book_icon

IDC mais uma vez revisa para baixo crescimento dos gastos com TI

Em sua nova previsão mensal, a IDC projeta um crescimento geral este ano em moeda constante de 4,4%, para US$ 3,25 trilhões

IDC mais uma vez revisa para baixo crescimento dos gastos com TI

Pelo quinto mês consecutivo, a IDC reduziu sua previsão para 2023 para os gastos mundiais com TI, pois os investimentos em tecnologia continuam a mostrar o impacto de uma economia enfraquecida. Em sua nova previsão mensal para o crescimento mundial dos gastos com TI, a IDC projeta um crescimento geral este ano em moeda constante de 4,4%, para US$ 3,25 trilhões. Isso está ligeiramente abaixo dos 4,5% na previsão do mês anterior e representa uma oscilação em relação à previsão de crescimento de 6% em outubro de 2022.

“Desde o quarto trimestre do ano passado, vimos sinais claros e mensuráveis ​​de uma retração moderada em algumas áreas de gastos com TI”, disse Stephen Minton, vice-presidente do grupo de pesquisa Data & Analytics da IDC. “Os gastos com tecnologia permanecem resilientes em comparação com recessões econômicas históricas e outros tipos de gastos empresariais, mas o aumento das taxas de juros agora está impactando os gastos de capital”, completou.

Revendedores que ainda obtêm grande parte de sua receita de infraestrutura local e PCs estão enfrentando condições de mercado difíceis este ano

Após reduções nas previsões de PC há um mês, a IDC agora reduziu suas expectativas para algumas categorias adicionais de hardware, incluindo servidores, dispositivos vestíveis e periféricos. As previsões foram reduzidas para investimentos em infraestrutura local por compradores corporativos, enquanto as implantações de nuvem e provedor de serviços permanecem mais resilientes em geral.

Os gastos com provedores de serviços ainda estão enfraquecendo em relação aos máximos do ano passado, à medida que o setor se ajusta ao crescimento pós-Covid mais lento, mas os investimentos planejados por provedores de Nuvem se mantiveram desde o mês passado. A forte demanda por serviços de Nuvem continua impulsionando o crescimento, apesar das pressões inflacionárias, mas os gastos fora da Nuvem devem diminuir.

“O impacto mais significativo continua concentrado nos mercados de consumo, com os gastos de TI do consumidor agora previstos para cair 2% este ano”, disse Minton. “Este será o segundo ano consecutivo de queda nos gastos com tecnologia do consumidor, uma grande mudança em relação ao crescimento do consumo de 18% em 2021. Por outro lado, a demanda corporativa por nuvem e transformação digital permanece forte, apesar dos ventos econômicos contrários”, comentou.

Pela primeira vez, a previsão do The Worldwide Black Book deste mês inclui divisões de canais na atualização de março de 2023. Isso mostra que, embora os gastos diretos com TI devam crescer 6,4% no geral em 2023, os gastos indiretos por meio de provedores de canal aumentarão apenas 2,5%, pois o aperto de crédito afeta empresas menores e consumidores em sua capacidade de financiar investimentos em tecnologia.

“Revendedores que ainda obtêm grande parte de sua receita de infraestrutura local e PCs estão enfrentando condições de mercado difíceis este ano”, disse Minton. “Enquanto isso, infraestrutura, software e serviços em nuvem estão crescendo mais lentamente do que há um ano, mas continuam respondendo por uma parcela maior dos gastos totais com TI e reforçando o senso geral de resiliência que o setor ainda desfruta”, observou.

The Worldwide Black Book: Live Edition é a análise mensal da IDC sobre o status e o crescimento projetado da indústria mundial de TIC em 86 regiões geográficas. Como referência para dados de mercado consistentes e detalhados em seis continentes, o Worldwide Black Book: Live Edition oferece um perfil em tempo real do mercado de TIC em cada um dos países onde a IDC está atualmente representada.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.