book_icon

Intel anuncia o lançamento das ferramentas oneAPI 2023

Elas suportam os próximos processadores escaláveis ​​Intel Xeon de 4ª geração, Intel Xeon CPU Max Series e Intel Data Center GPUs, incluindo Flex Series e o novo Max Series

Intel anuncia o lançamento das ferramentas oneAPI 2023

A Intel anunciou nesta sexta-feira (16/12) o lançamento das ferramentas Intel oneAPI 2023, disponíveis no Intel Developer Cloud e implementadas por meio de canais de distribuição regulares. As novas ferramentas oneAPI 2023 suportam os próximos processadores escaláveis ​​Intel Xeon de 4ª geração, Intel Xeon CPU Max Series e Intel Data Center GPUs, incluindo Flex Series e o novo Max Series.

As ferramentas oferecem melhorias de desempenho e produtividade e também adicionam suporte para novos plug-ins Codeplay, que tornam mais fácil do que nunca para os desenvolvedores escrever código SYCL para arquiteturas de GPU não Intel. Essas ferramentas baseadas em padrões oferecem opções de hardware e facilidade no desenvolvimento de aplicativos de alto desempenho executados em sistemas multiarquitetura.

As ferramentas permitem que os desenvolvedores atendam rapidamente aos objetivos de desempenho e economizem tempo usando uma única base de código

“Estamos vendo resultados iniciais encorajadores de desempenho de aplicativos em nossos sistemas de desenvolvimento usando os aceleradores de GPU Intel Max Series – aplicativos criados com os compiladores e bibliotecas oneAPI da Intel. Para ciência computacional de classe de liderança, valorizamos os benefícios da portabilidade de código de padrões de programação de vários fornecedores e arquiteturas, como SYCL e estruturas Python AI, como PyTorch, aceleradas por bibliotecas Intel. Esperamos ansiosamente pelas primeiras descobertas científicas em escala exa a partir dessas tecnologias no sistema Aurora no próximo ano”, disse Timothy Williams, vice-diretor da Argonne Computational Science Division

As novas ferramentas de desenvolvedor 2023 da Intel incluem um conjunto abrangente dos compiladores e bibliotecas mais recentes, ferramentas de análise e portabilidade e estruturas otimizadas de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina para criar aplicativos multiarquitetura de alto desempenho para CPUs, GPUs e FPGAs, alimentado por oneAPI. As ferramentas permitem que os desenvolvedores atendam rapidamente aos objetivos de desempenho e economizem tempo usando uma única base de código, permitindo mais tempo para inovação.

Este lançamento de ferramentas oneAPI ajuda os desenvolvedores a aproveitar os recursos avançados dos seguintes hardwares Intel:

– Processadores Intel Xeon Scalable e Xeon Série Max da 4ª geração com Intel Advanced Matrix Extensions (Intel AMX), Intel Quick Assist Technology (Intel QAT), Intel AVX-512, bfloat16 e mais.

– GPUs Intel Data Center, incluindo Flex Series com codificador AV1 baseado em hardware e GPUs Max Series com flexibilidade de tipo de dados, Intel X e Matrix Extensions (Intel XMX), mecanismo vetorial, Intel X e Link e outros recursos.

A inferência de aprendizagem profunda MLPerf DeepCAM e o desempenho de treinamento com Xeon Max CPU mostraram um ganho de desempenho de 3,6x sobre Nvidia em 2,4 e AMD como linha de base 1.0 usando Intel AMX habilitado pela biblioteca de rede neural profunda oneAPI Intel (oneDNN).

Serviço
www.intel.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.