book_icon

Inovações do Cisco 800G ajudam a impulsionar a Internet do futuro

Nova placa de linha 28.8T / 36 x 800G da Cisco, alimentada pelo Cisco Silicon One P100 ASIC, é até 6x mais eficiente em termos de espaço em comparação com as soluções atuais de 400G

Inovações do Cisco 800G ajudam a impulsionar a Internet do futuro

A Cisco anunciou nesta quinta-feira (30/3) inovações em rede 800G que continuam a transformar a economia e a sustentabilidade da Internet para o futuro, ajudando seus clientes a conectar quase 40% da população mundial que permanece desconectada ou mal atendida.

À medida que os dispositivos IoT crescem de bilhões para trilhões, a demanda por largura de banda cresce não apenas com a conexão de dispositivos com 5G e Wi-Fi, mas também com as cargas de trabalho de IA/ML necessárias para gerar insights da IoT (Internet das Coisas). Aplicativos como IA generativa, pesquisa, processamento de linguagem e mecanismos de recomendação estão impulsionando o rápido crescimento de clusters de IA/ML em ambientes de Data Center que exigem mais largura de banda em relação às cargas de trabalho tradicionais. As malhas IA/ML precisam escalar com spines mais densos, que são essenciais para suportar o grande número de processadores com baixa latência, além da expansão da capacidade no Data Center Interconnect.

O modelo de consumo flexível de pagamento conforme o crescimento ajuda os clientes a preparar suas implementgações para o futuro, dimensionando corretamente a rede, adicionando capacidade ao longo do tempo

Embora o crescimento da largura de banda pareça ilimitado, o espaço e a energia são limitados. São necessárias plataformas densas e com baixo consumo de energia. A Cisco está dobrando as capacidades de fornecedores de serviços de comunicação e backbones de clientes em escala da Web, núcleo metropolitano e redes de Data Center em comparação com as soluções modulares de 400G/100G. A nova placa de linha de 28,8 Tbps/36 x 800G para roteadores Cisco 8000 Series é alimentada pelo Cisco Silicon One e reduz os custos operacionais enquanto protege os investimentos à medida que provedores de serviços de comunicação e operadoras de Nuvem transformam redes de 100G para 400G e capacidades de 800G. Os clientes podem se beneficiar da economia de carbono usando menos hardware para dimensionar e reutilizar equipamentos.

“Continuamos a expandir o 800G para mais casos de uso, desde malhas IA/ML até o núcleo, para ajudar nossos clientes a atingir suas metas de desempenho e sustentabilidade”, disse Kevin Wollenweber, vice-presidente sênior e gerente-geral da Cisco Networking, Data Center and Provider Connectivity. “Com nossas soluções densas de núcleo e spines usando novas placas de linha de dupla densidade com Cisco Silicon One, aceleramos a transição para 800G em qualquer lugar”, afirmou.

Principais benefícios dos sistemas de roteadores modulares da série Cisco 8000 com tecnologia Cisco Silicon One P100:

Economia: com economia de espaço de até 83%, os clientes podem construir redes mais densas usando grande parte da mesma infraestrutura para dar suporte a casos de uso como 5G, IoT, banda larga e IA/ML. Outros benefícios incluem:

– Ao dobrar a capacidade no mesmo chassi, a plataforma do Cisco 8000 Series Router tem até o dobro da eficiência de espaço em relação aos sistemas de chassi único de 400G.

– Esses sistemas de chassi único de 800 G agora podem suportar cargas de tráfego equivalentes com até 6x mais eficiência de espaço em comparação com as atuais soluções de chassi distribuído de 400 G, fornecendo até 15 Tbps por unidade de rack.

– Os novos sistemas modulares 800G também podem fornecer a capacidade de largura de banda equivalente com uma economia estimada de energia de até 68% em comparação com as soluções 400G para ajudar a reduzir os custos operacionais.

Sustentabilidade: com até 68% de economia de energia, os sistemas 800G podem ajudar os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade.

– Supondo que um único sistema 800G esteja em uso 24 horas por dia, 365 dias por ano, a economia potencial de energia em sistemas 400G reduziria as emissões de GEE em até 215.838 CO2e por ano.

– Estima-se que essa quantidade de economia de carbono seja equivalente à redução das emissões de carbono ao carregar 40 milhões de smartphones ou queimar 366.923 libras de carvão por ano.

– Os clientes também podem reutilizar equipamentos comuns ao atualizar para sistemas 800G para ajudar a reduzir o lixo eletrônico.

Inovações arquitetônicas: alimentada por Cisco Silicon One P100 ASIC e opticamente plugável, a nova placa oferece uma taxa de transferência massiva para sistemas modulares Cisco 8800 Series. Os principais recursos incluem:

– A tecnologia avançada 100G SerDes permite que os clientes dobrem as densidades de porta 400G atuais e aumentem em 8 vezes as densidades de porta 100G atuais no mesmo fator de forma, suportando 72 x 400G e 288 x 100G portas por slot.

– Capacidade de escalar até 800 G para suportar demandas crescentes de tráfego com chassis de quatro, oito, doze e 18 slots. Os clientes podem escalar até 518 Tbps de capacidade com um único sistema 800G modular de 18 slots.

– O modelo de consumo flexível de pagamento conforme o crescimento ajuda os clientes a preparar suas implementgações para o futuro, dimensionando corretamente a rede, adicionando capacidade ao longo do tempo para melhor alinhamento com os resultados de negócios.

– A nova geração Cisco opticamente plugável oferece proteção ao investimento por meio da compatibilidade com versões anteriores dos transceptores plugáveis ​​QSFP existentes.

Simplicidade operacional: com painéis de visualização avançados, monitoramento de serviços com insights acionáveis ​​e otimização de rede de loop fechado, os clientes podem detectar problemas e solucioná-los mais rapidamente.

– Com os últimos aprimoramentos no Crosswork Network Automation, a velocidade na qual os elementos e serviços de rede podem ser adicionados foi significativamente melhorada.

– O novo IOS XR Path Tracing fornece visibilidade salto a salto do caminho do pacote através da rede.

Serviço
www.cisco.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.