
Uma nova pesquisa da Universidade de Kaiserslautern-Landau (RTPU), encomendada pela Qualcomm Europe, mostra o potencial significativo das aplicações de veículos conectados para reduzir as emissões de CO2 no setor de transporte. As aplicações consideradas no estudo incluem aplicações de otimização da cidade, como cruzamentos de tráfego de sinais de trânsito dinâmicos e roteamento. Estas aplicações têm como objetivo reduzir as paradas e os congestionamentos, melhorando a eficiência e o tempo de viagem.
O estudo demonstra que a introdução de apenas 20% de veículos conectados nas estradas urbanas da UE pode reduzir em até 18% as emissões de CO2. Alguns países da UE, por exemplo a Alemanha, podem até apresentar economias de emissões de até 24%. O potencial dos veículos conectados para reduzir as emissões relacionadas ao transporte representa um progresso significativo em direção às metas do Green Deal da UE, pelas quais a Comissão da UE pretende atingir uma redução de 90% nas emissões relacionadas ao transporte até 2050.
O estudo usa uma nova abordagem de simulação, extrapolando os resultados de simulações de tráfego baseadas em mapas detalhados em cidades selecionadas para todas as cidades nos Estados-Membros da UE27. O estudo prevê que as cidades da UE, com populações variando de menos de 100 mil habitantes a mais de 500 mil, poderiam colher os benefícios dos veículos conectados e, a partir dessa mistura de cidades, tirar conclusões em toda a UE. Os benefícios incluem emissões reduzidas e maior eficiência do tráfego.
Além disso, estima-se que os motoristas possam economizar até 15 horas de viagem anualmente durante os horários de pico, levando a níveis mais altos de produtividade e conforto.
“Os resultados deste estudo mostram como a tecnologia pode ajudar a reduzir as emissões, tornando o transporte rodoviário mais eficiente e sustentável sem comprometer a segurança dos usuários das estradas”, disse Enrico Salvatori, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm Europe/MEA. “Utilizando nossas soluções automotivas Snapdragon Digital Chassis altamente avançadas, abrangendo telemática e conectividade, cockpit digital e assistência ao motorista e automação de veículos, estamos apoiando as montadoras a projetar e fornecer veículos conectados e autônomos de última geração. O estudo da RTPU marca um marco importante para a adoção generalizada de mobilidade conectada e transporte rodoviário mais ecológico e eficiente para todos”, comentou.
“Este estudo demonstra de forma impressionante o potencial das aplicações de mobilidade conectada para reduzir as emissões no setor de transporte. Aprendemos que combinações simples de aplicativos de mobilidade conectados e taxas de penetração realistas de veículos conectados permitem que sejam alcançadas reduções significativas nas emissões, sem comprometer o conforto do motorista”, disse o professor Dr. Hans D. Schotten, da RTPU.
Serviço
www.qualcomm.com

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