book_icon

Intel apresenta os novos processadores escaláveis Xeon de quarta geração

Eles proporcionarão um salto no desempenho, eficiência, segurança e novos recursos para Data Centers, Nuvem, redes, Borda e supercomputadores mais poderosos do mundo

Intel apresenta os novos processadores escaláveis Xeon de quarta geração

A Intel lançou oficialmente na terça-feira (10/1) os processadores escaláveis ​​Intel Xeon de quarta geração (codinome Sapphire Rapids), o Intel Xeon CPU Max Series (codinome Sapphire Rapids HBM) e Intel Data Center GPU Max Series (codinome Ponte Vecchio), oferecendo a seus clientes um salto no desempenho, eficiência, segurança e novos recursos para Data Center, a Nuvem, a rede, a Borda e supercomputadores mais poderosos do mundo.

Trabalhando ao lado de seus clientes e parceiros com a 4ª Geração Xeon, a Intel está oferecendo soluções e sistemas diferenciados em escala para enfrentar seus maiores desafios de computação. A abordagem exclusiva da Intel para fornecer aceleração de cargas de trabalho de uso específico e software altamente otimizado ajustado para cargas de trabalho específicas permite que a empresa forneça o desempenho certo com a potência certa para um custo total de propriedade ideal.

Além disso, como os processadores de Data Center mais sustentáveis ​​da Intel, os processadores Xeon de 4ª geração oferecem aos clientes uma variedade de recursos para gerenciamento de energia e desempenho, otimizando o uso dos recursos da CPU para ajudar a atingir suas metas de sustentabilidade.

“O lançamento dos processadores escaláveis ​​Xeon de 4ª geração e da família de produtos Max Series é um momento crucial para alimentar a recuperação da Intel, reativando nosso caminho para a liderança no Data Center e aumentando nossa presença em novas arenas”, disse Sandra Rivera, vice-presidente executiva da Intel e gerente-geral do Data Center e AI Group. “O Xeon de 4ª geração da Intel e a família de produtos Max Series oferecem o que os clientes realmente desejam – desempenho de liderança e confiabilidade em um ambiente seguro para seus requisitos do mundo real – acelerando o tempo de valorização e impulsionando seu ritmo de inovação”, comentou.

Desempenho e benefícios de sustentabilidade

Hoje, existem mais de 100 milhões de Xeons instalados no mercado, entre servidores locais executando serviços de TI, incluindo novos modelos de negócios como serviço, equipamentos de rede gerenciando o tráfego da Internet, computação de estação base sem fio na Borda, serviços de Nuvem etc.

Com base em décadas de inovação e liderança em Data Center, rede e Borda inteligente, os novos processadores Xeon de 4ª geração oferecem desempenho líder com os aceleradores mais integrados de qualquer CPU do mundo para enfrentar os desafios de computação mais importantes dos clientes em IA, análise e rede, segurança, armazenamento e HPC.

Ao comparar com as gerações anteriores, os clientes Intel Xeon de 4ª geração podem esperar uma melhoria de eficiência de desempenho médio por watt de 2,9x para cargas de trabalho direcionadas ao utilizar aceleradores integrados, economia de energia de até 70 watts por CPU no modo de energia otimizado com desempenho mínimo e um TCO 52% a 66% menor .

A expansão dos aceleradores integrados incluídos no Xeon de 4ª geração significa que a Intel oferece economia de energia no nível da plataforma, diminuindo a necessidade de aceleração discreta adicional e ajudando nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade. Além disso, o novo modo de energia otimizado pode oferecer até 20% de economia de energia de soquete com menos de 5% de impacto no desempenho para cargas de trabalho selecionadas.

Inovações em resfriamento a ar e líquido reduzem ainda mais o consumo total de energia do Data Center. Para a fabricação do Xeon de 4ª geração, ele foi construído com 90% ou mais de eletricidade renovável nas instalações da Intel com instalações de recuperação de água de última geração.

Inteligência Artificial

Em IA, e em comparação com a geração anterior, os processadores Xeon de 4ª geração atingem um desempenho de treinamento e inferência em tempo real PyTorch 10x 5,6 maior com aceleradores Intel Advanced Matrix Extension (Intel AMX) integrados. O Xeon de 4ª geração da Intel desbloqueia novos níveis de desempenho para inferência e treinamento em uma ampla variedade de cargas de trabalho de IA.

A série Xeon CPU Max expande esses recursos para processamento de linguagem natural, com os clientes vendo até 20x aceleração em grandes modelos de linguagem. Com a entrega do pacote de software de IA da Intel, os desenvolvedores podem usar a ferramenta de IA de sua escolha, aumentando a produtividade e acelerando o tempo de desenvolvimento de IA.

A suíte é portátil a partir da estação de trabalho, permitindo que ela seja expandida na Nuvem até a Borda. E foi validado com mais de 400 modelos de IA de aprendizado de máquina e aprendizado profundo nos casos de uso de IA mais comuns em todos os segmentos de negócios.

Rede de alto desempenho

A 4ª Geração Xeon oferece uma família de processadores especificamente otimizados para redes de alto desempenho e baixa latência e cargas de trabalho de Borda. Esses processadores são uma parte crítica da base que impulsiona um futuro mais definido por software para setores que vão desde telecomunicações e varejo até manufatura e cidades inteligentes. Para cargas de trabalho de núcleo 5G, os aceleradores integrados ajudam a aumentar a taxa de transferência e diminuir a latência, enquanto os avanços no gerenciamento de energia aprimoram a capacidade de resposta e a eficiência da plataforma.

E, quando comparado às gerações anteriores, o Xeon de 4ª geração oferece até o dobro da capacidade da rede virtualizada de acesso por rádio (vRAN) sem aumentar o consumo de energia. Isso permite que os provedores de serviços de comunicação dobrem o desempenho por watt para atender às suas necessidades críticas de desempenho, dimensionamento e eficiência energética.

Computação de alto desempenho

A 4ª Geração Xeon e a família de produtos Intel Max Series trazem uma arquitetura escalável e balanceada que integra CPU e GPU com o ecossistema de software aberto oneAPI para cargas de trabalho de computação exigentes em HPC e IA, resolvendo os problemas mais desafiadores do mundo.

O Xeon CPU Max Series é o primeiro e único processador baseado em x86 com memória de alta largura de banda, acelerando muitas cargas de trabalho HPC sem a necessidade de alterações de código. O Intel Data Center GPU Max Series é o processador de maior densidade da Intel e estará disponível em vários formatos que atendem às diferentes necessidades dos clientes.

A CPU Xeon Max Series oferece 64 gigabytes de memória de alta largura de banda (HBM2e) no pacote, aumentando significativamente a taxa de transferência de dados para cargas de trabalho de HPC e IA. Comparado com os processadores escalonáveis ​​Intel Xeon de 3ª geração de última geração, o Xeon CPU Max Series oferece até 3,7 a 10 vezes mais desempenho em uma variedade de aplicativos do mundo real, como modelagem de sistemas de energia e terra.

Além disso, o Data Center GPU Max Series inclui mais de 100 bilhões de transistores em um pacote de 47 blocos, trazendo novos níveis de rendimento para cargas de trabalho desafiadoras, como física, serviços financeiros e ciências biológicas. Quando emparelhado com o Xeon CPU Max Series, a plataforma combinada atinge um desempenho até 12,8 vezes 13 vezes maior do que a geração anterior ao executar o simulador de dinâmica molecular LAMMPS.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.