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Ainda há desinformação sobre carreiras tecnológicas, diz estudo da IBM

O relatório IBM Global Skills and Education Study mostra os desafios de quem pretende abraçar uma carreira no mercado de tecnologia

Ainda há desinformação sobre carreiras tecnológicas, diz estudo da IBM

Candidatos a emprego, estudantes e profissionais que mudam de carreira em todo o mundo desejam exercer funções relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) em diferentes setores, mas dizem que não estão familiarizado com as opções de carreira. Ao mesmo tempo, o treinamento online e as credenciais digitais estão surgindo como um caminho reconhecido para oportunidades, já que os entrevistados planejam buscar novos empregos este ano.

Estas foram algumas das descobertas globais de um novo estudo que a IBM divulgou nesta terça-feira (14/2). O estudo IBM Global Skills and Education Study, conduzido pela Morning Consult e encomendado pela IBM, é baseado em mais de 14 mil entrevistas com estudantes, pessoas em busca de novos empregos e pessoas que buscam mudar de carreira, localizadas em 13 países, incluindo o Brasil. Os entrevistados também citaram preocupações de que as opções de carreira podem não estar disponíveis para eles. Essas descobertas contrastam com os dados de mercado de que os empregadores estão investindo na requalificação de sua força de trabalho atual para acompanhar os rápidos avanços da tecnologia e permanecer relevantes na economia digital moderna.

Maiores oportunidades de carreira e qualificações foram os principais motivos pelos quais os entrevistados em todo o mundo disseram que queriam obter credenciais digitais

“O treinamento em tecnologia pode ter um efeito transformador na vida de uma pessoa”, disse Justina Nixon-Saintil, diretora de Ipacto da IBM. “Existem muitos equívocos sobre o que é necessário para seguir uma carreira gratificante e lucrativa no ambiente de trabalho de rápido avanço de hoje. É por isso que devemos aumentar a conscientização sobre a amplitude das funções de ciência e tecnologia que existem em todos os setores. Junto com nossos parceiros IBM SkillsBuild, estamos destacando os muitos caminhos que existem para comunidades sub-representadas buscarem futuros em tecnologia”, observou.

Para ajudar a lidar com esses equívocos e aproximar a educação STEM de comunidades historicamente sub-representadas no campo, a IBM está anunciando hoje 45 novos parceiros educacionais em todo o mundo. Essas colaborações do IBM SkillsBuild em serviço social, desenvolvimento econômico e organizações vocacionais, bem como agências governamentais e universidades, tornarão o aprendizado online gratuito amplamente disponível, com caminhos claros para o emprego. Muitas dessas organizações se concentram em comunidades específicas que são sub-representadas em tecnologia e ajudarão mulheres qualificadas, incluindo mães que retornam ao mercado de trabalho, minorias étnicas, indivíduos de baixa renda e refugiados.

Equívocos e oportunidades em tecnologia

O estudo da IBM/Morning Consult revelou percepções de estudantes entrevistados, pessoas que mudaram de carreira e candidatos a emprego interessados ​​em uma função em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM):

Equívocos sobre o treinamento STEM: é muito caro, os alunos não sabem por onde começar e não sabem o suficiente sobre credenciais digitais.

– 61% dos entrevistados acham que não estão qualificados para trabalhar em um emprego STEM porque não possuem os diplomas acadêmicos adequados.

– 40% dos alunos dizem que a maior barreira para o desenvolvimento de habilidades profissionais ou técnicas é que eles não sabem por onde começar.

– 60% dos entrevistados se preocupam com o custo de obtenção de credenciais digitais.

– Ser capaz de continuar trabalhando enquanto ganha uma credencial é particularmente importante para quem está mudando de carreira.

Alunos e trabalhadores em todo o mundo estão planejando fazer uma mudança, com cerca de 60% dos entrevistados procurando um novo emprego nos próximos 12 meses.

– 61% dos estudantes e que estão mudando de carreira estão procurando ativamente um novo emprego agora ou planejam fazê-lo no próximo ano.

– Mais de 80% de todos os entrevistados têm planos de desenvolver suas habilidades nos próximos dois anos.

– Pelo menos 90% estão confiantes de que podem desenvolver habilidades ou aprender algo novo em um programa online.

A consciência das opções em torno de diferentes funções STEM em todos os setores é baixa, e muitos estão preocupados que essas carreiras não paguem o suficiente.

– 50% dos entrevistados estão interessados ​​em buscar um emprego relacionado a STEM.

– 64% dos que mudam de carreira não estão familiarizados com os empregos STEM.

– Muitos entrevistados não têm certeza de quais carreiras são consideradas um trabalho STEM.

62% dos entrevistados compartilham preocupações de que não conseguirão encontrar um emprego STEM que pague o suficiente para sustentar a si mesmos ou a sua família.

Os entrevistados estão otimistas de que as funções nas áreas STEM em todos os setores aumentarão no futuro e que as credenciais digitais são uma boa maneira de complementar a educação tradicional e aumentar as oportunidades de carreira.

– 66% de todos os entrevistados acham que os empregos STEM em todos os setores aumentarão na próxima década.

– 86% dos entrevistados que obtiveram uma credencial digital concordam que isso os ajudou a atingir seus objetivos de carreira.

– 75% de todos os entrevistados concordam que as credenciais digitais são uma boa maneira de complementar a educação tradicional.

– Maiores oportunidades de carreira e qualificações foram os principais motivos pelos quais os entrevistados em todo o mundo disseram que queriam obter credenciais digitais.

Serviço
www.ibm.com

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