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CashWay utiiza Inteligência Artificial para evitar fraudes e adicionar Segurança para os clientes

Soluções de validação de dispositivo e onboarding digital da Nextcode também levarão mais agilidade e facilidade para o usuário

CashWay utiiza Inteligência Artificial para evitar fraudes e adicionar Segurança para os clientes

A expansão da digitalização trouxe novos golpes e fraudes que têm causado prejuízo para quem utiliza contas digitais. Para reforçar a segurança dos clientes, a CashWay, techfin de core bancário, fechou uma parceria com a Nextcode, que fornece tecnologias de verificação de identidade. As soluções, além de ajudar a evitar golpes, também trarão mais facilidade e agilidade para os usuários.

Dois produtos já foram implementados. Um deles é o onboarding digital, que consiste na etapa de cadastro de novos clientes. A CashWay utilizava a solução de outro fornecedor, mas enfrentava algumas ineficiências, o que motivou a escolha pela nova tecnologia. De acordo com Luiz Penha, fundador e COO da Nextcode, tudo o que envolve o envio de documentos, análise de selfie e prova de vida, faz parte do onboarding. “A gente utiliza tecnologias para fazer as validações iniciais, como captura de CPF, face, verificar se existe uma pessoa real por trás da câmera. Temos uma tecnologia que vai ao encontro de provar que João é quem ele diz ser, sem fricção”, explica.

O produto utiliza Inteligência Artificial (IA) principalmente na etapa da chamada “documentoscopia” — a observação da grafia e disposição de regras de um documento. Penha explica que cada Estado brasileiro tem diferentes particularidades quando se trata de regras para documentos. “O documento do João foi emitido no estado de São Paulo no ano de 2011. Os campos da data de emissão e de nascimento têm algumas características específicas, como ser alfanuméricos ou não. Então fazemos essas validações, já que é muito comum que os fraudadores utilizem documentos de outros estados sem prestar atenção nestes detalhes”, exemplifica. Um time de analistas, ao fazer essas verificações, alimenta a IA, que interpreta novas regras e é capaz de identificar pontos de atenção.

Segurança de dispositivo
Além do onboarding digital, a CashWay implementou um produto de validação de dispositivo, que garante que a pessoa que está operando naquele celular realmente é a dona da conta. “Hoje temos uma grande quantidade de golpes de extorsão financeira através de engenharia social onde o criminoso consegue captar os Dados de acesso do usuário, o que torna muito fácil para ele transacionar valores e aumentar limites no aplicativo. Com essa tecnologia, adicionamos uma camada de segurança para o cliente”, explica o gerente de Tecnologia da CashWay, Giordani Oliveira. Com o liveness detection, a chamada prova de vida, a tecnologia auxilia a detectar a vivacidade do usuário.

A solução também traz mais agilidade e facilidade para os clientes da CashWay, que são em sua maioria fintechs e cooperativas de crédito. “Grandes bancos têm essa solução, mas muitas vezes o cliente precisa ir até o caixa eletrônico para validar o dispositivo. Com a solução da Nextcode a CashWay consegue oferecer um processo seguro e totalmente digital. Trabalhamos com algumas instituições que não têm sede física para atender os clientes. Já as cooperativas de crédito que ficam em capitais, muitas vezes têm cooperados que residem em zonas rurais o que dificulta a ida até a  agência. Sendo esse processo todo digital facilita muito e a gente não perde nada em questões de segurança”, avalia Oliveira.

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