A Metodologia Ágil tem ajudado empresas a encontrarem soluções para ganhar mais eficiência e definir melhores estratégias na gestão de projetos. Foi o que aconteceu com o Carrefour Soluções Financeiras, banco 100% digital que faz parte do Grupo Carrefour. A agilidade passa a ter papel protagonista na empresa para promover o alinhamento estratégico entre as entregas e os objetivos corporativos. A Verity, aceleradora de soluções digitais especialista no assunto, foi um parceiro chave no impulsionamento da cultura Ágil na empresa, além de diversas companhias do Brasil.
Em 2022, a Verity atuou com o Banco Carrefour na busca do aprimoramento da visibilidade das entregas e a otimização dos fluxos da sua operação, fazendo com que os OKRs (objetivos e resultados-chave) fossem conectados com a estratégia da companhia e os desafios dos squads. Deste modo, a empresa decidiu ter uma estrutura que equilibrava o modelo de trabalho orientado à agilidade sem perder o foco do employee success. Foi gerado um modelo de trabalho adequado à cultura da organização e ao formato de trabalho conduzido pelo Centro de Excelência de Agilidade do Banco, com aproximadamente 25 pessoas, incluindo as lideranças funcionais.
Com isso, entre os resultados alcançados, a área de Agilidade passou a garantir a conexão das prioridades estratégicas com as entregas, sendo amparadas por indicadores. A visibilidade das estratégias fez com que os projetos fossem aplicados com propósito claro e integrado aos objetivos da companhia, com os centros de excelência do Carrefour Soluções Financeiras atuando de maneira colaborativa e unificada.
“Durante a atuação do time de agilidade, foram aplicadas algumas metodologias para deixar as entregas mais claras e efetivas. Um processo de revisão da estratégia, promovido pelo Banco, foi implementado para entender quais eram os direcionadores estratégicos de cada tribo, buscando foco, destacando as entregas e aquilo que não seria entregue. Foi implementado um frame de Agilidade do Banco Carrefour, reunindo dezenas de métodos e práticas compatíveis com a realidade cultural, trazendo clareza de papéis e resultados apresentados por indicadores. Também teve a criação e implantação do frame para PI Planning, não apenas para atender os produtos, mas também para os projetos dos Centros de Excelência, contando com o protagonismo do time de agilidade da Verity nesta jornada”, afirma Victor Gonçalves, Chief Digital Officer da Verity.
Thalita Fabro, líder de Agilidade e Estratégia do Carrefour Soluções Financeiras, destaca a vontade de fazer acontecer e o espírito de equipe dos times durante todo o processo de transformação. “Considero alguns pontos como primordiais para os resultados significativos que tivemos no último ano: patrocínio da alta liderança do Banco, a começar pelo nosso CEO, Carlos Mauad, que impulsiona a agilidade e inovação com foco em resultados; além das pessoas, que foram e são fundamentais nesse processo. Temos algumas crenças bastante fortes como sermos agnósticos a métodos, termos uma atuação hands on, e sempre levarmos em consideração o contexto da organização. Com este mindset e o foco em solucionar problemas e explorar oportunidades, temos obtido resultados cada vez melhores e mais consistentes”, complementa.
www.verity.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo