book_icon

MPE Soluções apresenta cinco benefícios da virtualização de armazenamento

Especialista da MPE Soluções destaca pontos importantes dessa solução que tem melhorado a eficiência operacional em organizações de diferentes portes

MPE Soluções apresenta cinco benefícios da virtualização de armazenamento

Com dados sendo gerados em uma velocidade e volume sem precedentes, tem sido cada vez mais estratégico para as organizações ter a oportunidade de centralizar o máximo possível essas informações. “A virtualização de armazenamento é o que tem permitido que as companhias melhorem o gerenciamento de dados, oferecendo eficiência na migração e na aplicabilidade das informações em empresas de diferentes portes, principalmente naquelas que fazem parte da atual Economia Digital”, explica Jane Greco, diretora na MPE Soluções.

Para as organizações que têm o desejo de ingressar nessa nova Era, a executiva lista cinco benefícios da virtualização de armazenamento.

 Centralização da administração
A virtualização de armazenamento consiste, basicamente, em um produto de hardware ou software que permite a agregação de vários sistemas de disco de armazenamento, para que possam ser gerenciados como uma única entidade, ou seja, administração das informações por meio de uma única interface.

Os gestores de TI estão entre os mais interessados no armazenamento seguro e eficiente dos dados dos seus aplicativos 

Migração de dados sem interrupções
Muitos administradores de sistemas não substituem suas matrizes de armazenamento quando o suporte expira ou quando os produtos estão totalmente depreciados por um simples fato: sem a virtualização, é muito complexo migrar para uma próxima plataforma, principalmente quando o processo envolve diferentes equipes e unidades de negócio. Isso porque nesse contexto as migrações precisam acontecer em muitas etapas, exigindo, inclusive, interrupções de aplicativos. Com a virtualização, a equipe de armazenamento pode executar as trocas de matriz de discos sem interferir na experiência de nenhum usuário.

 Gerenciamento do ciclo de vida dos dados
Os gestores de TI estão entre os mais interessados no armazenamento seguro e eficiente dos dados dos seus aplicativos. Frequentemente, um único aplicativo ou banco de dados de negócios possui determinadas regiões de dados que são regularmente acessadas e requerem armazenamento de alto desempenho, enquanto outras – as que raramente são utilizadas – podem estar alocadas em um armazenamento mais econômico. Como as ferramentas de virtualização ficam entre o servidor e o hardware de armazenamento, elas têm consciência dos padrões de acesso. Se o mecanismo de virtualização puder usar essas informações e alavancar seus recursos de migração online, talvez seja possível realocar de forma transparente os dados acessados com frequência para um armazenamento mais caro e de alto desempenho, movendo dados com menos frequência para um armazenamento que demande menos investimento financeiro.

 Replicação de dados
A virtualização fornece, ainda, um único método de replicação para vários tipos de matrizes de armazenamento e um número limitado de pontos de gerenciamento, algo que é fundamental para as operações de recuperação de desastres. É essa redução de complexidade, que ajuda um administrador a executar as tarefas de backup, arquivamento e recuperação de maneira mais rápida e fácil.

Menos impacto nas finanças da empresa e do meio ambiente
Na prática, a virtualização de um ambiente representa a desativação de muitas máquinas físicas. Isso significa que a empresa vai investir menos recursos financeiros na aquisição de equipamentos. Consequentemente, menos recursos naturais são extraídos da natureza para a produção desses itens, reduzindo também o descarte de lixo eletrônico no planeta.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.