book_icon

Aeroporto de Florianópolis adota Genetec Security Center para ambiente monitorado e seguro

Um dos aeroportos mais modernos do País adotou o Genetec Security Center, com ferramentas analíticas e unificadas para fazer a gestão de segurança do complexo, composto por terminal aéreo, área de eventos, compras e serviços dentro do conceito de “Place to be”

Aeroporto de Florianópolis adota Genetec Security Center para ambiente monitorado e seguro

A Genetec, fornecedora que atua em tecnologias de segurança unificada pública e privada, operações e inteligência de negócios, anuncia que o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, Santa Catarina, privatizado em 2018 e agora gerido pela Zurich Airport Brasil, utiliza o Genetec Security Center, plataforma unificada da Genetec, para gerir a segurança de toda sua moderna e sofisticada infraestrutura, pensada dentro do conceito de “Place to be”, amigável e atraente para viajantes e habitantes catarinenses.

No Aeorporto de Florianópolis, os visitantes encontram serviços aéreos de alta qualidade e um boulevard, com área comercial, de serviços e entretenimento, no qual são realizados shows e confraternizações da comunidade. “Nossa proposta de gestão é unir a eficiência suíça com o entusiasmo brasileiro para oferecer o melhor serviço possível aos passageiros e nos integrar com a população, propiciando oportunidades de negócios, consumo e lazer. Isso torna imprescindível ter um sistema de segurança eficiente e que se integre totalmente a nossa operação crítica”, diz Kleyton Mendes, gerente executivo da Zurich Airport Brasil.

As ferramentas da Genetec são amigáveis, intuitivas, ágeis e produtivas que atendem às nossas expectativas por nos ajudarem a garantir também a eficiência e qualidade dos serviços que oferecemos 

Por esta razão, o Aeroporto de Florianópolis optou pelo Genetec Security Center, uma plataforma de segurança unificada, que facilita a inovação por integra-se facilmente a tecnologia e equipamentos inovadores de diferentes fabricantes. “A plataforma da Genetec controla e unifica hoje 500 câmeras, 210 portas de controle de acesso às áreas administrativas e críticas do terminal, como embarque, desembarque, aduanas etc., do reconhecimento automático das placas dos veículos que circulam no estacionamento privado para funcionários e terceiros, por meio do Autovu”, informa José Rodrigues da Silva Neto, gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças.

O melhor aeroporto do Brasil por dois anos consecutivos, segundo premiação da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), conta ainda com a ferramenta Genetec Plan Manager, que mapeia todas as áreas do termital por meio das câmeras, tornando mais rápida e eficiente a localização e visualização de qualquer ocorrência, o que contribui para que a equipe de segurança tenha uma resposta rápida e coerente com cada situação. “Podermos participar do projeto desse aeroporto que é uma referência nacional, mostra como nossas soluções podem contribuir para dar mais segurança e ajudar a aperfeiçoar as operações”, diz Rodrigues Neto.

“As ferramentas da Genetec são amigáveis, intuitivas, ágeis e produtivas que atendem às nossas expectativas por nos ajudarem a garantir também a eficiência e qualidade dos serviços que oferecemos. Ou seja, contribuem para cumprirmos nossa missão de criar ambientes agradáveis e seguros, verdadeiramente 4.0, capazes de influenciar de maneira positiva a modernidade e o acolhimento das pessoas nas cidades”, comenta Mendes. Prova disto é que os colaboradores do CCA (Centro de Controle Administrativo) do Aeroporto de Florianópolis são treinados em apenas uma semana e já se familiarizam e navegam tranquilamente pela solução em benefício da operação e dos frequentadores.

Mendes reforça que o Aeroporto de Florianópolis se esmera no uso de tecnologia para beneficiar e surpreender seus visitantes, sendo o único no Brasil a contar com um laboratório próprio de inovação. “Recentemente, por exemplo, lançamos um serviço que permite aos nossos passageiros consultarem e receberem informações sobre seus voos via WhatsApp. Para isto, só precisam acessar o QR Code disponível no terminal”, conta o gerente executivo da Zurich Airport Brasil

Depois de assumir a operação do Aeroporto de Florianópolis em janeiro de 2018, a Zurich Airport Brasil investiu R$ 550 milhões na construção de um novo terminal, inaugurado em outubro de 2019. Na antiga infraestrutura, o aeroporto catarinense contava com sistemas de segurança proprietários e 150 câmeras, o que limitava sua modernização e ampliação da capacidade de cobertura. Hoje, o aeroporto conta com um sistema de arquitetura aberta, ferramentas de análise sofisticadas, que permite, por exemplo, monitorar até mesmo bagagens desacompanhadas, gerando alertas para que sejam tomadas as providências de segurança.

“O sistema da época não nos permitia implementar e integrar novos equipamentos ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e analíticas, e nem mesmo aperfeiçoar nossa cibersegurança. Aliás, outra vantagem do Genetec Security Center, pois com um único fornecedor na área de segurança, conseguimos ter melhor controle dos Dados críticos gerados e mantemos a conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados”, informou Mendes. De acordo com o executivo, a plataforma da Genetec ajuda também na elaboração de relatórios importantes sobre a segurança do aeroporto para a ANAC.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.