book_icon

Pesquisa sobre qualidade de software no Brasil é feita em parceria entre organizações referência de TI

TGT Consult, Inmetrics e docente da Unicamp se unem para levantar tendências e avanços da área

Pesquisa sobre qualidade de software no Brasil é feita em parceria entre organizações referência de TI

Soluções tecnológicas têm acelerado a inovação no mundo todo e, de acordo com uma pesquisa do Harvard Business Review Analytic Services e NTT Data, em 2023, 90% das empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses.

Para analisar em detalhes como as empresas brasileiras gerenciam a qualidade dos softwares, apontar as tendências deste setor e comparar o cenário do país com o mercado internacional, está sendo desenvolvida a pesquisa “Futuro da Qualidade de Software no Brasil”, realizada pela TGT Consult, consultoria de gestão com foco em estratégia de TI, juntamente com a Inmetrics, empresa brasileira especializada em desenvolvimento de soluções digitais e eficiência em TI, em parceria inédita com o docente do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Breno de França, e o professor Bruno Cafeo. A Unicamp atua na harmonização do processo a ser conduzido com a perspectiva acadêmica sobre qualidade de software, no que diz respeito aos conceitos e métodos de pesquisa envolvidos.

A qualidade de um software envolve características como funcionalidade, usabilidade, desempenho, manutenibilidade, portabilidade, entre outras

“Na minha opinião, o maior impacto da pesquisa é entender as perspectivas futuras e como as empresas percebem a relevância da qualidade para os seus serviços e produtos. Isso pode nortear não somente os investimentos de provedores de serviços de desenvolvimento de software, mas também as pesquisas em áreas relacionadas, no intuito de se transferir tecnologias com aplicação em curto/médio prazo no mercado”, explica o professor Breno França.

De acordo com o docente da Unicamp, a pesquisa permitirá ter uma visão de como é a percepção da qualidade pelas empresas com diferentes perfis, auxiliando as companhias a se posicionarem competitivamente no mercado. Isso traz novas oportunidades, como, por exemplo: Serviços especializados para empresas em segmentos nos quais a engenharia da qualidade está mais imatura; Previsão de demandas para capacitação de pessoal que atua em diferentes áreas de TI, sobretudo relacionadas à engenharia da qualidade, incluindo planejamento de carreira.

Para integrar a pesquisa – que tem previsão de ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano – as empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a TGT Consult, pelo e-mail [email protected]. Por meio de um questionário, as companhias participantes terão uma análise detalhada que pode ser convertida em avanços na área e, assim, orientar o futuro do mercado de qualidade de software no Brasil.

A qualidade de um software envolve características como funcionalidade, usabilidade, desempenho, manutenibilidade, portabilidade, entre outras. Quando esses quesitos não fluem, os prejuízos são grandes. Em 2020, nos EUA, por exemplo, os softwares de baixa qualidade deram um prejuízo de US$ 2,08 trilhões para as empresas. Isso inclui falhas de software, projetos malsucedidos, problemas de sistemas legados e crimes cibernéticos habilitados por vulnerabilidades exploráveis no software, segundo consta no estudo The Cost of Poor Software Quality In the US: A 2020 Report, produzido pelo Consortium for Information & Software Quality (CISQ), uma organização que desenvolve padrões internacionais para automatizar a medição da qualidade de software e promove o desenvolvimento e a manutenção de software seguro e confiável, e patrocinado pela Synopsys.

De acordo com Ronei Pereira da Silva, sênior advisor da TGT Consult/ISG e gerente do projeto, a pesquisa “Futuro da Qualidade de Software no Brasil” tem como objetivo compilar informações e identificar as práticas mais efetivas e de maior uso pelas companhias. “A pesquisa visa compilar as práticas que efetivamente são usadas pelas empresas e entender, com mais profundidade, as soluções, dificuldades e desafios encontrados na implementação dos processos de qualidade num ambiente de desenvolvimento que está cada vez mais ágil. Nós vamos captar, interpretar esses Dados e compilar todas essas informações em um white paper com uma análise do mercado de qualidade de software no Brasil”, diz o especialista.

Ele também destaca que o interesse e necessidade das empresas de entregar produtos mais rápido e de melhor desempenho para os clientes, tem impulsionado a demanda por práticas mais eficazes para qualidade de software. “A pesquisa também visa comparar as práticas utilizadas localmente com o que vem sendo realizada no restante do mundo e mensurar a evolução do mercado nacional como um todo”, explica.

Já Aderson Bastos, CTO de Qualidade da Inmetrics – empresa da América Latina em Engenharia de Qualidade, pontua que as mudanças nos paradigmas do desenvolvimento de software exigem novos conhecimentos e abordagens para entregar produtos com peculiaridade. “Acreditamos que a pesquisa “Futuro da Qualidade de Software no Brasil” terá um impacto muito positivo, uma vez que estamos acostumados com relatórios de pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Europa. Desta vez, traremos uma perspectiva bem mais próxima a nossa realidade, e que refletirá os movimentos do nosso país, permitindo discussões mais estratégicas e realistas sobre qualidade de software, sua contribuição para melhoria da experiência digital, além dos impactos nos nossos negócios”, diz Bastos.

Sobre a Inmetrics
A Inmetrics é uma empresa que atua em Engenharia de Qualidade de Software no Brasil e expoente em serviços de Desenvolvimento de Produtos Digitais, Cloud e DevOps. Atualmente, é uma das marcas mais importantes da América Latina em seu segmento, com forte presença no Chile, Colômbia e República Dominicana e cerca de 1.200 profissionais espalhados pelo continente levando inovação para diferentes setores, como financeiro, saúde, varejo, indústria, entre outros.

Sobre a TGT Consult
A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group (ISG) no Brasil. Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação.

Serviço
bit.ly/3QFbTJ4
www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento