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Relatório da Accenture mostra como melhorar metas de sustentabilidade

Modelo de dados que mapeia relacionamentos entre indústrias e países oferece melhor visibilidade em redes complexas de cadeias de suprimentos

Relatório da Accenture mostra como melhorar metas de sustentabilidade

As empresas precisam de visibilidade total em sua base de fornecedores para fazer um progresso significativo nas metas líquidas zero até 2050. No entanto, essa visibilidade é desafiada pelo fato de que quase dois terços das emissões upstream do Escopo 3 em suas cadeias de suprimentos vêm de fornecedores com os quais as empresas não lidam diretamente, de acordo com o novo relatório “Thought you knew the Scope 3 issues in your supply chain? Think again”, da Accenture.

O relatório examina “pontos quentes” intensivos em carbono nas cadeias de suprimentos em todos os níveis de fornecedores, identificando onde as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são significativamente mais altas e potencialmente mais difíceis de reduzir. Para o relatório, a Accenture desenvolveu um modelo de dados que usa dados comerciais e de emissões em nível de indústria e país para calcular a contribuição do Escopo 3 de fornecedores para seus clientes e criar uma imagem precisa da localização e tamanho das emissões de GEE upstream.

Nossa pesquisa recente mostra que apenas 7% das empresas estão a caminho de alcançar seus compromissos líquidos zero, revelando que para os outros 93% das empresas, a hora de agir é agora

“As emissões do Escopo 3 são difíceis de rastrear nas complexas cadeias de suprimentos atuais. Muitas grandes empresas nem mesmo conhecem os fornecedores além do Nível 1, muito menos têm qualquer tipo de influência ou controle sobre eles ou suas práticas de sustentabilidade, e é por isso que vimos pouco progresso nas reduções até o momento”, disse Kris Timmermans, gerente de Suprimentos da Accenture.. “Armadas com o conhecimento de onde estão suas emissões, as empresas podem fazer o que é realmente importante – comprometer-se a agir e colaborar com toda a base de fornecedores e todas as partes interessadas, em direção a um futuro mais sustentável”, comentou.

O modelo que a Accenture criou pode mostrar as emissões upstream por país, setor e nível de fornecedor – por exemplo, na fabricação de automóveis alemã, revelando além dos fornecedores conhecidos na Alemanha e na China, aqueles enterrados mais profundamente nas redes de fornecimento de outros países, como Polônia e África do Sul. O modelo também compara as emissões upstream do Escopo 3 com as do Escopo 1, encontrando ampla variação entre os setores – por exemplo, as emissões upstream do Scope 3 do setor de alta tecnologia são 28 vezes maiores que as emissões do Escopo 1, em comparação com o setor de serviços públicos, onde o upstream do Escopo 3 é apenas um quinto do tamanho de suas emissões de Escopo 1.

A análise da Accenture revela que, na maioria dos casos, se as emissões a montante são uma parcela significativa das emissões totais de uma empresa, elas tendem a ocorrer mais profundamente na rede de fornecedores. Por exemplo, as emissões de escopo 3 upstream para a indústria aeroespacial e de defesa são muitas vezes maiores do que as emissões de escopo 1 e 2, e essas emissões upstream estão enterradas profundamente em sua rede de fornecedores upstream – apenas 20% de suas emissões vêm de seu Tier 1 fornecedores.

“Nossa pesquisa recente mostra que apenas 7% das empresas estão a caminho de alcançar seus compromissos líquidos zero, revelando que para os outros 93% das empresas, a hora de agir é agora”, disse Peter Lacy, líder de Serviços de Sustentabilidade da Accenture. “Mesmo em meio à volatilidade econômica, as ambições em torno da sustentabilidade estão aumentando, mas aproveitar a inteligência do carbono é uma peça importante do quebra-cabeça para converter essas ambições em ação e impacto. Os líderes de amanhã estão colaborando hoje para permitir a circularidade e aumentar os resultados sustentáveis ​​em toda a cadeia de valor”, afirmou.

Recomendações

Com maior visibilidade das emissões upstream do Escopo 3 e inteligência de carbono incorporada ao negócio principal, as empresas podem tomar decisões mais bem informadas sobre como e onde alocar recursos; garantir compras responsáveis ​​em toda a organização para gerar reduções significativas; e descubra um valor empresarial mais amplo criando redes de cadeia de suprimentos mais eficientes, resilientes, econômicas e centradas no cliente. O relatório recomenda cinco ações principais que todas as empresas podem tomar agora para alcançar essa visibilidade:

Conduza uma análise real de ponto quente de emissões em vários níveis para definir metas e conduzir as ações corretas: os insights de tal análise fornecem a base para um plano de ação para abordar as áreas de impacto mais significativo.

Incorporar a sustentabilidade no planejamento da categoria e na seleção de fornecedores: dependendo das áreas de pontos críticos identificadas, uma empresa pode personalizar os planos de categoria, incluindo estratégias de redução de emissões, para abordar os pontos críticos conforme apropriado.

Integre as emissões na torre de controle da cadeia de suprimentos e implemente um gêmeo digital: torres de controle que centralizam a visibilidade e a tomada de decisões e orientam as ações com benefícios de curto e longo prazo, combinadas com um gêmeo digital da cadeia de suprimentos, geram a visibilidade de ponta a ponta necessária para otimizar as redes da cadeia de suprimentos em serviços, custos, qualidade e sustentabilidade — em tempo real.

Apoiar os fornecedores em seus esforços contínuos de descarbonização: a segmentação da base de fornecedores pode ajudar as empresas a adaptar seus programas de engajamento adequadamente, desde que também melhorem a qualidade dos dados do fornecedor.

Colaboração entre setores, com colegas, fornecedores e parceiros do ecossistema para acelerar a descarbonização em escala: uma solução de plataforma inteligente para agregar dados de várias partes e fazer recomendações sobre as etapas mais eficazes para a descarbonização é fundamental.

Serviço
www.accenture.com

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