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Maioria das equipes de dados e análises não agrega valor ao negócio, diz Gartner

Pesquisa constatou que apenas 44% dos líderes de dados e análises relataram que sua equipe é eficaz em agregar valor à sua organização

Maioria das equipes de dados e análises não agrega valor ao negócio, diz Gartner

Menos da metade dos líderes de dados e análises (D&A) (44%) relataram que sua equipe é eficaz em agregar valor à sua organização, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner. Os diretores de dados e análises (CDAOs) devem se concentrar na presença, persistência e desempenho para ter sucesso em sua função e fornecer resultados de negócios mensuráveis.

“O negócio de D&A é gerar valor para as partes interessadas”, disse Donna Medeiros, analista e diretora sênior do Gartner. “Os CDAOs mais bem-sucedidos estão superando seus pares, projetando uma presença executiva e construindo uma função ágil e estratégica de D&A que molda o desempenho empresarial orientado por dados e a excelência operacional”, completou.

Para construir uma equipe eficaz de D&A, os CDAOs devem ter uma estratégia robusta de gerenciamento de talentos que vá além da contratação de talentos prontos

A pesquisa constatou que os líderes de D&A que se classificaram como “eficazes” ou “muito eficazes” em 17 diferentes características de liderança executiva se correlacionaram com aqueles que relataram alto desempenho organizacional e de equipe. Por exemplo, 43% dos líderes de D&A de alto desempenho relataram eficácia em dedicar tempo ao seu próprio desenvolvimento profissional, em comparação com 19% dos de baixo desempenho.

“Os CDAOs bem-sucedidos devem ser líderes de elite”, disse Alan Duncan, vice-presidente e analista do Gartner. “Os CDAOs de alto desempenho investem em seu sucesso desenvolvendo habilidades para prosperar em circunstâncias ambíguas, articular histórias de valor atraentes e identificar produtos e serviços de D&A que podem gerar impacto nos negócios”, observou.

A pesquisa também constatou que os CDAOs têm uma ampla gama de responsabilidades, incluindo definir e implementar a estratégia de D&A (60%), supervisionar a estratégia de D&A (59%), criar e implementar a governança de D&A (55%) e gerenciar a mudança de cultura orientada por dados (54%).

Além disso, muitas funções de D&A estão recebendo maior investimento, incluindo gerenciamento de dados (65%), governança de dados (63%) e análise avançada (60%). O orçamento médio de D&A relatado é de US$ 5,41 milhões, e 44% das equipes de D&A aumentaram de tamanho no último ano.

“As demandas colocadas sobre D&A, bem como o aumento do investimento, refletem uma confiança crescente nas habilidades dos CDAOs e o reconhecimento do data office como uma função empresarial indispensável”, disse Donna Medeiros. “No entanto, isso leva a mais trabalho à medida que aumenta a pressão para que D&A alcance resultados de negócios tangíveis”, comentou.

Dado o escopo e a complexidade das demandas feitas às equipes de D&A, a falta de talentos disponíveis tornou-se rapidamente um dos principais impedimentos para o sucesso de D&A, conforme relatado por 39% dos entrevistados. Os seis principais obstáculos para D&A relatados na pesquisa são todos desafios relacionados a humanos.

Para construir uma equipe eficaz de D&A, os CDAOs devem ter uma estratégia robusta de gerenciamento de talentos que vá além da contratação de talentos prontos. Isso deve incluir educação, treinamento e treinamento para cultura orientada a dados e alfabetização de dados, tanto na equipe principal de D&A quanto nas comunidades de negócios e tecnologia mais amplas.

A pesquisa constatou que 78% dos entrevistados classificam a estratégia e a visão corporativa ou organizacional como uma das três principais entradas para a estratégia de D&A. Além disso, 68% estão priorizando as iniciativas de D&A com base no alinhamento aos objetivos estratégicos.

“Os CDAOs que priorizam a estratégia sobre as táticas são os mais bem-sucedidos”, disse Duncan. “Como o CDAO atende a várias partes interessadas em toda a empresa, eles devem se alinhar às prioridades estratégicas organizacionais e se concentrar em vender a visão de D&A ao CEO, CIO e CFO como principais influenciadores”, fializou.

Serviço
www.gartner.com

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