A trajetória de inovação da Natura abrange diversas áreas de seu modelo de negócios, especialmente em suas plataformas digitais. Em todas as etapas do processo de expansão de negócios, Natura &Co busca facilitar e aprimorar o trabalho de suas Consultoras de Beleza. Agora, com a unificação comercial das marcas Natura e Avon, a companhia passa a adotar a infraestrutura de Nuvem da Oracle, conhecida como Oracle Cloud Infrastructure (OCI), com intuito de fortalecer seus esforços de modernização, tornando seus sistemas e aplicativos mais ágeis.
Após vários testes bem-sucedidos no Brasil com a OCI, a empresa observou melhorias significativas na experiência de sua rede, cada vez mais digitalizada e conectada. O processo de migração de dados e a ativação da infraestrutura de nuvem da Oracle foram concluídos com eficiência. Omar Pinheiro, diretor de Infraestrutura e Operações da Natura & Co América Latina, destaca: “A eficiência de custos e a escalabilidade automática nos deixaram confiantes em nossa decisão. Além disso, o suporte e o conhecimento da equipe Oracle foram inestimáveis.”
Atualmente, há cerca de 2 milhões de Consultoras de Beleza Natura e Avon em todo o país. Essa ampla rede de pessoas agora pode comprar produtos e rastrear entregas por meio do sistema Capta, a principal plataforma comercial da empresa, migrada com sucesso para a OCI.
O impacto já é sentido na ponta, pois as Consultoras passaram a ter acesso mais rápido a informações sobre seus pedidos e entregas. O tempo de resposta para as consultoras no aplicativo de pedidos melhorou em 88%. A infraestrutura também é robusta o suficiente para lidar com altas demandas sazonais, como Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Além disso, as Consultoras agora têm acesso mais rápido a informações, permitindo ofertas personalizadas com base em análises de Dados.
A parceria com a Oracle começou em 2013, quando a Natura implementou sistemas de hardware e software, Exadata e Exalogic, para atender às crescentes demandas de processamento de dados. Em 2016, a empresa adotou a Oracle Cloud@Customer e o Exalogic, mas as necessidades do mercado e a busca por mais eficiência levaram à escolha da OCI.
Toda essa inovação permitiu que a equipe de TD da Natura & Co se mantivesse atualizada em relação às novas tecnologias. Com processos cada vez mais automatizados, eles podem se concentrar em melhorias e desenvolver novas experiências para as consultoras, fortalecendo a conexão com as áreas de negócios.
Segundo Marcos Pupo, vice-presidente de Tecnologia da Oracle Cloud América Latina, a Natura sempre foi uma fonte de inspiração para a Oracle devido à sua atitude e propósito inovadores. “A empresa não apenas desfruta dos benefícios da infraestrutura em nuvem da Oracle, mas também confiou em nossa capacidade de apoio a seus planos de expansão”, afirma Pupo.
Há décadas, a Natura tem sido líder em iniciativas sustentáveis, desde a produção até a entrega de produtos aos clientes. A escolha da OCI está alinhada com suas políticas de ESG, focando na redução da pegada de carbono e na otimização de recursos. Atualmente, a Oracle Cloud utiliza 100% de energia renovável em todas as suas regiões, ajudando empresas de diversos setores a tomar decisões estratégicas e aprimorar a experiência do cliente no mundo digital.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo