book_icon

Para este ano, wearables estão em alta, mas PCs e monitores para games em baixa

Segundo a IDC, as remessas globais de wearable devem crescer 6,3% ano a ano, enquanto PCs e monitores para games só se recuperarão em 2024

Para este ano, wearables estão em alta, mas PCs e monitores para games em baixa

De acordo com as previsões da IDC, 2023 será um ano de recuperação para dispositivos vestíveis (wearable) após a primeira contração do mercado em 2022. As remessas globais em 2023 devem atingir 442,7 milhões de dispositivos, crescendo 6,3% ano a ano. A maioria das remessas é esperada no final do ano, já que o primeiro trimestre provavelmente terá outro declínio ano a ano, de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Wearable Device Tracker. O excesso de estoque está prejudicando muitos canais e deprimindo tanto as remessas quanto os preços médios de venda (ASPs) no curto prazo. No entanto, a IDC espera que isso seja superado até o segundo semestre de 2023, com o crescimento continuando muito além, já que as remessas mundiais devem atingir 644,5 milhões em 2027, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,4%.

Espera-se que os mercados de PCs e monitores para jogos superem o desempenho geral dos mercados de PCs e monitores, pois o volume total de produtos de jogos cresce de 58,8 milhões em 2023 para 75,1 milhões em 2027

“Smartwatches como os da Apple, Samsung e Google enfrentarão um ambiente desafiador em 2023, pois muitos subiram em termos de preços durante um clima macroeconômico difícil e os descontos aplicados a esses produtos podem não ser suficientes para compensar os impactos negativos da inflação e taxas de câmbio estrangeiras”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da IDC Mobility and Consumer Device Trackers. “Dito isso, a dicotomia de preços dentro do espaço dos smartwatches, com modelos pro/ultra introduzidos no segmento de ponta e modelos mais antigos ou novos smartwatches de marcas de valor no segmento de baixo custo, está erodindo as opções no meio do mercado”, explicou.

“Por outro lado, os fones de ouvido se recuperarão em 2023”, acrescentou Ramon T. Llamas, diretor de Pesquisa da equipe de Wearables da IDC. “Os últimos dois anos tiveram um crescimento incrível como resultado de bloqueios e do desejo de consumir conteúdo de forma independente. No entanto, esse crescimento desacelerou em 2022, pois a demanda foi saciada e aqueles que queriam fones de ouvido os tinham. O que torna 2023 diferente é que marca o início de ciclos de substituição e há muitos dispositivos – em diferentes conjuntos de recursos e preços – disponíveis”, afirmou.

PCs e monitores para games

Uma seqüência de crescimento de três anos para PCs e monitores de jogos chegou ao fim em 2022, quando as remessas mundiais de PCs para games caíram 6,4%, enquanto os monitores para caíram 7,1% em comparação com 2021, de acordo com o Worldwide Quarterly Gaming Tracker da IDC. Um total de 44,9 milhões de PCs para jogos e 17,3 milhões de monitores de jogos foram enviados durante o ano, bem acima dos níveis pré-pandêmicos em 2019. Olhando para o futuro, a IDC espera que 2024 seja um ano de recuperação, pois 2023 será marcado por desafios macroeconômicos, problemas de inventário e falta de atualizações significativas.

“O excesso de estoque transportado de 2022 está levando ao desconto de sistemas de geração mais antiga, ao mesmo tempo em que dificulta novos pedidos da última geração de PCs para jogos”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa de Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “A vasta oferta de placas suplementares no mercado de GPU secundária agrava ainda mais o problema, pois ajuda a prolongar a vida útil dos desktops de jogos existentes e suprime a demanda por novos sistemas”, observou.

“Os requisitos excessivos de energia das GPUs mais recentes estão prejudicando o crescimento de novos desktops e notebooks para jogos, uma vez que inclina a escala de desempenho por dólar em favor dos modelos do ano passado, enquanto o aumento de jogos móveis/portáteis também está afetando a participação dos jogadores na carteira”, acrescentou Ubrani.

“Os monitores de jogos contraíram no ano passado, o primeiro declínio nas remessas desde que a IDC começou a rastrear esse mercado em 2016”, disse Jay Chou, gerente de Pesquisa do Worldwide Quarterly PC Monitor Tracker da IDC. “Houve um acúmulo fenomenal de estoque, que precisarão de pelo menos mais alguns trimestres para voltar ao normal. Além do curto prazo, continuamos otimistas. Um monitor de jogos oferece uma maneira relativamente barata de melhorar a experiência de jogo e com novos desenvolvimentos futuros, ainda esperamos uma recuperação no final de 2023”, afirmou.

Apesar da negatividade de curto prazo, espera-se que os mercados de PCs e monitores para jogos superem o desempenho geral dos mercados de PCs e monitores, pois o volume total de produtos de jogos cresce de 58,8 milhões em 2023 para 75,1 milhões em 2027.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.