book_icon

Investir em ações ESG aumenta o lucro, constata relatório da Infosys

O estudo ESG Redefined: From Compliance to Value Creation revelou que quase todos os executivos (90%) disseram que seus gastos com ESG levaram a retornos financeiros

Investir em ações ESG aumenta o lucro, constata relatório da Infosys

O aumento do investimento em ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) está diretamente relacionado a maiores lucros, de acordo com uma nova pesquisa do Infosys Knowledge Institute, o braço de pesquisa da Infosys, empresa global de consultoria e serviços digitais. O relatório identificou ações que as empresas devem adotar agora para atingir as metas ESG e gerar retorno financeiro por meio de iniciativas de sustentabilidade.

O relatório ESG Redefined: From Compliance to Value Creation, revela que quase todos os executivos (90%) disseram que seus gastos com ESG levaram a retornos financeiros moderados ou significativos. A maioria dos entrevistados (66%) experimentou retornos ESG em três anos. O relatório reconhece que, apesar do vínculo claro do ESG com o crescimento do lucro, os orçamentos provavelmente serão um obstáculo na economia atual. Isso é preocupante, pois as empresas precisam de mais recursos financeiros e mudanças no modelo operacional para atingir as metas ESG e sustentar o crescimento do lucro.

O relatório constatou que um aumento de 10 pontos percentuais nos gastos ESG se correlaciona com um aumento de 1 ponto percentual no crescimento do lucro.

“Não há nada de novo na ideia de que você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro. No entanto, embora 90% dos entrevistados em nosso estudo digam que ESG dá ROI, ainda há um atraso na aplicação da estratégia para ESG como é feito para outras partes de seus negócios. As empresas devem mudar de visão para reconhecer o ESG como um criador de valor para colher os benefícios financeiros dos investimentos ESG e alcançar o máximo impacto na criação de um mundo melhor e mais sustentável”, disse Mohit Joshi, presidente da Infosys

O alinhamento e a execução da estratégia permitirão que as empresas acelerem suas iniciativas ESG com maior retorno. O Infosys Knowledge Institute revelou vários insights para orientar as empresas a acelerarem as recompensas financeiras do ESG:

O ESG é um gerador de dinheiro comprovado: o relatório constatou que um aumento de 10 pontos percentuais nos gastos ESG se correlaciona com um aumento de 1 ponto percentual no crescimento do lucro. Uma empresa que atualmente gasta 5% de seu orçamento em ESG pode esperar um aumento de lucro de um ponto percentual se alinhar o orçamento operacional ou de capital para aumentar a parcela de gastos ESG para 15%.

Negligenciar o ‘S’ e o ‘G’ em ESG reduz a lucratividade: muitas empresas concentram esforços ESG no segmento ambiental com compromissos de neutralidade de carbono, zero líquido e redução de emissões de gases de efeito estufa. No entanto, também existem oportunidades para melhorar os resultados financeiros por meio de iniciativas sociais e de governança. Os dados da pesquisa mostram que as iniciativas sociais, como a diversidade do conselho, se correlacionam com a melhoria da lucratividade.

A estratégia de liderança ESG se correlaciona com um aumento de 2 pontos percentuais no lucro e no crescimento da receita: as empresas têm melhor desempenho financeiro quando há um diretor de Diversidade (CDO), diretor de Sustentabilidade (CSO), comitê ESG no conselho e também quando o CSO libera despesas de capital para iniciativas ESG. No entanto, apenas cerca de um quarto (27%) dos entrevistados dizem que sua empresa possui todos os quatro componentes. A análise dos dados da pesquisa também descobriu que o C-suite e os altos executivos foram as áreas mais negligenciadas para mudanças ESG. Apenas 19% dos entrevistados dizem que sua empresa vincula a remuneração dos executivos às metas ESG, e apenas 30% dizem que suas empresas atribuem a responsabilidade pelo ESG ao C-suite.

A transparência da cadeia de suprimentos é importante: a pesquisa descobriu que quase todas as empresas estão interessadas em alinhar suas metas ESG com sua cadeia de suprimentos, especialmente porque espera-se que mais empresas respondam por suas emissões de gases de efeito estufa de escopo 3. No entanto, menos de um terço compartilha as expectativas ou requisitos ESG para fornecedores. Apenas 16% dizem que renegociam contratos com base em dados ESG da cadeia de suprimentos – indicando uma necessidade clara de mais liderança na cadeia de suprimentos e incentivos para compartilhar dados ESG, seja atendendo a novos requisitos de contrato ou tornando-se mais atraentes para outros em A cadeia de suprimentos.

Serviço
www.infosys.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.