book_icon

Estudo da ISG traça panorama do mercado de IoT no Brasil

O relatório ISG Provider Lens Internet das Coisas – Serviços e Soluções 2022 para o Brasil constata que muitos setores estão usando a tecnologia, como agronegócio, medicina, logística e manufatura

Estudo da ISG traça panorama do mercado de IoT no Brasil

O uso empresarial e governamental de serviços relacionados à Internet das Coisas (IoT) no Brasil cresceu e amadureceu significativamente desde a publicação do Plano Nacional de IoT em 2018, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pela Information Services Group (ISG), empresa global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens Internet das Coisas – Serviços e Soluções 2022 para o Brasil constata que as funções principais da IoT – monitoramento e gerenciamento de ativos remotos e uso de dados e IA para tomada de decisões – tornaram-se práticas comuns em muitos setores, incluindo agronegócio, medicina logística e manufatura.

Por razões históricas e legais, as empresas de telecomunicações são mais proeminentes nos serviços de IoT no Brasil do que em alguns outros países

“Os projetos de IoT em empresas e agências governamentais brasileiras cresceram de provas de conceito individuais para soluções escaláveis com amplo impacto”, disse Shafqat Azim, sócio da ISG Digital nas Américas. “IoT está se tornando uma parte fundamental das estratégias de Transformação Digital”, afirmou.

A IoT permite que redes em larga escala de dispositivos inteligentes monitorem a localização e movimentação de veículos, equipamentos, mercadorias, animais e outros recursos em todo o vasto território brasileiro, diz o relatório. Essas redes, que também podem coletar e analisar grandes quantidades de dados sobre o uso de ativos, estão entre as aplicações de IoT mais críticas do País.

Muitas organizações brasileiras que adotam a IoT estão contando com um ecossistema de fornecedores de serviços para consultoria estratégica, implementação de tecnologia e gerenciamento contínuo, diz o ISG. Muitas vezes, várias companhias precisam trabalhar juntos como parceiros para serem eficazes.

No Brasil, os serviços de consultoria em IoT estão sendo oferecidos tanto por empresas de consultoria tradicionais que contrataram especialistas em IoT, quanto por empresas com raízes na implementação técnica que desenvolveram ofertas estratégicas, diz o ISG. À medida que as empresas se tornam mais conscientes do potencial da IoT, elas procuram fornecedores mais capazes de identificar oportunidades de negócios de IoT e alinhar outros parceiros para realizá-las.

“Tanto o lado da oferta quanto a demanda estão ficando mais maduros”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas precisam de fornecedores que entendam as tecnologias, regulamentos e setores envolvidos”, observou.

Players do mercado

Por razões históricas e legais, as empresas de telecomunicações são mais proeminentes nos serviços de IoT no Brasil do que em alguns outros países, diz o relatório. Elas construíram serviços especificamente para realizar prioridades nacionais de IoT em áreas como cidades inteligentes, agronegócio, indústria, cadeias de suprimentos e monitoramento e prevenção de doenças.

O relatório também explora outras grandes tendências de IoT no Brasil, incluindo o papel essencial dos serviços gerenciados e a crescente importância da computação de borda e segurança de dados.

O relatório ISG Provider Lens Internet das Coisas – Serviços e Soluções 2022 para o Brasil avalia os recursos de 26 fornecedores em cinco quadrantes: Strategic Consulting, Implementation and Integration, Managed Services, Mobile Asset Tracking and Management, and Data Management and IT on the Edge. Consultoria Estratégica, Implementação e Integração, Serviços Gerenciados, Rastreamento e Gerenciamento de Ativos Móveis e Gerenciamento de Dados e IA na Borda.

O relatório aponta Embratel, IBM, Siemens e Telefonica Tech como líderes em todos os cinco quadrantes. Ele nomeia a Accenture como líder em quatro quadrantes e Algar Telecom, Bosch e TIM como líderes em três quadrantes cada. A Deloitte é nomeada líder em dois quadrantes.

Além disso, a Logicalis é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. Advantech, Sonda e Tivit são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

Serviço
www.isg-one.com

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.