book_icon

OCI passa a ser utilizada em plataformas da Natura e Avon

Parceria entre Oracle e Natura &Co, iniciada em 2013 com outras soluções, busca atender às crescentes demandas de processamento de Dados

OCI passa a ser utilizada em plataformas da Natura e Avon

A trajetória de inovação da Natura abrange diversas áreas de seu modelo de negócios, especialmente em suas plataformas digitais. Em todas as etapas do processo de expansão de negócios, Natura &Co busca facilitar e aprimorar o trabalho de suas Consultoras de Beleza. Agora, com a unificação comercial das marcas Natura e Avon, a companhia passa a adotar a infraestrutura de Nuvem da Oracle, conhecida como Oracle Cloud Infrastructure (OCI), com intuito de fortalecer seus esforços de modernização, tornando seus sistemas e aplicativos mais ágeis.

Após vários testes bem-sucedidos no Brasil com a OCI, a empresa observou melhorias significativas na experiência de sua rede, cada vez mais digitalizada e conectada. O processo de migração de dados e a ativação da infraestrutura de nuvem da Oracle foram concluídos com eficiência. Omar Pinheiro, diretor de Infraestrutura e Operações da Natura & Co América Latina, destaca: “A eficiência de custos e a escalabilidade automática nos deixaram confiantes em nossa decisão. Além disso, o suporte e o conhecimento da equipe Oracle foram inestimáveis.”

Atualmente, há cerca de 2 milhões de Consultoras de Beleza Natura e Avon em todo o país. Essa ampla rede de pessoas agora pode comprar produtos e rastrear entregas por meio do sistema Capta, a principal plataforma comercial da empresa, migrada com sucesso para a OCI.

O impacto já é sentido na ponta, pois as Consultoras passaram a ter acesso mais rápido a informações sobre seus pedidos e entregas. O tempo de resposta para as consultoras no aplicativo de pedidos melhorou em 88%. A infraestrutura também é robusta o suficiente para lidar com altas demandas sazonais, como Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Além disso, as Consultoras agora têm acesso mais rápido a informações, permitindo ofertas personalizadas com base em análises de Dados.

A parceria com a Oracle começou em 2013, quando a Natura implementou sistemas de hardware e software, Exadata e Exalogic, para atender às crescentes demandas de processamento de dados. Em 2016, a empresa adotou a Oracle Cloud@Customer e o Exalogic, mas as necessidades do mercado e a busca por mais eficiência levaram à escolha da OCI.

Em 2016, a empresa adotou a Oracle Cloud@Customer e o Exalogic, mas as necessidades do mercado e a busca por mais eficiência levaram à escolha da OCI

Toda essa inovação permitiu que a equipe de TD da Natura & Co se mantivesse atualizada em relação às novas tecnologias. Com processos cada vez mais automatizados, eles podem se concentrar em melhorias e desenvolver novas experiências para as consultoras, fortalecendo a conexão com as áreas de negócios.

Segundo Marcos Pupo, vice-presidente de Tecnologia da Oracle Cloud América Latina, a Natura sempre foi uma fonte de inspiração para a Oracle devido à sua atitude e propósito inovadores. “A empresa não apenas desfruta dos benefícios da infraestrutura em nuvem da Oracle, mas também confiou em nossa capacidade de apoio a seus planos de expansão”, afirma Pupo.

Há décadas, a Natura tem sido líder em iniciativas sustentáveis, desde a produção até a entrega de produtos aos clientes. A escolha da OCI está alinhada com suas políticas de ESG, focando na redução da pegada de carbono e na otimização de recursos. Atualmente, a Oracle Cloud utiliza 100% de energia renovável em todas as suas regiões, ajudando empresas de diversos setores a tomar decisões estratégicas e aprimorar a experiência do cliente no mundo digital.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.