Atualmente, a alta competitividade e dinâmica das relações comerciais pautam o mundo corporativo. Processos ágeis e bem-organizados são exigências básicas para o sucesso das operações. Para atender a essa necessidade, as empresas procuram maneiras efetivas de formalizar e melhorar a gestão de projetos. Nesse cenário, o PMO (Project Management Office) tem se popularizado como uma estrutura fundamental para garantir o sucesso dos projetos, auxiliando desde o planejamento até a execução deles.
O PMO, por definição, consiste em um departamento ou uma equipe responsável por garantir a implementação eficaz de projetos em uma organização. Ele pode ser responsável por planejar, executar, monitorar e controlar projetos, bem como fornecer suporte, orientação e recursos para gerentes de projetos. Hoje, como resultado dos recentes avanços tecnológicos, a gestão estratégica de projetos pode ser mediada pelos softwares de gestão, ERPs, que apoiam os gestores em diferentes aspectos e estágios da gestão de projetos.
Modernizando a gestão de projetos
As empresas enfrentam diversos desafios em sua busca por crescimento e sucesso, e a gestão de projetos é uma das áreas críticas para alcançar esses objetivos dependendo do ramo de atividade da empresa. A contratação de um PMO pode ajudar a garantir que os projetos sejam gerenciados de maneira eficaz e eficiente. Padronizar e centralizar a gestão de projetos é essencial para garantir a agilidade necessária aos processos, e esses são dos pilares que compõe os ERPs.
Outro aspecto importante da gestão de projetos que pode ser melhorado com a introdução de um PMO é a comunicação. Essas ferramentas de gestão possibilitam a criação e padronização de canais de comunicação, facilitando a realização de reuniões regulares e o compartilhamento de relatórios entre os envolvidos no projeto, por exemplo. Além disso, o PMO pode estabelecer protocolos de comunicação claros e consistentes para garantir que todos os envolvidos no projeto estejam cientes dos procedimentos e expectativas de comunicação.
PMO e cultura da empresa: alinhamento é fundamental
A cultura da empresa é o reflexo dos valores, crenças e princípios que orientam suas decisões e ações. Ao respeitar a cultura da empresa contratante, o PMO garante que os projetos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Se o PMO não respeitar a cultura da empresa contratante, todo o processo de gestão pode ser comprometido. Para que um projeto obtenha alta aderência e o total comprometimento dos envolvidos, é preciso que o PMO seja versátil, podendo ser personalizado para se adequar à cultura de diferentes organizações.
Por fim, ressalto a importância das ferramentas de gestão de projetos para o sucesso dos negócios. Com uma solução completa e integrada de PMO, as empresas podem gerenciar múltiplos projetos em uma única interface, obtendo ganhos em tempo, eficiência, e ainda reduzindo custos nesse processo. Para otimizar o controle de custos, a utilização de recursos e garantir a pontualidade no cumprimento dos prazos, é preciso instituir as melhores práticas de gestão de projetos e, neste ponto, contar com um PMO adequado à cultura da empresa pode fazer toda a diferença.
Por Ricardo Freires, líder de Operações na Actionsys.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo