book_icon

AgTech Garage lança serviço para destravar inovação no agronegócio

O serviço chega para acelerar a entrada de novas empresas na dinâmica da inovação aberta e colaborativa na cadeia do agronegócio, do campo à mesa do consumidor

AgTech Garage lança serviço para destravar inovação no agronegócio

O AgTech Garage anunciou o lançamento do Habilitar, serviço que chega para acelerar a entrada de novas empresas na dinâmica da inovação aberta e colaborativa na cadeia do agronegócio, do campo à mesa do consumidor. José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil, destaca que o serviço responde a uma demanda do mercado que se tornou latente nos últimos anos: a preparação das bases para companhias de todos os portes tirarem máximo proveito do relacionamento com os diferentes atores do ecossistema de inovação. “Cada vez mais, as empresas precisam estar preparadas para se posicionarem de forma competitiva no ecossistema de inovação, o que faz a diferença para se tornarem parceiras de escolha dos empreendedores, universidades, investidores e produtores rurais”, disse Tomé.

Precisamos lembrar que a relação com as startups têm muitas particularidades e que o objetivo no ecossistema de inovação é sempre estabelecer parcerias ganha-ganha

Ele estima que, hoje, em torno de 20% das empresas que buscam entrar na comunidade do AgTech Garage ainda não estruturaram sua gestão de inovação. “O Habilitar vem para resolver esse gargalo e auxiliar as empresas a trilharem de forma mais profissional e sistematizada suas jornadas de inovação, o que demanda estruturar a governança, definir processos e construir um planejamento para colocar seus objetivos em prática”, afirmou.

O serviço da Assessoria Habilitar tem duração de 12 meses e parte de uma análise do cenário de inovação na empresa. Durante esta etapa, é avaliada a maturidade da empresa no que se diz respeito à cultura de inovação, processos, envolvimento da liderança, investimentos etc. Tudo isto alimenta a fase seguinte, que consiste no apoio ao aculturamento e na sensibilização das lideranças sobre a necessidade de serem definidos os objetivos de inovação da companhia por um comitê estruturado.

Percorridas estas etapas, o foco se volta para o reconhecimento dos diferentes veículos de inovação que podem ser implementados na empresa, em que momento e a partir de quais métricas. Entre os veículos considerados, estão hackathons, programas de intraempreendedorismo e desafios para startups.

A fase mais longa, com duração de cinco meses, é a de elaboração da proposta de funil de inovação personalizado para cada companhia, direcionamento para definição de processos e da estrutura de governança de inovação da empresa.

Nos dois meses finais, é traçado, então, um plano de implementação dos veículos de inovação definidos e, consequentemente, da gestão da inovação da empresa, agora de forma estruturada e sistematizada, o que vai permitir à organização estar pronta para gerar valor compartilhado nas interações com o mercado no contexto da inovação aberta.

Benefícios

Matheus Ortiz, gestor de Comunidade do AgTech Garage a frente da iniciativa, reforça a importância de as empresas implementarem a inovação como uma operação que exige gestão e monitoramento. “Para a inovação acontecer, as empresas precisam conseguir mobilizar a alta liderança, entender seus objetivos estratégicos e promover uma transformação cultural entre os funcionários. É um trabalho profundo, que, quando bem-feito, traz resultados sólidos para a implementação dos objetivos de inovação”, observou.

Na falta desta preparação, o risco que as empresas correm é o de desperdiçar recursos financeiros, tempo e frustrar os colaboradores que estejam engajados no processo. Além disso, as empresas correm o risco de propagar uma imagem negativa no mercado, seja pela pouca clareza de objetivos ou pelo desconhecimento das boas práticas de estabelecimento de parcerias, que podem afetar diretamente os atores com quem a companhia se relaciona, como os empreendedores.

“Precisamos lembrar que a relação com as startups têm muitas particularidades e que o objetivo no ecossistema de inovação é sempre estabelecer parcerias ganha-ganha. Para isso, as empresas devem aculturar seus colaboradores, rever processos e promover uma transformação interna, no que a jornada da Assessoria Habilitar dá amplo apoio”, disse Ortiz.

O AgTech Garage pontua que o pré-requisito para contratar o serviço é ter um Gerente de Inovação dentro da empresa, que irá conduzir a estruturação da gestão de inovação e liderar a elaboração de um plano de implementação da jornada de inovação aberta. Também é imprescindível o engajamento da alta liderança, que fará parte de um Comitê de Inovação ao longo do processo, e terá a capacitação necessária para contribuir com a área de inovação, fomentando suas iniciativas.

Serviço
www.agtechgarage.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.