book_icon

Samsung, Vodafone e AMD desenvolvem tecnologia Open RAN

As três empresas demonstraram com sucesso uma chamada de ponta a ponta com os mais recentes processadores AMD no laboratório da Samsung na Coreia do Sul

Samsung, Vodafone e AMD desenvolvem tecnologia Open RAN

A Samsung Electronics e a operadora Vodafone, em colaboração com a AMD, anunciaram que as três empresas demonstraram com sucesso uma chamada de ponta a ponta com os mais recentes processadores AMD que permitem a tecnologia Open RAN (O-RAN), uma novidade para a indústria. Esta conquista conjunta representa a liderança técnica das empresas no enriquecimento do ecossistema Open RAN em toda a indústria.

Realizada no laboratório de P&D da Samsung na Coreia do Sul, a primeira chamada foi concluída usando o versátil software RAN virtualizado (vRAN) da Samsung, compatível com O-RAN, alimentado por processadores AMD Epyc Série 8004 nos servidores Telco/Edge da Supermicro, suportado pela plataforma Wind River Studio Container-as-a-Service (CaaS). Esta demonstração teve como objetivo verificar o desempenho otimizado, a eficiência energética e a interoperabilidade entre as soluções dos parceiros.

As empresas demonstrarão seu resultado de teste superior a 1 Gbps de taxa de transferência para multi UE em configuração multicélula no MWC 2024, evento que acontece de 26 a 29/2 em Barcelona, na Espanha

A demonstração conjunta representa o compromisso contínuo da Samsung e da Vodafone em reforçar sua posição no mercado Open RAN e expandir seu ecossistema com parceiros líderes do setor. Esse ecossistema O-RAN mais amplo e crescente ajuda as operadoras a construir e modernizar redes móveis com maior flexibilidade, tempo de lançamento no mercado (TTM) mais rápido e desempenho incomparável.

“O Open RAN representa a próxima grande transformação no avanço das redes móveis para o futuro. Alcançar este marco com os principais parceiros da indústria, como Samsung e AMD, mostra a dedicação da Vodafone em cumprir a promessa de inovação Open RAN”, disse Nadia Benabdallah, diretora de Estratégia e Engenharia de Rede do Vodafone Group. “A Vodafone procura continuamente inovar a sua rede, explorando o potencial e a diversidade do ecossistema”, completou.

“Este esforço coletivo é um marco fundamental para a indústria de redes móveis para impulsionar o Open RAN, abraçando vários provedores em todas as camadas da pilha de rede. A demonstração ilustra o compromisso da Samsung em oferecer todo o potencial das redes móveis”, disse June Moon, vice-presidente executiva e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de Negócios de Redes da Samsung Electronics. “A Samsung está constantemente trabalhando com outros líderes de tecnologia para oferecer às operadoras os meios para transformar suas redes e capitalizar a diversidade do ecossistema Open RAN”, afirmou.

“A indústria de telecomunicações continua a exigir novos níveis de desempenho e eficiência energética com cargas de trabalho cada vez mais complexas e metas rigorosas de eficiência”, disse Kumaran Siva, vice-presidente corporativo de Desenvolvimento Estratégico de Mercado da AMD. “As CPUs AMD Epyc Série 8004 são otimizadas para modelos modernos de implementação de Borda e vRAN para permitir a evolução atual do setor de telecomunicações em direção a redes virtualizadas abertas verdadeiramente de ponta a ponta. Estamos extremamente orgulhosos de nossa colaboração com a Samsung e a Vodafone, aproveitando nossos mais recentes processadores de Data Center para modernizar a infraestrutura de telecomunicações legada e oferecer a liderança em desempenho, eficiência e escalabilidade do Open RAN necessários para construir redes móveis altamente inovadoras”, comentou.

As empresas demonstrarão seu resultado de teste superior a 1 Gbps de taxa de transferência para multi UE em configuração multicélula no MWC 2024, evento que acontece de 26 a 29/2 em Barcelona, na Espanha.

Aposta na tecnologia

Em junho de 2021, a Samsung se tornou um parceiro estratégico para a Vodafone realizar sua visão Open RAN para modernizar redes legadas e desenvolver um forte ecossistema Open RAN. Desde então, as empresas têm expandido sua colaboração, marcando recentemente um marco de iniciar o maior lançamento de Open RAN no Reino Unido em agosto de 2023. A Samsung anunciou uma nova colaboração com a AMD também para avançar o 5G vRAN e o Open RAN virtualizado para transformação de rede.

O forte ecossistema da Samsung ilustra a sua liderança na oferta de soluções vRAN e Open RAN que são fiáveis e sustentáveis, excedendo o desempenho de nível telco. Com o objetivo de pré-teste e integração, a Samsung buscou validar suas soluções vRAN e Open RAN, para oferecer às operadoras de rede um caminho eficiente para o mercado. A Samsung provou a sua vasta experiência em redes comerciais para operadores de nível 1 na América do Norte, Europa e Ásia.

A Samsung foi pioneira na entrega bem-sucedida de soluções 5G de ponta a ponta, incluindo chipsets, rádios e núcleo. Por meio de pesquisa e desenvolvimento contínuos, a Samsung impulsiona a indústria para avançar as redes 5G com seu portfólio de produtos líder de mercado, desde vRAN 3.0, Open RAN, Core até soluções de rede privada e ferramentas de automação alimentadas por IA. Atualmente, a empresa fornece soluções de rede para operadoras móveis que fornecem conectividade para centenas de milhões de usuários em todo o mundo.

Serviço
www.samsung.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.