Os gastos mundiais com serviços de telecomunicações e de TV paga atingiram US$ 1,478 bilhão em 2022, aumentando 2,2% ano a ano, de acordo com o estudo Worldwide Semiannual Telecom Services Tracker da IDC. Espera-se que os gastos mundiais com serviços de telecomunicações e TV por assinatura aumentem 2% este ano e alcancem um total de US$ 1,541 bilhão. A última previsão é um pouco mais otimista em relação à versão publicada em novembro do ano passado, pois pressupõe um crescimento de 0,3 ponto percentual a mais em 2023. A IDC acredita que essa aceleração é consequência do aumento das tarifas dos serviços de telecomunicações impulsionado pela inflação.
Esta é a segunda vez nos últimos seis meses que a IDC aumentou a previsão para o mercado de serviços de telecomunicações e ajustes positivos foram feitos para todas as regiões globais. Isso confirma a tese de que a inflação está acontecendo igualmente em todas as partes do mundo e que as operadoras estão se comportando de maneira semelhante quando sua lucratividade é ameaçada pelas pressões inflacionárias. Os efeitos observados agora são resultado dos ajustes tarifários iniciais que, em geral, ocorreram em meados de 2022. De acordo com as últimas previsões do FMI, a inflação veio para ficar pelo menos nos próximos três anos, o que significa que as operadoras continuarão a aumentar as tarifas, os clientes pagarão mais pelos serviços de telecomunicações e o valor nominal total do mercado crescerá em ritmo mais rápido.
A previsão para a Ásia-Pacífico foi impulsionada em 0,7 ponto percentual, para as Américas em 0,3 ponto percentual e para EMEA em 0,1 ponto percentual. À primeira vista, a magnitude da mudança na EMEA, região que vive uma inflação acima da média e luta para encontrar um substituto para a barata energia russa, pode parecer relativamente baixa. Isso pode ser explicado por 1) a guerra na Ucrânia e as sanções econômicas relacionadas impostas à Rússia, o maior mercado da sub-região CEE, e 2) desaceleração significativa das principais economias da Europa impulsionadas pelo crescimento drástico das taxas de juros dos bancos centrais . Deve também ser tido em consideração o facto de durante a atualização anterior a região EMEA ter assistido à maior revisão em alta. No entanto, o crescimento mais rápido neste ano, bem como em todo o período de previsão,
A inflação alta não é uma boa notícia para nenhum mercado, porque o impulso positivo que ela produz é apenas nominal. Um olhar mais atento às taxas de crescimento previstas revela que são muito inferiores às taxas de inflação anuais publicadas pelos estatísticos monetários, o que significa que o mercado está a assistir a uma desvalorização em termos reais. Por esse motivo, as operadoras de telecomunicações continuam investindo pesadamente em tecnologias avançadas de telecomunicações.
Eles esperam que a migração para banda larga totalmente IP e de acesso de nova geração (NGA) ajude a compensar o declínio de voz fixa e móvel. Eles também acreditam que o 5G abrirá novas oportunidades, permitindo comunicações massivas do tipo máquina e comunicações ultraconfiáveis de baixa latência.
As empresas também estão aumentando o ritmo de digitalização e softwarização de seus processos de negócios, criando novas estratégias de entrada no mercado com base em dados e inteligência e implementando modelos de negócios inovadores baseados em telco, como plataforma e cocriação dentro dos ecossistemas. Eles também buscam fluxos de receita adicionais em áreas não relacionadas a telecomunicações, como IoT, Data Center, Nuvem, AR/VR, serviços de TI, VoD, soluções verticais corporativas, soluções financeiras, segurança cibernética, mídia digital, comércio eletrônico etc.
“As operadoras de telecomunicações estão se transformando completamente – de provedores de serviços tradicionais de commodities, eles estão se tornando fornecedores modernos de tecnologia full-stack”, diz Kresimir Alic, diretor de Pesquisa do Worldwide Telecom Services. “Desta forma, eles se tornam líderes do mercado digital revolução da transformação e esperam, com razão, que possam adquirir uma das posições centrais no novo mundo digitalizado”, finalizou.
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