book_icon

Viavi e VMware anunciam Testbed as a Service para teste de RAN Intelligent Controller

O RIC é um componente nativo da Nuvem central de uma rede RAN aberta e virtualizada que permite a otimização dos recursos RAN por meio de processamento analítico e recomendações de adaptação

Viavi e VMware anunciam Testbed as a Service para teste de RAN Intelligent Controller

A Viavi Solutions anuncia que assinou um acordo de parceria com a VMware para entregar estruturas e métricas padronizadas para testes de RAN Intelligent Controller (RIC). Esta plataforma de Testbed as a Service (teste como serviço) permitirá que as operadoras móveis introduzam ações para programação em RAN e ajudem a acelerar a adoção do Open RAN.

O RIC é um componente nativo da Nuvem central de uma rede RAN aberta e virtualizada que permite a otimização dos recursos RAN por meio de processamento analítico e recomendações de adaptação. O RIC aproveita xApps e rApps nativos e de terceiros – aplicativos baseados em microsserviços operando em tempo quase real (near-RT) e não em tempo real (non-RT), respectivamente – para permitir que as operadoras automatizem e otimizem Operações de RAN em escala para reduzir o custo total de propriedade da operadora e introduzir novos serviços inovadores.

O RIC é um componente nativo da Nuvem central de uma rede RAN aberta e virtualizada que permite a otimização dos recursos RAN por meio de processamento analítico e recomendações de adaptação 

A VMware está focada em atrair e colaborar com um forte ecossistema de parceiros para ajudar seus clientes operadoras a adotarem o Open RAN com total confiança. A Viavi possui o portfólio mais abrangente de soluções de teste de Open RAN do setor e desempenha um papel de liderança na definição de processos de teste na O-RAN Alliance e no Telecom Infra Project (TIP).

As duas empresas trabalharão juntas para demonstrar a conformidade com os requisitos relacionados ao RIC, auxiliando os CSPs na validação da solução no laboratório e no dimensionamento da solução para produção. O teste Viavi TeraVM RIC e o VMware RIC formarão um Testbed as a Service para testar, criar perfis e validar xApps e rApps de terceiros. Além da estrutura, as duas empresas trabalharão juntas para gerar consenso no setor em torno da metodologia de teste e das métricas de desempenho. Com casos de teste pré-criados e um método de teste padronizado para RIC e xApp/rApp, os operadores podem reduzir o tempo necessário para validar a solução em seu laboratório, permitindo que possam migrar para um ambiente de produção mais rapidamente.

“O Open RAN, por definição, depende de uma forte colaboração para impulsionar a inovação, e essa é uma maneira perfeita de enxergar essa parceria entre líderes em seus respectivos campos”, lembra Ian Langley, vice-presidente sênior e gerente geral de Wireless da Viavi. “O RIC representa uma grande oportunidade para o setor: a aplicação de técnicas de IA/ML permite que as operadoras simplifiquem o gerenciamento de configurações 5G complexas e otimizem dinamicamente a rede para atender a novos casos de uso, eficiência energética e mudanças nos padrões de tráfego”.

“Estamos empolgados em trabalhar com a Viavi para ajudar a indústria a acelerar a adoção do Open RAN”, afirma Lakshmi Mandyam, vice-presidente de Service Provider Product Management e Partner Ecosystem, VMware. “Nossas empresas compartilham uma visão do que será necessário para enfrentar os desafios que impedem sua adoção, simplificando o caminho para os CSPs testarem, criarem perfis e certificarem xApps e rApps de terceiros por meio de uma estrutura comum. A liderança da Viavi em testes Open RAN e a liderança da VMware em RIC fazem desta uma colaboração ideal”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.