book_icon

Tecnologia pode ser solução para reter talentos e driblar falta de profissionais em TI

 Em cinco anos, 800 mil novas oportunidades de emprego serão criadas na área de TI. Destas, apenas 268 mil vagas serão preenchidas devido à falta de profissionais qualificados no mercado. Conseguir identificar e gerir talentos que já fazem parte do quadro de colaboradores através de soluções que permitem aos gestores uma tomada de decisão mais assertiva para retê-los é alternativa

Tecnologia pode ser solução para reter talentos e driblar falta de profissionais em TI

Há vagas, mas faltam profissionais qualificados. Esta é a principal adversidade enfrentada pelo setor de tecnologia quando o assunto é mercado de trabalho. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, 800 mil novas oportunidades serão criadas em cinco anos na área de TI. Contudo, apenas 268 mil vagas serão ocupadas.

Com o novo protagonismo de desenvolvedores, cientistas de dados e engenheiros de software, empresas correm maratonas para encontrar mão de obra hábil e soluções para retê-los. Isso porque a alta demanda permite que estes profissionais escolham onde vão trabalhar, levando em consideração principalmente a remuneração e benefícios. A boa notícia é que soluções de gestão automatizada, permitem identificar os verdadeiros talentos da empresa e, assim, tomar decisões de forma mais assertiva.

Pelo aplicativo, o colaborador consegue visualizar todas as opções definidas e ofertadas pela sua empresa

Manter profissionais qualificados e motivados no quadro de colaboradores é um dos grandes desafios das empresas atualmente. Para isso, algumas ferramentas que envolvem soluções de gestão ajudam a evitar a rotatividade de pessoas e recrutamento pela concorrência, principalmente na área de TI.

“A competição para encontrar e reter bons profissionais de TI é cada vez maior. E, muitas vezes, o que determina a permanência de um talento é o salário. Ter a tecnologia como aliada para uma gestão de remuneração eficiente garante resoluções justas com base em análises de informações relevantes e estruturadas por meio de equilíbrio interno, no que diz respeito à hierarquia de cargos, e no equilíbrio externo, quando falamos de mercado”, comenta Jéssica Ariane, líder de Produto HCM na Senior Sistemas, empresa de tecnologias para gestão empresarial.

Com as soluções voltadas à gestão de remuneração, gestores têm maior liberdade e segurança nas tomadas de decisões, que são baseadas em dados, além de agilidade nas aprovações de propostas salariais, em casos em que é preciso agir rapidamente, ou mesmo aumentando a produtividade para se adiantar a possíveis movimentações.

Benefícios flexíveis

Jéssica Ariane, líder de Produto na Senior Sistemas

“Passamos também por uma grande mudança comportamental na exigência dos colaboradores e os benefícios flexíveis estão se tornando essenciais para conquistar e reter talentos”, diz Jéssica.

Segundo uma pesquisa da Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, 93% das pessoas entrevistadas disseram que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades. Dados da mesma pesquisa apontam que 63% das empresas entrevistas afirmam que oferecer esse tipo de vantagem é crucial para a atração e retenção de talentos.

Existem ferramentas a exemplo o Wiipo Flex, cartão de benefícios flexíveis da Wiipo, fintech do Grupo Senior Sistemas, que é possível incluir benefícios padrões, como alimentação e refeição, além de outras “bolsos de benefícios”, como mobilidade, educação, saúde, cultura e lazer. Pelo aplicativo, o colaborador consegue visualizar todas as opções definidas e ofertadas pela sua empresa.

Plano de desenvolvimento individual
Oferecer planos de carreira também é uma das estratégias que retém talentos. Dessa forma, há um ganha-ganha: empresa se beneficia por continuar com um bom colaborador, mesmo que em outra área; e o profissional tem a oportunidade de crescimento em um ambiente que já está inserido.

“Para isso, as ferramentas automatizadas também podem ser grandes facilitadoras. Com elas é possível definir, executar e acompanhar planos de desenvolvimento individuais para sistematizar ações para que os colaboradores conquistem objetivos profissionais dentro da empresa. De forma resumida, é possível criar um roteiro para que aquele colaborador saia de onde está e chegue aonde gostaria de estar”, explica a líder de Produto HCM na Senior Sistemas.

 Serviço
www.senior.com.br/solucoes/gestao-de-pessoas-hcm

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento