Pelo quinto mês consecutivo, a IDC reduziu sua previsão para 2023 para os gastos mundiais com TI, pois os investimentos em tecnologia continuam a mostrar o impacto de uma economia enfraquecida. Em sua nova previsão mensal para o crescimento mundial dos gastos com TI, a IDC projeta um crescimento geral este ano em moeda constante de 4,4%, para US$ 3,25 trilhões. Isso está ligeiramente abaixo dos 4,5% na previsão do mês anterior e representa uma oscilação em relação à previsão de crescimento de 6% em outubro de 2022.
“Desde o quarto trimestre do ano passado, vimos sinais claros e mensuráveis de uma retração moderada em algumas áreas de gastos com TI”, disse Stephen Minton, vice-presidente do grupo de pesquisa Data & Analytics da IDC. “Os gastos com tecnologia permanecem resilientes em comparação com recessões econômicas históricas e outros tipos de gastos empresariais, mas o aumento das taxas de juros agora está impactando os gastos de capital”, completou.
Após reduções nas previsões de PC há um mês, a IDC agora reduziu suas expectativas para algumas categorias adicionais de hardware, incluindo servidores, dispositivos vestíveis e periféricos. As previsões foram reduzidas para investimentos em infraestrutura local por compradores corporativos, enquanto as implantações de nuvem e provedor de serviços permanecem mais resilientes em geral.
Os gastos com provedores de serviços ainda estão enfraquecendo em relação aos máximos do ano passado, à medida que o setor se ajusta ao crescimento pós-Covid mais lento, mas os investimentos planejados por provedores de Nuvem se mantiveram desde o mês passado. A forte demanda por serviços de Nuvem continua impulsionando o crescimento, apesar das pressões inflacionárias, mas os gastos fora da Nuvem devem diminuir.
“O impacto mais significativo continua concentrado nos mercados de consumo, com os gastos de TI do consumidor agora previstos para cair 2% este ano”, disse Minton. “Este será o segundo ano consecutivo de queda nos gastos com tecnologia do consumidor, uma grande mudança em relação ao crescimento do consumo de 18% em 2021. Por outro lado, a demanda corporativa por nuvem e transformação digital permanece forte, apesar dos ventos econômicos contrários”, comentou.
Pela primeira vez, a previsão do The Worldwide Black Book deste mês inclui divisões de canais na atualização de março de 2023. Isso mostra que, embora os gastos diretos com TI devam crescer 6,4% no geral em 2023, os gastos indiretos por meio de provedores de canal aumentarão apenas 2,5%, pois o aperto de crédito afeta empresas menores e consumidores em sua capacidade de financiar investimentos em tecnologia.
“Revendedores que ainda obtêm grande parte de sua receita de infraestrutura local e PCs estão enfrentando condições de mercado difíceis este ano”, disse Minton. “Enquanto isso, infraestrutura, software e serviços em nuvem estão crescendo mais lentamente do que há um ano, mas continuam respondendo por uma parcela maior dos gastos totais com TI e reforçando o senso geral de resiliência que o setor ainda desfruta”, observou.
The Worldwide Black Book: Live Edition é a análise mensal da IDC sobre o status e o crescimento projetado da indústria mundial de TIC em 86 regiões geográficas. Como referência para dados de mercado consistentes e detalhados em seis continentes, o Worldwide Black Book: Live Edition oferece um perfil em tempo real do mercado de TIC em cada um dos países onde a IDC está atualmente representada.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo