book_icon

Intel apresenta a linha completa de processadores móveis de décima terceira geração

São 32 novos modelos com um rico conjunto de recursos e capacidades para todos os segmentos de notebooks do mercado

Intel apresenta a linha completa de processadores móveis de décima terceira geração

O grande destaque da Intel na CES 2023, de 5 a 8 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos, é a nova família de processadores móveis Intel Core de décima terceira geração, que trazem desempenho e experiências superiores para plataformas móveis. A companhia apresentou 32 novos processadores móveis com um rico conjunto de recursos e capacidades para todos os segmentos de notebooks.

“A família de processadores móveis Intel Core de décima terceira geração oferece desempenho incomparável e escalável para plataformas de liderança em todos os segmentos de notebooks”, afirmou Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva e gerente-geral do Client Computing Group da Intel. “Com nossas tecnologias líderes do setor e ecossistema de parceiros globais incomparáveis, as pessoas podem esperar uma experiência móvel de alto calibre em formatos novos e exclusivos – para que possam jogar ou criar de qualquer lugar”, disse.

Após o fim das marcas Intel Pentium e Intel Celeron, a Intel apresentou o novo processador Intel e Intel Core i3 na família de produtos da série N – desenvolvidos especificamente para o segmento educacional, computação de nível básico e aplicativos nativos de Borda IoT

Processadores Intel Core H-series

A Intel continua expandindo os limites do desempenho para jogadores e criadores com o lançamento da 13ª geração de processadores móveis Intel Core H-series, que inclui o primeiro processador de 24 núcleos para um notebook. Quando combinados com recursos exclusivos, como suporte para memória DDR4 e DDR5, a melhor conectividade da categoria e PCIe Gen 5, os processadores HX de 13ª geração oferecem a melhor plataforma de jogos móveis.

A nova família de processadores oferece:

– Frequência turbo de até 5,6 gigahertz (GHz), a maior velocidade de clock disponível para o mercado de portáteis, oferecendo desempenho de thread único até 11% mais rápido e desempenho multitarefa 49% mais rápido em relação à geração anterior.

– Até 24 núcleos (8 núcleos de desempenho, 16 núcleos eficientes), 32 threads e Intel® Thread Director aprimorado.

– Suporte total de memória de até 128 gigabytes (GB) no total para DDR5 (até 5.600 megahertz) e DDR4 (até 3.200 MHz).

– Intel Killer Wi-Fi 6E (Gig+) para velocidades de internet até 6x mais rápidas sem interferência do canal Wi-Fi legado.

– O mais recente em conectividade Bluetooth com Intel Bluetooth LE Audio e Bluetooth 5.2 com suporte para velocidades até 2x mais rápidas e várias conexões de dispositivos com menor consumo de energia.

– Suporte a Thunderbolt 4, oferecendo velocidades de transferência de até 40 gigabits por segundo (Gbps) e conectividade de PC para vários monitores e acessórios 4K.

– Experiência gráfica integrada aprimorada com base na pilha de drivers aprimorada e aprendizados importantes do trabalho da Intel com gráficos discretos.

– Recursos de overclock em todos os SKUs HX e HK.

Processadores Intel Core série P e U de décima terceira geração para notebooks finos e leves

A Intel também apresentou os processadores móveis Intel Core série P e série U de décima terceira geração, perfeitos para pessoas que desejam alto desempenho em trânsito em sistemas finos e elegantes. Eles oferecem:

– Até 14 núcleos (6 núcleos de desempenho, 8 núcleos eficientes) e Intel Thread Director aprimorado.

– Novos recursos Intel Iris X e Graphics, incluindo jogos de resistência, X e SS Super Sampling e Intel Arc Control.

– Amplo suporte de memória para variantes DDR5 e DDR4 e LP.

– Intel Wi-Fi 6E (Gig+) integrado e novos recursos sem fio, como Intel Connectivity Performance Suite, Intel Wi-Fi Proximity Sensing e Intel Bluetooth LE Audio.

– Até quatro portas Thunderbolt 4 para a solução de cabo mais rápida, simples e confiável para qualquer dock station, monitor ou acessório.

Pela primeira vez, designs selecionados baseados em processadores Intel Core de décima terceira geração apresentarão a unidade de processamento de visão (VPU) Intel Movidius. Resultante da co-engenharia profunda com a Microsoft em seus novos Windows Studio Effects, as tarefas pesadas de IA necessárias para colaboração e streaming de nível profissional podem ser transferidas para a VPU, liberando a CPU e a GPU para outras cargas de trabalho ou multitarefa.

Nas séries H, P e U, os novos processadores móveis elevarão o desempenho para a próxima geração de designs entusiastas, notebooks finos e leves, dobráveis, 2 em 1 e outros fatores de forma. Mais de 300 designs exclusivos são esperados este ano da Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, MSI, Razer, Republic of Gamers, Samsung e outros.

Para a Borda IoT, os processadores Intel Core de décima terceira geração oferecem novos recursos industriais, operações de temperatura estendida e CPUs de maior desempenho, com mais recursos gráficos e desempenho de IA. Ideal para varejo, educação, saúde, aeroespacial, industrial e cidades inteligentes, os novos processadores fornecem melhor consolidação de carga de trabalho com mais núcleos e threads, permitindo que os aplicativos sejam executados em um único dispositivo.

Lançamento do processador Intel série N de nível básico

Após o fim das marcas Intel Pentium e Intel Celeron, a Intel apresentou o novo processador Intel e Intel Core i3 na família de produtos da série N – desenvolvidos especificamente para o segmento educacional, computação de nível básico e aplicativos nativos de Borda IoT. Eles apresentam:

– Novos núcleos eficientes (codinome de microarquitetura Gracemont) construídos na tecnologia Intel 7.

– Desempenho de aplicativos até 28% melhor e desempenho gráfico 64% melhor no processador Intel em relação à geração anterior.

– Pela primeira vez, amplie para o novo Intel Core i3 N-series para obter até 42% de desempenho adicional de aplicativos e 56% de desempenho gráfico em relação ao processador Intel.

– Até 10 horas de reprodução de vídeo HD sem recarga.

– Nova decodificação AV1, mecanismo de exibição de alta resolução e suporte aprimorado para câmeras IPU e MIPI.

– Conectividade estendida com Intel Wi-Fi 6E ultrarrápido (Gig+) e Bluetooth 5.2.

– Opções flexíveis de memória (LPDDR5, DDR5/DDR4) e armazenamento (UFS/SSD/eMMC).

Esses processadores são projetados para segmentos de educação e consumidores que precisam de um preço mais baixo e orientado para o valor, mas ainda exigem desempenho e experiências de alta qualidade em áreas como colaboração em vídeo e produtividade. Mais de 50 designs da Acer, Dell, HP, Lenovo e Asus são esperados em 2023, já que a Intel continua liderando parcerias de ecossistema para ChromeOS e Windows.

Para aplicativos nativos de Borda IoT, os processadores Intel Atom x7000E Series, Intel Processor N-series e Intel Core i3 N-series trazem inferência de aprendizado profundo, gráficos e processamento de mídia de nossos processadores com maior eficiência de energia. Esses processadores são usados ​​em sinalizações de varejo, quiosques, sistemas de ponto de venda, dispositivos portáteis de imagens médicas, equipamentos de automação de escritório, como copiadoras, e em dispositivos de segurança e proteção, como gravadores de vídeo de rede de nível básico e caixas de IA.

Serviço
www.intel.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.