Atualmente, ainda mais depois da pandemia de Covid-19, é impossível pensar em serviços de saúde sem ferramentas tecnológicas, elementos que se tornaram essenciais em todos os processos realizados em um centro de saúde, desde o atendimento ao paciente até as questões administrativas.
De acordo com a última Pesquisa Global sobre o Setor de Saúde, realizado com mais de 500 executivos de hospitais das áreas clínica, TI e compras da América Latina, essas entidades planejam aumentar o orçamento para mobilidade clínica para assistência médica durante o ano de 2024.
O relatório confirma que é fundamental entender melhor o papel que a tecnologia desempenha no setor de saúde e, nesse sentido, a Zebra oferece uma série de soluções tecnológicas que melhoram a qualidade do serviço e o bem-estar dos pacientes.
“Os serviços na área de saúde devem focar seus esforços de transformação Digital para melhorar o atendimento ao paciente, a experiência dos profissionais e suas operações, com foco no cumprimento das regulamentações, atendimento ao paciente e opções convenientes para eles”, explica Andrés Ávila, gerente sênior de Marketing de Saúde da Zebra Technologies na América Latina.
Durante a pandemia, muitos serviços tiveram de dar um salto para fortalecer sua tecnologia, e a saúde não foi exceção. Sem avançar mais, uma análise da RedInterclínica revelou que as consultas com especialistas de saúde, na modalidade de telemedicina, aumentaram 900% durante o primeiro semestre de 2020, o que motivou uma mudança e uma aposta em soluções digitais.
Considerando essas necessidades e os resultados captados pelo estudo realizado, a Zebra Technologies tem estado atenta a essas tendências na área da saúde, criando ferramentas tecnológicas que hoje estão na vanguarda e otimizam o trabalho nos centros de saúde. Veja algumas delas:
Soluções de Identificação do Paciente: funciona tanto para a sua admissão como para a sua permanência na instituição. Dessa forma, os erros são minimizados ao permitir o acesso às informações essenciais do paciente durante todo o processo de atendimento;
Pontos de atendimento à beira do leito: com dispositivos móveis e impressoras, os profissionais de saúde podem imprimir etiquetas à beira do leito para corresponder com precisão a amostra ao paciente e até mesmo acessar as informações do tratamento no sistema;
Administração de medicamentos com código de barras: essa solução permite que os profissionais de saúde garantam que o paciente certo receba o medicamento certo no momento certo;
Etiquetas na área laboratorial: impressoras, etiquetas de amostras e scanners de código de barras simplificam a administração, melhorando a identificação e o rastreamento da amostra desde a coleta até a análise;
Criptografia e monitoramento de dados 24 horas por dia, 7 dias por semana: a Zebra possui dispositivos específicos que permitem criptografia de dados e capacidade de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo mobilidade clínica, onde a pessoa pode acessar informações de qualquer lugar. Com ele, o colaborador consegue se conectar, conversar, enviar mensagens de texto e compartilhar imagens com segurança, em qualquer lugar;
Soluções de rastreamento: além disso, é possível obter visibilidade de operações como suprimentos, equipamentos médicos e, assim, aproveitar melhor a tomada de decisões com tecnologia de rastreamento, como identificação por radiofrequência (RFID). Isso economiza etapas e tempo enquanto o funcionário termina de procurar ativos perdidos – desde bombas e monitores cardíacos a camas e cadeiras de rodas – localizando-os quando a pessoa precisar deles. Com essa solução, é possível usar as informações para rastreamento de proximidade e contato próximo para ajudar a proteger os pacientes e funcionários.
Pulseiras confortáveis e controladas para pacientes: pulseiras de identificação difíceis de escanear podem comprometer a segurança do paciente e a capacidade de fornecer cuidados adequados. Por esse motivo, a maioria dos hospitais escolhe pulseiras térmicas e a laser, que melhoram a precisão da identificação do paciente e a eficiência operacional dos serviços no local de atendimento;
Sensores de identificação para cadeias de frio: sensores para identificação de elementos que precisam ser manuseados dentro de uma cadeia de frio, como vacinas, amostras e alguns medicamentos, alertam em tempo real sobre mudanças na temperatura dos produtos ou a manipulação adequada destes. Eles podem transmitir as informações por meio de uma reação química, mudança de cor ou via bluetooth.
Além da telemedicina, que trouxe múltiplos benefícios como o conforto e o cuidado com profissionais de saúde e pacientes, descongestionando também os serviços, atualmente existem outras tecnologias que permitem o atendimento presencial e que otimizam, melhoram e gerenciam de uma forma mais muito mais eficiente e segura.
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