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Vendas de smartphones cresceram 10% no primeiro trimestre, diz Canalys

O aumento foi impulsionado principalmente por fornecedores introduzindo portfólios atualizados e estabilização macroeconômica em economias emergentes

Vendas de smartphones cresceram 10% no primeiro trimestre, diz Canalys

De acordo com a pesquisa da Canalys, o mercado mundial de smartphones experimentou um crescimento de 10% ano a ano no 1º trimestre de 2024, atingindo 296,2 milhões de unidades. O mercado teve um desempenho melhor do que o esperado, atingindo um crescimento de dois dígitos após dez trimestres difíceis. O aumento foi impulsionado principalmente por fornecedores introduzindo portfólios atualizados e estabilização macroeconômica em economias emergentes.

A Samsung recuperou a posição de liderança, enviando 60 milhões de unidades, impulsionada por atualizações de sua série A e ofertas premium iniciais. A Apple caiu para o segundo lugar, vendendo 48,7 milhões de unidades, enquanto experimentava uma queda de dois dígitos em meio a ventos contrários em seus principais mercados. A Xiaomi manteve o terceiro lugar com 40,7 milhões de remessas e uma quota de mercado de 14%. A Transsion e a Oppo completaram o top cinco, com 28,6 milhões e 25,0 milhões de unidades, respetivamente, garantindo 10% e 8% de quota de mercado.

A evolução das soluções de IA no dispositivo para smartphones depende fortemente de alianças estratégicas entre marcas, provedores de chipsets e empresas de software

“O lançamento do S24 da Samsung reflete um momento crucial em sua estratégia de IA e premium, com o potencial de remodelar a indústria”, comentou Sanyam Chaurasia, analista sênior da Canalys. “Em comparação com o lançamento do S23 do ano passado, a Samsung lançou o Galaxy S24 um mês antes e vendeu 13,5 milhões de unidades, um crescimento de 35% ano a ano em relação ao seu antecessor no 1º trimestre. O fator de atração do Galaxy AI, a grande escala de pontos de varejo elevando a experiência do cliente e uma melhor estratégia de time-to-market, impulsionaram o forte desempenho do Galaxy S24. Além de fortalecer o posicionamento premium da Samsung, também sinaliza uma mudança mais ampla na indústria de smartphones em direção à inovação impulsionada por IA. A Samsung buscará alavancar seu impulso inicial criando propostas de valor atraentes para os usuários com o Galaxy AI, solidificando a competitividade premium e fomentando a aderência da marca”, observou.

“As marcas do mercado de massa estão surfando na onda de recuperação dos mercados emergentes, enquanto estocam componentes com cautela”, comentou Runar Bjørhovde, analista da Canalys. “Com melhores condições de estoque no início de 2024, essas marcas impulsionaram fortes desempenhos com suas atualizações de portfólio. Fornecedores como Xiaomi e Transsion experimentaram um crescimento robusto ano a ano de 33% e 86%, respectivamente, impulsionado por fortes remessas de seus modelos mais recentes para os mercados do Oriente Médio, África e América Latina. Notavelmente, além da estabilização em curso nos mercados emergentes, essas marcas estão aumentando a produção e estocando matérias-primas em antecipação a novos aumentos nos custos da lista de materiais (BoM). Essas marcas monitorarão de perto a situação da demanda e procurarão transferir custos crescentes para os consumidores, resultando em ASPs gerais mais altos”, comentou.

“Em 2024, os fornecedores manterão uma postura cautelosa, com foco no compartilhamento de carteiras, gestão de estoque e otimização da cadeia de suprimentos. Enquanto isso, explorar caminhos para comercializar a onda de IA generativa continua sendo fundamental para todos os participantes dentro do ecossistema de dispositivos”, disse Chaurasia. “A evolução das soluções de IA no dispositivo para smartphones depende fortemente de alianças estratégicas entre marcas, provedores de chipsets e empresas de software. Os fornecedores buscarão colaboração aberta com líderes do setor para trazer soluções de IA exclusivas e personalizadas para os usuários finais. A longo prazo, os fornecedores buscarão trazer esses recursos de IA para faixas de preço intermediárias para adicionar mais usuários aos seus ecossistemas nativos de IA. Além disso, a expansão do ecossistema por meio da integração entre dispositivos e parcerias estratégicas aumenta o potencial de receita, destacando o profundo impacto da IA no dispositivo nas experiências do usuário e na lucratividade da marca”, finalizou.

 

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