa, o interesse no monitoramento da produtividade dos funcionários aumentou desde a pandemia. Esses sistemas são usados para verificar se os funcionários estão ativos em dispositivos e aplicativos, ou quais funcionários são mais produtivos e se os resultados de negócios estão sendo alcançados.
Embora o monitoramento da produtividade dos funcionários para os fins mais baixos do espectro seja amplamente desacreditado e desagradado, 96% dos trabalhadores digitais indicaram que estariam dispostos a aceitar o monitoramento em troca de assistência em pelo menos uma das opções fornecidas. Das três opções principais, 34% dos trabalhadores digitais pesquisados indicaram que aceitariam monitoramento em troca de conhecimento sobre aulas de treinamento e/ou oportunidades de desenvolvimento de carreira, 33% aceitariam monitoramento para obter suporte na busca de informações para realizar seu trabalho e 30% aceitariam o monitoramento em troca de contato proativo do suporte de TI ao enfrentar problemas com seus computadores ou aplicativos.
A pesquisa constatou que os seis principais métodos preferidos dos trabalhadores digitais para resolver problemas com a tecnologia que usam no trabalho são todos por meio de suporte interno de TI, com os três principais métodos sendo telefone ao vivo, bate-papo e conversas por e-mail. Quando questionados sobre o motivo, os trabalhadores afirmaram que seus principais motivos foram a experiência da pessoa que resolveu o problema e a velocidade da resolução. Essas descobertas mudaram a partir de 2020, quando os trabalhadores também preferiram outros métodos para resolver seus problemas com a tecnologia digital, como receber respostas na Internet e perguntar a um colega de trabalho.
“Os trabalhadores digitais agora exigem que o suporte de TI seja mais proativo, resolvendo problemas com computadores e aplicativos antes que sejam relatados ou até mesmo percebidos”, disse Paulman. As ferramentas de experiência digital do funcionário (DEX) podem ajudar as equipes de TI a conseguir isso melhorando continuamente o desempenho de dispositivos e aplicativos.
“Os líderes do local de trabalho digital devem avançar para liderar o DEX e reconhecer que são líderes experientes com um kit de ferramentas de tecnologia. Eles devem se concentrar no desenvolvimento das qualidades e práticas de um líder de experiência do funcionário, como construir conexões em toda a empresa e aumentar a empatia pela maneira como os funcionários vivenciam a mudança tecnológica”, finalizou Paulman.
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