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Google Cloud anuncia produtos de telecomunicações no MWC 2023

As ofertas Telecom Network Automation, Telecom Data Fabric e Telecom Subscriber Insights, oferecerão aos CSPs uma solução de Nuvem unificada para ajuda a construir, implementar e operar redes híbridas

Google Cloud anuncia produtos de telecomunicações no MWC 2023

O Google Cloud anunciou nesta segunda-feira (27/2), no MWC 2023 em Barcelona, o maior evento do setor de telecomunicações, três novos produtos de telecomunicações para ajudar os provedores de serviços de comunicação (CSPs) a transformarem digitalmente suas redes com soluções híbridas baseadas em Nuvem e desbloqueie novas oportunidades de receita.

Os novos produtos de telecomunicações, Telecom Network Automation, Telecom Data Fabric e Telecom Subscriber Insights, oferecerão aos CSPs uma solução de Nuvem unificada que os ajuda a construir, implementar e operar suas redes híbridas nativas de Nuvem, coletar e gerenciar dados de rede e melhorar as experiências do cliente por meio de Inteligência Artificial (IA) e análises.

Com os custos crescentes das operações de rede e aquisição de assinantes, os CSPs estão procurando novos caminhos para gerar receita, aumentar o valor da vida útil do cliente e reduzir os custos de aquisição

Além disso, o Google Cloud oferece aos CSPs a capacidade de implementar verdadeiras redes nativas da Nuvem em um ambiente de Nuvem híbrida. Com uma atualização para o Google Distributed Cloud Edge (GDC Edge), os CSPs agora podem levar a infraestrutura do Google Cloud para a Borda mais distante de suas redes de acesso por rádio (RANs), além de suas redes principais 5G. As empresas também poderão executar suas funções de rede em qualquer região do Google Cloud no Google Kubernetes Engine (GKE) com a introdução do Network Function Optimizer for GKE.

“Para ter sucesso em um mundo conectado, os provedores de serviços de comunicação estão sob enorme pressão para construir e gerenciar redes de próxima geração contra o aumento das despesas operacionais e de capital”, disse Thomas Kurian , CEO do Google Cloud. “Ao aplicar os princípios nativos da Nuvem às arquiteturas de rede e acelerar o crescimento de assinantes por meio de uma fonte holística de gerenciamento de dados, os CSPs têm a oportunidade de preencher a lacuna entre a conectividade de hoje e a conectividade do futuro”, afirmou.

Automatize as implementações de rede e Borda

Até o final de 2023, mais de 70% dos CSPs terão adotado funções de rede nativas da Nuvem, essenciais para acelerar a modernização da rede, simplificar operações, aliviar problemas de interoperabilidade e reduzir custos. No entanto, embora a automação seja a chave para liberar os benefícios das redes nativas da Nuvem, a aplicação de práticas de automação herdadas ou o uso de tecnologias de Nuvem corporativa em escala de rede podem não fornecer os resultados desejados. Para obter eficiência e flexibilidade, os CSPs precisam adotar uma nova abordagem.

Agora disponível em visualização privada globalmente, o Telecom Network Automation acelera as implementações de rede e Borda, aproveitando as ferramentas de automação nativas da Nuvem com base em Kubernetes e os aprendizados do setor do Nephio, um projeto de código aberto que o Google Cloud fundou em 2022 em parceria com a The Linux Foundation. Telecom Network Automation é a versão em Nuvem gerenciada do Nephio, que ajuda a melhorar o tempo de lançamento no mercado, interoperabilidade de vários fornecedores, reduzir configurações propensas a erros e reduzir custos operacionais.

A Bell Canada aproveitou uma versão antecipada do Telecom Network Automation para automatizar sua implementação do Google Distributed Cloud Edge, uma iniciativa anunciada pela primeira vez em 2022 para reimaginar sua rede principal 5G para suportar a escala e a eficiência necessárias para aplicativos habilitados para 5G.

” A Bell Canada está comprometida em construir as melhores redes que atendam às demandas de 5G e além”, disse Petri Lyytikainen, vice-presidente de Arquitetura Corporativa e Núcleo Inteligente da Bell Canada . “Nossa parceria com o Google Cloud avança em nosso objetivo de automatizar totalmente nossa implementação de núcleo 5G híbrido com funções de controle sobre o Google Kubernetes (GKE) e o Google Distributed Cloud Edge”, contou.

Simplifique a coleta, correlação e exposição de dados de rede

As redes de telecomunicações fornecem uma riqueza de dados que os CSPs podem usar para otimizar suas implementações de rede, melhorar a confiabilidade e as operações. No entanto, hoje os CSPs estão gastando a maior parte de seus esforços na implementação e manutenção de infraestrutura legada e gerenciamento de dados, limitando sua capacidade de capitalizar e colocar rapidamente em uso seus principais ativos de dados.

Agora disponível em visualização privada globalmente, o Telecom Data Fabric ajuda os CSPs a obter insights rapidamente de seus dados. O produto simplifica a coleta, normalização e correlação de dados por meio de uma estrutura de adaptador. Para melhor reutilização, os dados são expostos por meio de modelos de dados unificados, aproveitando a arquitetura de malha de dados BigQuery e DataPlex, que atende às necessidades dos CSPs de governança e soberania de dados. Além disso, o Telecom Data Fabric, juntamente com a Vertex AI, permite que desenvolvedores de CSPs e ISVs criem aplicativos analíticos de IA e ML que dão suporte a operações de rede entre domínios, eficiência energética, experiências de assinantes e monetização.

Acelere o crescimento, engajamento e retenção de assinantes

Com os custos crescentes das operações de rede e aquisição de assinantes, os CSPs estão procurando novos caminhos para gerar receita, aumentar o valor da vida útil do cliente e reduzir os custos de aquisição. Com a transição acelerada de um ambiente físico para um digital, os CSPs precisam investir em tecnologias que criem experiências de assinante personalizadas e contextualizadas.

Agora disponível em visualização privada globalmente, o Telecom Subscriber Insights é um produto com tecnologia de IA que ajuda os CSPs a extrair informações usando suas próprias fontes de dados existentes de maneira segura para a privacidade. O produto ingere e analisa dados com modelos de IA para fornecer ações recomendadas e ajuda os CSPs a interagir com seus assinantes em vários canais. O resultado é que os CSPs podem entender melhor o comportamento do assinante, fazer cross-sell e upsell, gerenciar rotatividade e adquirir novos clientes com mais eficiência.

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