book_icon

FGV DGPE e AWS apresentam plataforma para apoiar a gestão dos municípios

Com acesso público, FGV Municípios reúne informações estruturadas dos 5.568 municípios brasileiros e Brasília – DF, e oferta de serviços para gestores públicos

FGV DGPE e AWS apresentam plataforma para apoiar a gestão dos municípios

O Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) e a Amazon Web Services (AWS) apresentaram nesta terça-feira (09/05), em Brasília (DF), a FGV Municípios, plataforma que reúne informações estruturadas e soluções inovadoras para apoiar a gestão pública nos 5.568 municípios brasileiros e Brasília, DF. O desenvolvimento da plataforma contou com apoio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). A apresentação ocorreu durante o AWS Public Sector Symposium, promovido pela AWS, plataforma de computação em Nuvem mais abrangente e adotada no mundo.

Com a FGV Municípios, gestores públicos poderão elaborar e gerar diagnósticos e planos de ação personalizados

A FGV Municípios reúne informações das principais bases de Dados do País. Com metodologia que contempla as diferentes características dos municípios brasileiros, elas são organizadas em dimensões típicas das funções públicas, com acesso livre a todos os públicos. Além de indicadores de cada município, são apresentadas, de forma didática, informações associadas, como evolução da população e do Produto Interno Bruto (PIB), transferência de recursos, investimentos em saúde e educação, receitas e endividamento. A plataforma permite comparar informações de diferentes municípios.

Com a FGV Municípios, gestores públicos poderão elaborar e gerar diagnósticos e planos de ação personalizados. Eles são formulados a partir de respostas a questionários estruturados por pesquisadores e cientistas de dados e especialistas em políticas públicas. Na primeira etapa, poderão ser gerados diagnósticos e planos de ação de Educação e Planejamento, Finanças e Tributação. Outro serviço da FGV Municípios é o compartilhamento de soluções e serviços, com acesso a produtos de assessoria técnica da FGV e de parceiros da Fundação.

O professor e economista José Henrique Paim Fernandes, diretor da FGV DGPE, afirma que a FGV Municípios contribui para o desenvolvimento de uma nova cultura de gestão pública no Brasil. “O acesso a Dados e a informações de qualidade proporciona, além de maior capacidade de análise por parte dos gestores municipais, contribui para o melhor planejamento das ações e a boa implementação de políticas públicas.” Paim destaca que, ao colocar à disposição pública um amplo conjunto de informações e conhecimentos, a plataforma também “promove maior transparência e integração entre cidadãos, coletividades e governos, atores relevantes no desenvolvimento do município”.

O diretor Geral do IBAM, Paulo Timm, destaca que “a articulação de conhecimentos presente na FGV Municípios permite criar ambientes de consulta e troca de informações estratégicas para a gestão pública municipal”. “O acesso aos Dados agregados terá impacto significativo em diversas áreas, como educação, saúde, planejamento financeiro, previdência e assistência social”, reforça o diretor geral para o setor público da AWS Brasil, Paulo Cunha. Além de apoio técnico ao desenvolvimento da FGV Municípios, a AWS doou créditos para o uso dos seus serviços. A hospedagem da ferramenta na Nuvem garante escalabilidade, alta performance, baixa latência e segurança no gerenciamento da identidade e dos acessos dos usuários.

Henrique Paim destaca que o lançamento da FGV Municípios é um primeiro passo. “Temos compromisso com a continuidade e o aprimoramento da FGV Municípios com a inserção de novas informações. Nosso objetivo é trabalhar de forma colaborativa com municípios, coletividades, academia, pesquisadores e especialistas da FGV e de outras instituições”, afirma o diretor da FGV DGPE.

FGV DGPE
Criada em 2018, a FGV DGPE desenvolve ações de apoio ao aprimoramento da gestão pública municipal, estadual e federal e à gestão educacional em sistemas de ensino. Neste período, são mais de 50 projetos desenvolvidos e em desenvolvimento no Brasil, na Argentina e no Chile. No Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, organismos internacionais e unidades da FGV, a atuação já abrange 17 estados e 1.672 municípios. A promoção e a contribuição para implementação de práticas sustentáveis na gestão governamental e nas políticas públicas desenvolvidas pela FGV DGPE reforçam a missão da Fundação Getulio Vargas de promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Serviço
municipios.fgv.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.