book_icon

FQM assegura continuidade dos negócios com Commvault

Segurança de retenção infinita e recuperação granular de Dados viabiliza à farmacêutica o cumprimento de protocolos exigidos para circulação de produtos no mercado com disponibilidade e proteção de logs

FQM assegura continuidade dos negócios com Commvault

Para assegurar o backup de máquinas virtuais e mais recentemente do Office 365, a FQM Farmoquímica, indústria farmacêutica presente no Brasil desde 1932, implantou o Metallic, solução de gerenciamento de Dados como serviço da Commvault, empresa global que atua em gerenciamento de Dados on-premises, Cloud, e ambientes SaaS. Agora, a farmacêutica dispõe de maior tempo de retenção de Dados para backup, segurança das informações para perda de Dados, mais economia em contratação de retenção de litígio e maior retorno operacional diante da otimização do tempo de trabalho de seus profissionais.

As duas soluções Commvault e Metallic atuam de forma integrada garantindo um registro estruturado e auditável para recuperação ágil de informações 

A FQM adquiriu a primeira solução da Commvault em dezembro de 2012 quando buscava pela tecnologia de backup. Esta demanda surgiu com a implementação do seu sistema de ERP quando foi identificado o backup como recurso essencial para o ambiente. Dessa forma, após um amplo estudo de mercado e identificação de liderança em tratamento de dados pelos principais institutos de pesquisa global, escolheram a Commvault como fornecedora. Atualmente, mesmo com a migração para Nuvem, a farmacêutica utiliza o backup para proteger o que ficou no Data Center.

Em agosto de 2022, a Farmoquímica começou a utilizar Office 365 para mais de 1.400 usuários. Devido principalmente ao crescimento acelerado dos Dados e às limitações técnicas e de espaço da ferramenta que protegia o O365, cada mês que passava, eles protegiam menos Dados. Com seu core business centrado na produção de medicamentos de prescrição médica, a fabricante comercializa mais de 50 produtos que são submetidos a criteriosos controles de regulamentações como a retenção de dados de até 10 anos.

Para atender a essa demanda, a FQM precisava de uma ferramenta mais completa quando optou por expandir sua parceria com a Commvault e implementar sua plataforma SaaS, o Metallic. Agora, a FQM dispõe de backup de todo Office 365, com retenção de e-mail, One Drive, Teams e sites do Sharepoint através do Metallic e ainda a proteção on-premises de suas Máquinas Virtuais (principalmente servidores de arquivos e alguns servidores SQLs) por meio da Commvault. As duas soluções Commvault e Metallic atuam de forma integrada garantindo um registro estruturado e auditável para recuperação ágil de informações.

Litígio não é backup
Em vista dessa nova demanda do Office365, um dos principais diferenciais da plataforma Metallic é a granularidade de proteção e recuperação, além da possibilidade de retenção infinita sem custo adicional na Nuvem Metallic. Na ferramenta anterior, a dificuldade para resgatar/restaurar Dados era imensa, com arquivos desestruturados e que forçavam o time a trabalhar muitas horas extras para encontrar a informação desejada.

Além disso, o registro de cerca de 50% dos usuários era realizado de forma manual. Todas as mensagens e informações precisavam ser arquivadas desde o primeiro dia que o funcionário entrou na empresa, mas a conclusão de um processo assim, era algo que levava uma semana, no melhor dos casos. Com a modalidade Metallic, a FQM não precisa contratar o litígio do provedor para os outros 50% da empresa e, hoje em dia, desfruta da economia de dispensar processos internos longos e complexos, pois todos os dados são protegidos de forma automatizada.

Só essa mudança no procedimento interno da FQM nas saídas de funcionários passou a economizar semanas de trabalho dos analistas de contas, profissionais responsáveis por executar de forma manual o processo do backup dos colaboradores que deixavam a empresa.

Ainda, o modelo de retenção no provedor de solução de Nuvem armazenava apenas mensagens como medida de segurança da plataforma e não poderia ser comparado com um backup auditável, estruturado e de análise eficiente. Ficou claro pelo tamanho da Farmoquimica, que a funcionalidade nativa até promove uma proteção, mas que deveria ser usada apenas como última instância por se tratar de uma massa de dados de backup volumoso e não organizado.

“Hoje, contamos com a possibilidade de buscar um e-mail antigo, até mesmo os apagados com ou sem intenção. A granularidade de recuperação que temos e a retenção de Dados infinita, são imensos diferenciais competitivos. Além de padronizar a proteção numa solução única, o que agiliza as decisões, sempre que precisamos acessar nossos backups ou restaurar dados, a Commvault tem sido uma grande parceira”, relata Leandro Amorim, líder de TI na FQM.

De acordo com Amorim, o backup da Commvault é a garantia da integridade dos Dados – mesmo em caso de informações corrompidas do sistema de análises, responsável pela avaliação do controle de medicamentos que saem da produção. Quando o sistema aponta que um Dado é corrompido, a FQM tem certeza de poder contar com o backup da Commvault para restaurá-lo. Em caso de uma fiscalização da Anvisa, por exemplo, a perda do Dado poderia causar a retirada do produto do mercado. Nesse ponto, a garantia de um backup granular passa a ser essencial para a continuidade dos negócios da companhia. São dois elementos que definem a Farmoquímica: a qualidade dos produtos e os valores dos medicamentos. A retirada de um produto do mercado tem um impacto grande, principalmente em relação à reputação e a imagem da empresa, impossível de ser precificado.

Para o próximo ano, a fabricante de medicamentos está considerando migrar seus sistemas para Nuvens públicas e planeja continuar protegendo esse novo ambiente com ferramentas Commvault. Inclusive planeja utilizar as capacidades da solução Commvault para facilitar essa migração do on-premises pra Nuvem.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.