Nesta quarta-feira, 10 de maio, durante o discurso de abertura do Google I/O 2023, Sundar Pichai, CEO da empresa, e os outros principais executivos apresentaram as grandes novidades e lançamentos da empresa. As novidades foram focadas em Inteligência Artificial e marcam a evolução do Google ano após ano, tornando essa tecnologia uma ferramenta transformadora e com o potencial de trazer mudanças significativas e positivas para pessoas e sociedades em todo o mundo.
Em seu discurso de abertura, Pichai compartilhou mais sobre o trabalho e a visão da empresa sobre IA, afirmando que há uma grande oportunidade de tornar a tecnologia ainda mais útil para todos.“Há algum tempo, aplicamos IA para tornar nossos produtos radicalmente mais úteis. Com IA generativa, estamos dando o próximo passo. Em uma abordagem ousada e responsável, estamos reinventando todos os nossos principais produtos, incluindo a Busca”, revelou.
Em fevereiro deste ano, Pichai anunciou o Bard, o serviço de conversação com IA da empresa, em inglês para avaliadores confiáveis nos Estados Unidos e no Reino Unido. O Google apresentou agora várias melhorias e novidades sobre o Bard na experiência colaborativa de IA generativa da empresa: o acesso do Bard em inglês está sendo expandido para mais de 180 países, inclusive nos idiomas japonês e coreano, mas o Brasil ficou de fora e não terá acesso ao serviço por enquanto. “Também removemos hoje a lista de espera para entrar no Bard e estamos trabalhando para que até o final do ano ele esteja disponível nos 40 idiomas mais falados, para que 98% das pessoas no mundo possam colaborar com a ferramenta em seus idiomas nativos”, disse Pichai.
Novo modelo de linguagem
Com o objetivo de seguir desenvolvendo soluções de Inteligência Artificial de maneira responsável e inovadora, o Google quer maximizar seu impacto positivo na sociedade apoiando-se em seus princípios de uso. Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo se beneficiam desta tecnologia em produtos como Maps, Tradutor e Lens, entre outros. E, agora, a IA também vai ajudar a potencializar a criatividade com o Bard, aumentar a produtividade com o Workspace e facilitar o acesso ao conhecimento com a experiência generativa na Busca.
Como parte desses esforços, o Google apresentou o PaLM 2, sua última geração em modelo de linguagem, com recursos de raciocínio e codificação aprimorados. O PaLM 2 é menor, mais rápido e eficiente do que os modelos anteriores. “Nesta edição do I/O, compartilhamos cerca de 25 novos produtos e recursos desenvolvidos com este novo modelo, permitindo que pessoas em todo o mundo possam aproveitar todo o potencial de IA, incluindo consumidores, desenvolvedores e empresas de todos os tamanhos”, comentou Pichai.
Turbinando a busca com IA generativa
Graças aos novos saltos da IA generativa, a partir de agora é possível criar novas formas de fazer perguntas que as pessoas jamais imaginariam ver respondidas pela Busca do Google, além de transformar a forma de organizar as informações para ajudar ainda mais as pessoas a encontrar e compreender tudo o que está disponível.
Por isso, o Google anunciou o Search Labs, um espaço onde as pessoas poderão se inscrever e experimentar novos produtos e ideias que o Google está desenvolvendo. Nas próximas semanas, será possível acessar o ícone de béquer no aplicativo do Google ou na área de trabalho do Chrome para registrar-se. O primeiro experimento do Search Labs é a Experiência Generativa na Busca (Search Generative Experience ou SGE).
Com o SGE, as consultas de busca vão trazer respostas baseadas em Inteligência Artificial, mostrando as principais informações com links para se aprofundar e as próximas etapas sugeridas. Quando clicar nesses comandos de acompanhamento, você verá um novo modo de conversação onde poderá perguntar ao Google mais sobre o tópico que você quer explorar.
O recurso estará disponível nos Estados Unidos, apenas em inglês, no Chrome para desktop e no aplicativo do Google (Android e iOS).
Recursos de IA generativa em Cloud
Para ajudar os usuários de Nuvem de todos os níveis de habilidade a resolver seus desafios diários de trabalho, foi anunciado o Duet AI para Google Cloud, um AI collaborator, que auxilia os usuários da Nuvem com a conclusão de código contextual, oferecendo sugestões ajustadas à sua base de código, gerando funções inteiras em tempo real e ajudando com revisões e inspeções de código.
Já para desenvolvedores que desejam criar aplicativos de IA generativa de maneira mais simples e eficiente, também foram apresentados novos modelos e recursos de base dos produtos de IA, como Codey, um modelo de geração de código; Imagen, modelo de conversão de texto em imagem; e o Chirp, modelo de fala de última geração. Também voltado desenvolvedores, foi anunciado o Text Embeddings API, que permite aos desenvolvedores criar mecanismos de recomendação, classificadores, sistemas de resposta a perguntas, correspondência de similaridade e outros aplicativos sofisticados com base na compreensão semântica de texto ou imagens; e RLHF que permite às organizações incorporar feedba.
Serviço
www.google.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo