As remessas mundiais de periféricos de impressão diminuíram 11,7% ano após ano, para 19,5 milhões de unidades no segundo trimestre de 2023 (2T23). O valor das remessas também contraiu 0,9% ano após ano durante o trimestre, para US$ 9,5 bilhões, de acordo com novos dados do Worldwide Quarterly Hardcopy Peripherals Tracker da International Data Corporation (IDC ).
De acordo com o estudo, o declínio tanto em unidades como em valor foi causado pelo atendimento à demanda reprimida e pelo excesso de estoques dos trimestres anteriores. A fraca procura dos consumidores continua a atormentar o mercado global, com vendas reduzidas e perspectivas econômicas pessimistas.
Os três maiores mercados regionais – China, Estados Unidos e Europa Ocidental – registaram quedas ano após ano no 2T23, impulsionadas pela diminuição da procura por impressoras A4 nos segmentos comercial e de consumo. No curto prazo, prevê-se que a procura do segmento não comercial permaneça baixa, enquanto a procura comercial deverá permanecer forte, especialmente para impressoras A3.
No ranking dos fabricantes no período, a HP encabeça a lista, com 6,7 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre, uma queda de 22,2% em comparação ao mesmo período do ano passado (8,7 milhões de unidades). A Canon ficou na segunda posição com pouco mais de 4 milhões de equipamentos vendidos, uma queda de 7,7%. A Epson aparece na terceira colocação, com3,6 milhões de impressoras vendidas, contra 3,9 milhões no mesmoperíodo de 2022, representando uma queda de 4,8%.
Brother (2 milhões) e Pantum (565 mil) foram os únicos dois fornecedores entre os cinco primeiros a apresentar resultados positivos no 2T23, com crescimento de vendas de 9,6% e 14,6%, respectivamente. Os factores que contribuíram incluíram os seus esforços bem sucedidos na restauração do sector comercial, onde os seus modelos de faixas de preços mais baixos tiveram alguma força entre as pequenas e médias empresas.
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