book_icon

Brasil acelera projetos de Transformação Digital, afirma relatório da ISG

O estudo para o Brasil conclui que a implementação rápida de projetos de negócios digitais e a adoção de programas ESG são vistas como grandes vantagens competitivas

Brasil acelera projetos de Transformação Digital, afirma relatório da ISG

Empresas em todo o Brasil estão procurando provedores de serviços para ajudá-los a acelerar rapidamente seus projetos digitais e iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), com muitos vendo esses movimentos como essenciais para seu futuro, de acordo com uma nova pesquisa publicada nesta segunda-feira (23/1) pela Information Services Group (ISG), empresa líder global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório 2022 ISG Provider Lens Digital Business Enablement and ESG Services para o Brasil conclui que a implementação rápida de projetos de negócios digitais e a adoção de programas ESG são vistas como grandes vantagens competitivas para as empresas no Brasil.

Os provedores de serviços que oferecem serviços de negócios digitais mapeiam toda a cadeia de valor de seus clientes, identificam áreas de oportunidade e usam seus recursos para trabalhar em todos os estágios de uma iniciativa digital

Algumas empresas brasileiras estão recorrendo a projetos-piloto para lançar programas de negócios digitais, com pilotos usados ​​em iniciativas de Transformação Digital e projetos mais específicos de tecnologia e dados, diz o relatório. No entanto, muitas empresas no Brasil enfrentam grandes dificuldades para incorporar projetos em suas organizações. Muitos provedores de serviços de tecnologia se concentraram em ser parceiros ideais para enfrentar todos os desafios, incluindo mudanças culturais e operacionais necessárias na transformação digital.

“Em tempos turbulentos como estes, um ritmo acelerado de Transformação Digital não é uma vantagem competitiva, é um requisito de negócios”, disse Shafqat Azim, parceiro da ISG em Transformação Digital para as Américas. “Empresas que aceleram projetos-piloto e os ampliam podem aumentar a receita, reduzir custos e aumentar sua resiliência a longo prazo”, afirmou.

Enquanto isso, as empresas buscam ajuda com iniciativas ESG, pois enfrentam pressão social para se concentrar na sustentabilidade e na descarbonização, diz o relatório. Embora tenha havido um progresso lento nesta área no Brasil, o relatório vê um crescimento no número de prestadores de serviços que oferecem para ajudar as empresas a identificar, planejar e implementar soluções nas áreas de sustentabilidade e emissões líquidas de carbono zero.

“Empresas que aceleram seus projetos digitais e ESG experimentam melhor desempenho de negócios”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Aqueles que garantem velocidade enquanto dimensionam soluções digitais com iniciativas de Transformação Digital têm uma grande vantagem competitiva sobre aqueles que adotam soluções digitais em um ritmo mais lento”, observou.

Os provedores de serviços que oferecem serviços de negócios digitais mapeiam toda a cadeia de valor de seus clientes, identificam áreas de oportunidade e usam seus recursos para trabalhar em todos os estágios de uma iniciativa digital, desde a cocriação até a implementação, diz o relatório. Os principais provedores oferecem diversos serviços, incluindo definição de estratégias, monitoramento do uso da solução digital e gerenciamento do portfólio de ativos digitais.

O relatório 2022 ISG Provider Lens Digital Business Enablement e ESG Services para o Brasil avalia as capacidades de 41 provedores de soluções de negócios digitais em cinco quadrantes: Serviços de Consultoria de Negócios, Serviços de Experiência do Cliente, Serviços de Transformação da Cadeia de Suprimentos, Sustentabilidade e Serviços ESG e Serviços de Realidade Digital.

O relatório nomeia a Accenture como líder em todos os cinco quadrantes e a Stefanini como líder em quatro. BRQ e Wipro são nomeados líderes em três quadrantes, e Deal, Deloitte Digital, Globant, ilegra e T-Systems são nomeados líderes em dois. Enquanto isso, Beenoculus, CI&T, Compass UOL, FCamara, Infosys, Logicalis, MadeinWeb, PwC, Schneider Electric, Siemens Energy, V8.Tech, VRGlass e YDreams Global são todos nomeados líderes em um quadrante.

Além disso, a MadeinWeb foi nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. A Globant e a Totvs Consulting foram nomeadas Rising Stars em um quadrante.

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.