As tecnologias estão remodelando o mundo do trabalho. Os empregos estão sendo transformados e novos ofícios que exigem novas habilidades estão surgindo. Nesse contexto, a verdade é que a educação também está mudando. São tempos sem precedentes e todos – de instituições acadêmicas a professores, alunos, empresas e profissionais – precisam se ajustar e se adaptar. Hoje, por exemplo, professores tornaram-se alunos, tendo que aprender a mover seu trabalho diário para o ambiente online. Do mesmo modo, os alunos estão sendo chamados a concluir seus aprendizados práticos em casa, trabalhando em colaboração com seus amigos, cumprindo os prazos estabelecidos por seus professores.
Para acompanhar essa realidade móvel e conectada, as soluções de aprendizagem devem permitir que a colaboração exista. Não apenas para ajudar a formar a força do trabalho do amanhã, mas também para permitir que os profissionais do agora sejam capazes de se atualizar continuamente, reforçando suas habilidades para estarem prontos para a tão necessária transformação dos negócios.
É preciso ajudar estudantes e profissionais a prosperarem no local de trabalho com habilidades da indústria sob demanda para inovação sustentável. Em um mercado cada vez mais híbrido, em que a relação entre pessoas, empresas e academia já não se restringem às fronteiras geográficas, é fundamental tornar o aprendizado real e virtual uma tarefa constante e aberta a todos. Plataformas como a 3DExperience Edu são um caminho para abrir essas novas possibilidades, permitindo a aprendizagem ao longo da vida e, além disso, para conectar instituições acadêmicas com a indústria e, assim, promover a empregabilidade.
Para nós, é essencial que trabalhemos para estabelecer parcerias globais entre empresas, universidades e centros de pesquisas, em uma rede que envolva os alunos em desafios e competições de sustentabilidade, além de oferecer um novo portfólio de experiências de aprendizado e certificações para profissionais nas ferramentas que habilitam a construção do futuro.
De forma prática, temos que responder a necessidade global de preparar estudantes e profissionais com conhecimento e know-how para prosperar em empregos emergentes e em rápida mudança em setores como manufatura, saúde e ciências da vida e infraestrutura e cidades, onde as tecnologias digitais estão convergindo para impactar todos os aspectos do negócio industrial – desde a concepção até a fabricação.
Estas são a chave para promover a inteligência coletiva sobre as principais funções e habilidades emergentes do mercado, bem como para redefinir a maneira como as instituições acadêmicas e as empresas colaboram entre si para acelerar a adoção de novos métodos de produção – sempre por meio do aprendizado baseado na experiência.
Vale lembrar que facilitar a interação e colaboração na cadeia de ensino, sobretudo na área de inovação, tecnologia e negócios, é também fundamental para atender a demanda imediata do mercado por talentos qualificados. Embora a pandemia de Covid-19 tenha, de fato, acelerado e amplificado as necessidades de requalificação, qualificação e treinamento de profissionais para ajudar empresas e instituições acadêmicas a acelerar sua transformação, é fato que há tempos os estudos já mostravam a desconexão entre as habilidades necessárias para preencher as vagas de emprego atuais e os currículos acadêmicos. Criar mecanismos para reconectar essas questões é o caminho.
Para promover o crescimento da indústria, as pessoas devem ser capazes de se adaptar a novas formas de trabalho. E as empresas, por sua vez, devem equipar os trabalhadores com conhecimento e ferramentas essenciais para acompanhar essa rápida evolução nas funções e habilidades. Da mesma forma, a indústria deve trabalhar para se aproximar com os educadores e, assim, reduzir a lacuna entre suas necessidades e o que é ensinado nas aulas.
O foco é oferecer um novo mundo que capacita a força de trabalho do futuro com conhecimento e know-how para experienciar as soluções e novidades, mesmo que de maneira remota. Somente ao envolver as pessoas poderemos transformar a forma como aprendem, ensinam, fazem e partilham para imaginar inovações sustentáveis.
É fundamental que professores e alunos de todo o mundo possam aproveitar as mais recentes soluções baseadas na Web em seus ambientes de sala de aula virtual para imaginar inovações sustentáveis. Somente a partir da criação de um modelo de aprendizado capaz de se ajustar continuamente à rápida transformação das indústrias é que poderemos alcançar os resultados esperados nos esforços do governo, empregadores locais, academia e fornecedores de tecnologia.
A aprendizagem híbrida e colaborativa está se tornando a nova norma na educação. Seja online ou em sala de aula, o aprendizado é sobre o envolvimento das pessoas. A aprendizagem baseada na experiência é a solução para os alunos desenvolverem ativamente suas habilidades criando projetos e colaborando ativamente com seus colegas, especialistas e mentores. É papel de todos agir para a construção dessa força de trabalho do futuro, abrindo novas possibilidades de aprendizagem contínua e em constante evolução para promover a empregabilidade, o crescimento social e a capacidade de Transformação Digital na indústria.
Por Alejandro Chocolat, diretor Geral da Dassault Systèmes para a América Latina.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo